Blog, Ferramentas,

Descubra como otimizar seu conteúdo com o RD Station

Por Content em 24 de janeiro de 2020
Três funcionalidades básicas do RD Station para otimizar toda a criação do seu Marketing de Conteúdo. Confira!
Leitura de 7 minutos

Seja por meio do Blog ou com Conteúdos Ricos, as empresas estão cada vez mais atentas ao desenvolvimento de um Marketing de Conteúdo de qualidade para gerar mais Leads. Porém, muitos conteúdos ainda são criados sem um foco em otimização para resultados.

E, embora as regras de SEO sejam constantemente atualizadas, oferecer conteúdo de qualidade irá te posicionar bem nos mecanismos de busca, fazendo com que mais pessoas se interessem por ele e, consecutivamente, por seus produtos e/ou serviços.

Por isso, é tão importante focar na otimização.

Este artigo é para você que já usa o RD Station: a ferramenta tem três funcionalidades básicas que, com certeza, farão a diferença na hora de criar conteúdos otimizados. Confira!

1. Painel de Palavras-chave no RD Station

O estudo de palavras-chave é o primeiro passoantes de iniciar a criação dos seus conteúdos. Nesse momento, você irá conseguir visualizar de que maneira as pessoas estão fazendo buscas no Google sobre o seu produto ou setor do mercado. Tendo essas informações será muito mais fácil tomar decisões mais estratégicas sobre o conteúdo que será produzido.

Como definir minhas lista de keywords?

Para realizar essa atividade você pode utilizar o Keyword Planner do Google AdWords e outras ferramentas como o Keywordtool.io.

Agora vamos ao passo a passo:

1. Antes de mais nada, para ter um norte sobre as principais keywords em que você precisa estar bem posicionado no Google, pense no que o seu negócio oferece. Qual é termo que descreve o seu negócio? Quais palavras lembram os serviços e produtos que a sua empresa oferece?

2. Recomendamos que a sua listagem chegue a pelo menos 200 palavras que são chave para sua empresa. Os termos são bem evidentes quando se trata de nomes e variações de produtos (e essa situação é bem comum em e-commerces). Porém, foque também em pesquisas ligadas a dúvidas, buscas que começam com “como”, “qual” e “por que”, por exemplo, são alguns bons indicadores de pesquisas ideais para artigos no blog.

3. Depois de gerar a grande lista de palavras-chave, separe as que forem semelhantes em grupos.

4.Por último, insira as palavras em uma planilha ao lado de informações sobre cada uma delas, como o volume e o CPC. Esses dados serão importantes no momento de fazer a escolha das 10 principais keywords.

Se você ainda tiver dúvidas sobre como criar uma boa lista de palavras, confira nesse link um passo a passo divulgado na metodologia do RD Station.

Só que apenas fazer a lista e organizá-la não é sinônimo de resultados, você também precisa monitorar os termos e criar ações para cada caso. E é aqui que entra o RD Station com o Painel de Palavras-chave.

Painel de Palavras-chave do RD Station

Adicionando as palavras no painel você poderá acompanhar alguns dados importantes, como o CPC médio, o volume e a concorrência.

Quadro de relevância de palavras-chave

Marque com uma estrela suas principais keywords, assim ficará mais fácil acompanhar o volume e CPC rapidamente. Isso porque o painel mostra primeiro o que está marcado.

Além disso, verifique sempre qual é volume e quais palavras possuem a menor concorrência (esses dados são de Ads, mas demonstram o quanto determinada palavra é disputada e esse dado será o mesmo no orgânico).

Antigamente, a plataforma costumava indicar também qual era a posição de ranqueamento no Google e em qual página da SERP o seu conteúdo estava. Porém, em o RD Station deixou de mostrá-los em uma de suas atualizações. Para visualizar essas informações você pode utilizar o SEMrush.

Outra dica importante: produzir artigos com uma grande densidade de palavras-chave não é suficiente.

Para garantir um bom ranqueamento, é necessário, cada vez mais, pensar em esforços de SEO como um guarda-chuva de estratégias. Por isso, ao trabalhar o SEO, você deve sempre trabalhar em duas grandes frentes: o SEO On Page e o SEO Off Page.

Embora os elementos de SEO On-Page sejam mais fáceis de se controlar, não podemos focar somente nele. As duas estratégias caminham lado a lado na hora de construir a autoridade de uma página.

2.Formulário, CTA e pop-ups após o lançamento do artigo

Sim, você finalizou o seu artigo, deixou tudo certo no WordPress e publicou.

É nesse momento que é indicado utilizar um formulário e ativar um pop-up, ambos correlacionados com o conteúdo publicado. Este pode ser considerado o passo final na ativação do seu texto.

Afinal, um formulário, mesmo que no meio do texto, pode ser uma forma de transformar o visitante em Lead.

Considere que ele está lendo, chega no formulário e após preencher poucas respostas, recebe um material rico ou até mesmo uma oferta direta. Isso ajuda muito nas conversões.

E sim, juntamente com o formulário, você pode (e deve!) explorar o pop-up. Adicionar um elemento que aparece na tela do visitante e pode levar à conversão ou linkar para uma outra página chave.

Essas duas funcionalidades (formulário e pop-up) são ativadas rapidamente utilizando o RD Station.

Além disso, você também poderá utilizar um CTA  (em tradução literal, “chamada para ação”) para as conversões. Ele pode ser um botão, banner ou um simples hiperlink no meio do texto, o que importa é atrair o leitor a clicar no link e realizar a ação que você deseja!

3. Otimizador de Páginas (SEO) do RD Station

Também após a criação do seu conteúdo, há outra funcionalidade que será muito importante na otimização do seu conteúdo: o otimizador de páginas (SEO).

Nele, você terá acesso a um relatório gerado automaticamente lhe informando o quanto cada página está otimizada para determinado termo.

A nota é baseada em pontos críticos, mínimos, intermediários e importantes.

Após criar cada artigo, coloque na ferramenta o termo e a URL do seu artigo e clique em gerar relatório.

Pontos críticos de SEO

Com o relatório gerado, foque em resolver os pontos relatados. Em cada um deles consta uma orientação específica sobre o que deve ser feito.

Visualizando todas as melhorias a serem feitas, anote todas elas e tente solucionar o maior número de itens possíveis, começando pelo grupo de fatores críticos  e de alta importância, dando mais atenção a eles.

Eles sempre deverão ser corrigidos seguindo as sugestões, pois apresentam grande peso no ranqueamento de uma página.

Mas isso não quer dizer que os importantes e intermediários devem ser deixados de lado! Lembre-se: quanto mais “erros” solucionados, melhor ranqueado seu texto será.

Uma dúvida bastante comum é: qual seria uma boa nota no relatório?

Em resumo, você deve corrigi-los o máximo possível. Aqui na agência focamos sempre em conteúdos acima da nota 9.

Como melhorar a performance utilizando o RD Station?

Além da otimização de SEO, sabe o que mais o RD Station pode fazer pelo marketing da sua empresa?

  • Landing Pages
  • Lead Scoring
  • E-mail marketing
  • Automação de Marketing

Quer entender mais sobre como explorar ao máximo cada um desses recursos e extrair tudo que a ferramenta pode lhe oferecer? Conheça o RD Hacks, um treinamento avançado sobre a plataforma feito por nós!

O grande diferencial dele que garante o sucesso para nossos clientes é a metodologia única que desenvolvemos na utilização da ferramenta para automatizar todos os processos do Marketing.

Quer saber mais sobre o curso? Clique aqui!

Ele é indicado tanto para usuários iniciantes que desejam começar do jeito certo como para os usuários avançados que desejam descobrir novas possibilidades.

*Artigo produzido em co-autoria com Isabele Reusing

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedes
2 anos atrás

Mesmo não tendo o domínio e um contato maior com as ferramentas do RD o texto me deu bons insides a respeito dos conteúdos que escrevo, em como otimizá-los ainda mais. Senti apenas falta de mais links correspondentes ao assunto,mas creio que encontrarei mais informações em outros artigos da empresa. Porem parabéns, gostei muito.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x