Blog, Google Analytics,

Conversões assistidas: o que são e por que acompanhar?

Por André Ramos em 14 de junho de 2019
Leitura de 4 minutos
Avalie este artigo:

As conversões assistidas no Google Analytics são exponencialmente relevantes para qualquer análise profunda do funil de conversões. Como você sabe, o eixo central do Google Analytics é analisar os passos dos visitantes no seu website, certo?

Com o avanço dos rastreamentos foi possível também identificar a origem dos visitantes e também “persegui-los” por outros websites da rede de parceiros do Google, graças aos cookies – pacote de dados que armazenam informações do usuário.

Quando aplicamos o poder da análise do Google Analytics com a metodologia do Inbound Marketing, o seu site acaba recebendo um “aporte” de várias iscas digitais (call to actions, formulários e pop-ups). Toda a estratégia de marketing digital é montada para gerar uma conversão. Nesse caminho até a conversão, o visitante pode consumir diferentes conteúdos, passar por diferentes links.

Por isso, no artigo de hoje, dando continuidade a esse debate que tivemos no nosso artigo sobre o Funil Multicanal do Google Analytics, vamos em frente nessa problemática de identificar quais interações intermediárias até a conversão final que a ferramenta de “conversões assistidas do Google Analytics” se enquadra. Acompanhe!

Exemplo Prático de Conversão Assistida

Vamos  supor que você mantém uma loja virtual de livros em conjunto com um blog temático onde você escreve reviews.

Fazendo pesquisas no Google, um visitante encontra um review de um livro de gastronomia no seu blog. Após ler o conteúdo, o visitante sai do seu site e vai procurar outros reviews em outros sites especializados.

Passados alguns dias, o mesmo visitante é impactado por uma campanha de remarketing e clica no seu anúncio. Ao ser direcionado para a sua loja virtual, o visitante adquire o livro. Ele efetivamente realiza a compra.

Nesse momento, temos uma conversão assistida, ou seja, a compra foi auxiliada por uma interação intermediária.

  1. Conversão assistida no blogpost pelo canal orgânico.
  2. Conversão de último clique pelo canal de Google Ads.

Relatórios de Assistência no GA

Por meio dos relatórios de Conversões -> Funis Multicanal -> Conversões Assistidas você pode verificar quais foram as interações intermediárias que “assistiram” o visitante até a venda final, até chegarem em uma conversão final.

Essas análises te permitem identificar como os canais orgânicos, pagos, de referência, diretos, redes sociais, e outros, auxiliam a efetivamente realizar as vendas.

Quando os canais diretos são os grandes responsáveis pelas conversões, isso indica um domínio com autoridade e reconhecimento relevante de um público cativo.

Quando os canais de cpc, de mídia paga, são os grandes propulsores de conversões, isso indica um forte peso em investimento em Ads como vitais para o negócio.

Clientes maduros digitalmente, que já apresentam um histórico de anos de Inbound Marketing costumam ter menos de 30% das conversões finais com participação de Ads.

Já clientes com menos bagagem de Inbound, marketing de conteúdo e presença nas redes costumam apresentar uma grande dependência em Ads, o que exige mais investimento no curto prazo.

Conversões Assistidas por URLs

Além de poder visualizar quais canais geraram mais conversões assistidas, ou seja, serviram de apoio para a conversão final, também é possível cavar mais fundo.

Por meio do detalhamento de relatório, você pode escolher visualizar as URLs que mais geram conversões assistidas, como também filtrar por keywords e outros elementos que fazem parte da estratégia de aquisição.

con

Business Intelligence

Sem dúvida o Google Analytics é uma das ferramentas mais poderosas para formar um Business Intelligence (BI) do seu negócio.

Aliando sua estratégia de marketing digital com um CRM potente e uma análise de dados minuciosa, praticamente todas as perguntas podem ser respondidas.

É exatamente nessas investigações que os insights surgem para novas otimizações. Por isso, todo tempo dedicado a elaboração desses relatórios pagam o tempo investido.

Espero que essas informações tenham sido úteis para ajudar no processo de tomada de decisão na sua empresa! Ficou com alguma dúvida? A gente responde para você! 🙂

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

André Ramos

Ads Expert em Conexorama
Jornalista com um pé na terra e outra na nuvem! Sempre buscando novos caminhos para ajudar as empresas a venderem mais pela internet, especialmente pelo Ads que dá uma formidável tração para toda estratégia inbound.
André Ramos