Blog, Redes Sociais,

Passo a passo: Como criar uma Fanpage para sua empresa

Por Letícia Maia em 25 de março de 2020
Confira o passo a passo de como criar uma fanpage de sucesso para que você torne sua marca mais conhecida e tenha mais resultados em vendas!
Leitura de 8 minutos

Em 2019, o Facebook divulgou que possuía mais de 2,3 bilhões de usuários ativos na rede social. Por isso, uma coisa é clara: independentemente de qual for o seu público-alvo, ele está no Facebook!

E para manter a sua reputação lá, é fundamental criar uma fanpage para o seu negócio.

Não, a sua empresa não precisa de um perfil, como você provavelmente tem o seu. O Facebook tem as fanpages exatamente para que os empreendedores possam conquistar seus clientes com sucesso na ferramenta!

Muitas empresas aproveitam os altos números da rede social para se tornarem conhecidas no mercado e também para comercializar seus produtos e serviços.

Segundo dados do Facebook na América Latina, em 2015 já existiam 3 milhões de fanpages apenas de pequenas empresas. No mesmo período, as vendas e anúncios das empresas via Facebook chegaram a movimentar R$10 bilhões.

Se a sua empresa ainda não é parte dessa realidade, fique tranquilo! Vamos te ajudar!

Neste artigo, entenda o passo a passo para criar uma fanpage e como usá-la para conquistar cada vez mais clientes com o Facebook!

Perfil não é fanpage

Antes de começar com as dicas, precisamos entender uma coisa muito importante:

Ter um perfil no Facebook é bem diferente de ter uma fanpage!

Essa confusão é bem comum entre as empresas que começam no Facebook. Sem uma fanpage você perde diversos benefícios que a ferramenta proporciona a partir da sua exposição no Facebook.

A diferença é a seguinte: o perfil no Facebook é ideal para pessoas físicas, a identidade de alguém na rede social. Neste perfil, o usuário divide suas informações, publica fotos pessoas, adiciona amigos, expressa sua opinião, entre outros.

Com a fanpage, isso muda! A página é o cartão de visitas de uma empresa no Facebook, e lá é possível fazer publicidade e deixar os novos, antigos e futuros clientes ainda mais próximos do seu negócio!

Além disso tudo, a fanpage permite a personalização de tudo! Então, a página fica com a cara da sua empresa, e você ainda pode criar grupos, enquetes e investir nos anúncios pagos.

Para incentivar o sucesso dos usuários das fanpages no resultados, o Facebook disponibiliza uma ferramenta gratuita, o Facebook Insights.

Nela, é possível ver dados sobre a página, comportamento dos fãs e outras métricas que ajudam nas análises da empresa!

Mas se você criou um perfil ao invés de uma fanpage, fique tranquilo! O Facebook tem uma Central de Ajuda, em que vários posts te ajudam a converter o perfil em uma página!

Como criar uma fanpage

Agora vamos ao que interessa! Para iniciar a criação de sua fanpage clique aqui!

Passo 1 – Escolha o seu tipo de página

O Facebook vai te dar a seguinte opção:

Passo 1 para criar uma Fanpage

Então, você deve escolher o que a sua empresa representa: Negócio ou marca X Comunidade ou figura pública

Passo 2 – Adicionar informações do seu negócio

Aqui você preenche informações essenciais do seu negócio, como o nome e a categoria em que se encaixa.

Passo 3 – Inserir a imagem da sua empresa

Um dos passos mais importantes é adicionar uma imagem que represente o seu negócio, ou, de preferência, o logotipo da empresa na fanpage.

O ideal é que o tamanho da foto seja 512×512, pois dessa forma terá uma boa visualização em diversos dispositivos.

Adicionar foto na Fanpage

Agora é a hora de escolher a foto de capa, a primeira imagem que o usuário vai visualizar quando acessar sua fanpage.

Assim como tudo nas redes sociais, essa imagem precisa ser escolhida estrategicamente, pois vai estar em destaque e é o que representa a ideia do seu negócio!

Por isso, listamos aqui algumas dicas para escolher a foto certa para a capa da sua página:

  • Escolha uma imagem visualmente atraente;
  • A imagem deve estar relacionada a sua marca, serviço ou mesmo um produto específico;
  • Mude sua capa quando estiver trabalhando em uma campanha e aproveite datas importantes para a sua área de atuação;
  • O vídeo é uma opção interessante para sua capa.

Feito isso, a sua fanpage está publicada e praticamente pronta para ser utilizada! Veja nos próximos passos o que ainda falta:

Passo 4 – Configurações

Configurar sua página é essencial para que os usuários vejam informações relevantes sobre o seu negócio. Para isso, é só clicar no “Sobre”, no canto esquerdo da fanpage.

Menu de uma Fanpage

É nesta área que você deve preencher sua localização, informações comerciais, contatos, e outras informações que confirmem a autoridade do seu negócio! 

Passo 5 – Personalize

Na mesma barra lateral em que você encontrou o “Sobre”, também tem opções que possibilitam a personalização de algumas abas, o que deixa sua fanpage ainda mais original!

Isso é possível graças a interação do Facebook com aplicativos como Instagram, Youtube entre outros.

Passo 6 – Crie conteúdo!

Com a sua fanpage pronta, é hora de criar conteúdo para engajar e conquistar novos públicos!

Mas se você tem dúvidas sobre como criar conteúdos que chamam a atenção, continue neste artigo que vamos te dar algumas dicas fundamentais!

Como usar a fanpage de forma estratégica

Depois de criar a sua fanpage é essencial ter conteúdos que chamem a atenção do seu público e além de tudo, que consiga engajar muito!

Para isso, é importante conhecer o seu público. Com isso, você consegue realizar testes para entender os melhores horários, temas e tipos de postagens para os usuários que acessam a sua página.

Se você não entende tão bem como se organizar pra isso, calma! Existem alguns truques que deixam esse processo mais simples até para quem nunca teve muito contato com o Marketing Digital.

Aqui na Conexorama valorizamos muito os conteúdos do Facebook, e neste vídeo, damos dicas do que é fundamental para fazer sucesso na rede!

Como organizar as postagens

Para ter sucesso na sua fanpage, é importante ter uma estratégia de marketing digital que deve ser conhecida por todo o time que cuida de redes sociais!

Mas como fazer essa organização toda?

Ter um Calendário Editorial é uma ótima ferramenta para organizar a equipe! Ele serve como um roteiro que orienta sobre diversos aspectos como data de publicação, cronogramas e pautas! Aqui na Conexorama usamos o calendário desse estilo aqui:

Calendário Editorial da Conexorama

Com ele você consegue organizar o que vai em cada dia e em cada rede social. Além de que o time inteiro consegue entender o planejamento de redes sociais!

Utilizar o calendário editorial também otimiza o processo de criação!

Ao antecipar e programar a maioria das ações, você ganha mais tempo para focar em estratégias criativas, o que aumenta ainda mais os resultados e pode até reduzir gastos com recursos.

Por isso, utilizar ferramentas e se programar, pode fazer a sua fanpage decolar com qualidade, fidelizando clientes e dando resultados!

Anunciar nas fanpages

Qualquer um que tenha um pequeno conhecimento sobre Marketing Digital, sabe que os anúncios são o combustível para acelerar resultados!

Por isso, você precisa investir em Facebook Ads na sua fanpage!

Para começar, você precisa integrar o seu site ao Facebook Analytics, para poder aproveitar tudo o que a ferramenta tem a oferecer. Com isso, é hora de começar a investir!

O Facebook Analytics fornece métricas que auxiliam diariamente nas decisões de otimização de alcance, conversões e cliques. Uma dessas métricas são as de páginas, que acompanham o crescimento da sua fanpage na rede social.

Facebook Analytics

Lá você vai entender quantas reações, compartilhamentos e comentários você recebeu na sua página! Com isso, é muito mais fácil monitorar o que tá dando certo, ou não.

Porém, mesmo com todas as dicas, é normal não alcançar resultados positivos com os anúncios no Facebook. Esse é o motivo pelo qual muitos acabam procurando uma agência especializada, buscando resultados melhores e entender por quê os anúncios não convertem.

Vale a pena ter uma fanpage?

Afinal, vale a pena ou não investir em uma página do Facebook?

Com esses rumores de declínio do Facebook, as empresas ficam cada vez mais em dúvida se realmente tem vantagens em investir tanto tempo e dinheiro nas fanpages.

Porém, como falamos ali em cima, essa rede tem cerca de 2,3 bilhões de usuários ativos. Esse dado mostra que sim, o seu público está no Facebook e você também precisa estar.

Dessa forma, é cada vez mais essencial ter uma boa presença digital e principalmente no Facebook.

Com isso, você tem a chance de entender cada vez mais seu público, saber onde ele está e produzir conteúdos ainda melhores independentemente da rede social.

Além de que estar no Facebook demonstra autoridade, o seu público sabe que você está ali pronto para atender as necessidades dele. Isso é essencial para alcançar bons resultados.

Existe ainda uma forma de comprovar que o Facebook é um caminho, um debate que já tivemos com alguns clientes que insistiam que não tinha público na rede, que é utilizar o Remarketing.

Em outras palavras, só anunciar se o público que esteve no seu site também estiver no Facebook. Não tivemos ainda nenhum caso que não tenha aparecido anúncios, o que significa na prática que o público estava usando a rede. 🙂

E aí, gostou das dicas? Depois de entender como criar e qual a importância da fanpage, o seu negócio tem tudo para fazer sucesso no Facebook! Conta aqui nos comentários o que você achou!

Ah, e aproveite para conhecer a nossa Fanpage e o nosso Grupo “Tudo Sobre Inbound Marketing” no Facebook.

*Artigo produzido em co-autoria com Shymenne Siqueira

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Letícia Maia
Últimos posts por Letícia Maia (exibir todos)