Blog, Marketing de Conteúdo,

Como otimizar conteúdos antigos para aumentar o tráfego do seu site

Por Shymenne Siqueira em 27 de fevereiro de 2019
Leitura de 5 minutos
Como otimizar conteúdos antigos para aumentar o tráfego do seu site
5 (100%) 1 vote[s]

Você já se perguntou para onde vão, o que fazer e como vivem os conteúdos antigos de seu blog?

Não precisa esperar até a próxima sexta-feira para ver no Globo Repórter! A resposta é simples: esses conteúdos devem ser otimizados e ganhar uma nova roupagem para que possam melhorar o seu desempenho.

E para saber como otimizar os conteúdos antigos do seu blog e aumentar o tráfego do seu site, é só acompanhar esse artigo. Boa leitura!

Mas o que é otimizar conteúdos?

A otimização de um conteúdo acontece quando revisamos e aplicamos melhorias baseadas em SEO, correções e mesmo melhorias técnicas em determinado texto publicado em um site ou blog.

Além de aperfeiçoar a qualidade do texto, essa otimização busca sempre alcançar melhores posições nos mecanismos de busca, em especial do Google.

E o que o Google tem a ver com isso?

Mais uma vez, a resposta é simples: o Google gosta de conteúdo novo!

Porém, isso não significa que você tenha que publicar apenas conteúdos inéditos, e é aí que entra a otimização de conteúdos antigos.

O Google costuma priorizar os conteúdos que foram publicados recentemente, então, a estratégia indicada é melhorar os seus textos antigos e republicá-los. Com isso você consegue duplicar seu tráfego e conquistar ou recuperar as melhores posições no Google.

É claro que esse deve ser um trabalho minucioso, levando em conta sempre as melhorias e a qualidade da entrega do seu conteúdo.

Você pode (e deve) otimizar:

  • Conteúdos que possuem excelente performance: (re) aproveitando a audiência já conquistada
    Conteúdos que estão com baixo desempenho: melhorando o conteúdo e conquistando novos leitores.

8 dicas para você otimizar conteúdos antigos

1. Identifique os textos que merecem ser otimizados

Para descobrir quais textos merecem ou precisam ser otimizados você deve fazer uma análise dos dados fornecidos pelo Google Analytics.

Comece verificando quais conteúdos geram mais tráfego e engajam melhor com seu público. Como esse tipo de conteúdo tem mais adesão entre seu público, pense em novas formas de reutilizá-lo: vídeos, infográficos, postagens em redes sociais.

Já os conteúdos que não tem boa performance precisam ser revisados e, muitas vezes, reescritos: insira informações atualizadas, aplique técnicas de SEO, revise as palavras-chaves, entre outros.

2. Mantenha a sua URL

Uma dica importante, e que muitas vezes é esquecida na hora de otimizar o conteúdo, é manter a URL original da postagem.

Isso é fundamental pois essa URL já possui um histórico, e mesmo que com baixo volume, já possui algumas posições no ranking do Google. Mantendo a URL você não precisa “começar do zero”.

3. Otimize os CTAs

Ao otimizar os conteúdos, não se esqueça de dar uma atenção especial aos CTAs – chamadas para ação.

Indique novos links, blog posts, vídeos e materiais afins e gere mais tráfego para seu site. Essa também é uma excelente oportunidade para que você apresente um novo produto ou serviço e encaminhe seus leitores para o seu funil de vendas.

Importante: a otimização dos CTAs não precisa ser apenas relacionada a textos. Você pode incluir um banner ou otimizar uma imagem já utilizada.

4. Delete!

Sabe aquele conteúdo antigo que não tem como otimizar ou que simplesmente não faz mais sentido, como por exemplo uma vaga de emprego ou um serviço que você não oferece mais? Desapegue! Ou melhor, delete!

Esse tipo de conteúdo está ocupando espaço no seu site e não tem mais razão de estar lá.

5. Revise sua pesquisa de palavras-chave

Uma das melhores formas de tornar seus textos mais relevantes para os buscadores é revisar as palavras-chaves utilizadas.

Aproveite as ferramentas disponíveis no mercado e faça uma nova pesquisa com base nos hábitos de suas personas e também com base nos assuntos mais buscados no momento.

Feito isso, otimize seus conteúdos com base nessa nova pesquisa.

6. Reaproveite conteúdos em novos formatos

Que tal criar um eBook a partir de uma série de posts sobre o mesmo tema, ou então transformar um e-Book em um webinar e um webinar em um podcast?

Recicle, reaproveite e reutilize os seus conteúdos em novos formatos e alcance novos públicos.

7. Promova o seu conteúdo otimizado

Com o seu conteúdo repaginado, é hora de divulgá-lo para seu público. Aposte em publicações nas redes sociais, invista em anúncios, trabalhe esse material em seus fluxos de nutrição e demais emails.

Go Attention Please GIF by Rossignol Skis - Find & Share on GIPHY

Essas são algumas das mais diversas oportunidades de fazer com que seu conteúdo chegue em seu público e, consequentemente, gere mais tráfego

8. Data de publicação: atualize!

Após atualizar o seu conteúdo, é primordial que você atualize também a data da publicação, afinal de contas o Google precisa reconhecer o seu texto como novo.

Possibilidades infinitas

O marketing digital nos oferece possibilidades infinitas de se trabalhar com conteúdo. Mas para que essas possibilidades sejam bem aproveitadas é preciso estar atento e acompanhar as mudanças do mercado.

O que dava certo há seis meses, não é mais garantia de sucesso hoje. Por isso, invista em aprendizado, analise sempre os seus dados e faça testes.

Aqui no blog da Conexorama apresentamos sempre as novidades e tendências do mercado. E assim como indicado neste artigo, estamos sempre acompanhando de perto os resultados dos nossos trabalhos e realizando testes. E você? O que tem feito para se destacar no marketing digital? Deixe aqui seu comentário!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Shymenne Siqueira

Content Expert em Conexorama
Jornalista de formação, apaixonada por marketing digital, redes sociais, memes, futebol e pão de queijo, uai!
Shymenne Siqueira