Blog, SEO,

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave para criação de conteúdo

Por Patrick Chieregato em 24 de abril de 2019
Leitura de 9 minutos

O que é palavra-chave? Qual sua importância? Como encontrar?

Palavras-chave: São os termos que melhor definem um assunto, artigo, produto, serviço e etc, podem ser uma ou mais palavras. Serão utilizadas no momento de uma busca online por exemplo.

Agora que você já ficou sabendo qual é a definição da palavra-chave, acredito que queira entender qual é a importância dela para o seu negócio, quais são as áreas que podem utilizá-las e qual o processo para encontrar as melhores palavras-chave.

Depois de ler esse post recomendo que dê uma passada nesse outro artigo para complementar o seu estudo: Como definir palavras-chave e transformá las em temas para o blog.

Mas, antes de responder todas essas dúvidas, devemos pontuar a forma correta de escrever. Não somos o soletrando, porém qual é a forma que você acredita ser a correta?

  1. Palavras-chave
  2. Palavras-chaves

Acredito que alguns podem falar alternativa A, já que foi a forma utilizada por mim nos trechos acima. Porém, poderia ser uma pegadinha, mas não é, quem escolheu a opção A está certo, sempre que for utilizar o plural escreva “palavras-chave”, pois trata-se de dois substantivos onde deixamos no plural apenas a primeira palavra.

Agora que você já gabaritou nosso teste gramatical chegou a hora entender a importância das palavras-chave. Imagine-se como um usuário do buscador da Google, todos os termos que você utiliza serão a porta para você chegar no destino esperado, ou seja, é a entrada para alguém acessar seu site, conteúdo ou etc. Logo, a importância da palavra-chave é identificar quais são as melhores portas para alguém chegar até você por meio de um buscador como da Google.

Porém, como eu faço para encontrar as melhores ‘’portas’’ para ser encontrado na internet? Para sanar essa dúvida, nós criamos as 3 etapas essenciais de Como encontrar as melhores palavras-chave para criar conteúdo. Venha comigo!

Como fazer um Brainstorming de palavras

Agarre seu lápis e comece a anotar!

O primeiro passo de sucesso nesse processo é dar um start fazendo uma lista das palavras que vem a sua mente que melhor definem o que será buscado. Particularmente, é a etapa que eu mais gosto, pois é uma atividade que exige que você se coloque no lugar do indivíduo que irá pesquisar pelo seu conteúdo, imaginando quais palavras ele iria utilizar até chegar ao seu site.

Não se esqueça de dar uma olhada nesse material se tiver dúvidas nesse momento: Como escolher as 10 principais palavras-chave para o seu negócio.

Nessa fase, não se preocupe se não tiver muitas ideias, iremos utilizar algumas fontes para fornecer vários insights. Com um bloco de notas a mão, abra o site o seu site / conteúdo e escreva quais palavras que podem ser utilizadas para chegar até ele. Depois no buscador do google escreva esses termos e anote as melhores sugestões de busca.

Para facilitar nossas instruções, iremos utilizar ao longo dos passos a Conexorama como exemplo. Um pessoa que chega em nosso site certamente estará pesquisando sobre palavras como Agência de Marketing, Inbound Marketing, Marketing de conteúdo, entre outras.

Um dica é não se limitar apenas às keywords (palavra-chave, em inglês) que definem o nosso negócio, como também aqueles que estão presentes na jornada do usuário até chegar ao seu conteúdo. Por exemplo, alguém que busca uma agência de marketing, provavelmente, antes de considerar essa pesquisa, pode ter buscado por outros termos como: Marketing para o meu negócio, Como terceirizar o meu marketing, Como escolher uma agência de marketing. Na próxima etapa, iremos mostrar como você pode distribuir essas palavras conforme o Funil de Marketing.

Durante a pesquisa, não se preocupe com termos no singular ou plural, pois o Google utiliza um sistema de correspondência ampla. Pronto, a sua meta inicial será encontrar entre 50 – 100 palavras-chave, caso você encontre um pouco a menos não se preocupe, na próxima etapa, por meio das plataformas que irão gerar os métricas dessas palavras será possível encontrar mais sugestões.

Como medir as palavras-chave com dados:

Agora com a sua lista de palavras-chave em mãos, chegou a hora de metrificar. Isso, nada mais é que encontrar os dados de cada termo, como por exemplo: Volume de busca, CPC (Custo por Click), entre outros dados importantes.

A função dessas ferramentas é não apenas encontrar as informações das palavras, como também sugerir outras ideias e aumentar a nossa lista. Como trabalhamos com o buscador do google, indicamos o Planejador de palavras-chave. É uma ferramenta gratuita do Google, porém também existem outros como Ubersuggest.

Acessando o seu Google Ads, na opção Ferramentas > Planejador de palavras-chave – você irá chegar nessa página abaixo:

Caso você deseje apenas descobrir as métricas das palavras que já foram mapeados, escolha a opção “Ver volume” de pesquisa e previsões. Porém, se quiser, além de encontrar informações sobre as palavras anotadas, também ter acesso a outras palavras semelhantes, escolha a primeira opção “Encontrar novas palavras-chave”.

Selecionando a primeira opção, você pode colar todas as palavras-chave que haviam sido anotadas anteriormente e clicar em “Começar”.

Agora as palavras irão aparecer em ordem alfabética. Não se preocupe se não encontrar as palavras que foram escritas anteriormente. Nesse momento, indico que vocês selecionem todas as palavras e faça download delas.

No final, provavelmente você terá um arquivo parecido com esse, uma lista de palavras com informações ao lado de cada palavra-chave. Não se preocupe com as palavras zeradas, nesse momento é normal encontrar varias, caso elas não representem ou não sejam importantes para o seu negócio, indicamos que exclua. Sim, desapegue delas.

As palavras com pouco volume de pesquisa, algo em torno abaixo de 100, por exemplo, podem ser mantidas. Em geral, são palavras mais específicas, que melhor definem o seu negócio e se posicionam como Fundo de Funil. Caso você não se lembre dos conceitos do Funil de Marketing, não se preocupe, na etapa abaixo iremos relembrar esse tema e mostrar como distribuir essa lista de palavras encontradas dentro da Jornada de Compra.

Como distribuir palavras-chave no funil de vendas:

Chegamos na última etapa. Com uma lista de palavras prontas, depois de filtrar aquelas que tinham zero volume de pesquisa e manter apenas as palavras que são relevantes ao seu negócio, iremos distribuir todas elas no Funil.

Porém, antes, é necessário relembrar esse conceito e quais são os seus estágios. Em resumo, o Funil de Vendas é a representação de todas as etapas que um Lead (alguém que nos deu um contato) passa antes de se tornar um cliente. No Topo de Funil, conhecido como ToFu (top of the funnel), serão encontrados os Leads que possuem um problema, mas ainda não tem consciência dele.

Na etapa de Conhecimento, MoFu (middle of the funnel), haverá os Leads que já identificaram o problema que eles possuem e estão a procura de como resolver esse problema. Eles ainda não conhecem as soluções disponíveis no mercado.

A etapa de Consideração é quando o Lead consegue mapear todas as soluções possíveis e começa comparar elas para tomar uma decisão. Por fim, chegamos na etapa mais desejada pelos negócios, que é o Fundo de Funil, BoFu (bottom of the funnel), nesse estágio o Lead está pronto para tomar uma decisão, ele já compreendeu o seu problema, analisou as soluções disponíveis e a hora certa de fechar um negócio. Caso você queira se aprofundar mais nesse tema, indico que leia o post que fizemos sobre:

Funil de vendas no Inbound Marketing: o que é e como criar o seu?

É claro que em um mundo dinâmico como o nosso, os comportamentos podem variar dentro do Funil de Vendas. Porém, o conceito básico é importante para traçar as estratégias. Agora voltando a nossa última etapa, qual a importância de distribuir as palavras-chave dentro dessa Jornada de Compra?

Pense que essas palavras irão direcionar todo o conteúdo que você irá criar para atrair pessoas para seu conteúdo, Blog. Dessa forma, personalizar cada conteúdo para uma etapa diferente da Jornada de Compra fará com que a linguagem adotada seja adaptada para o estágio que o Lead se encontra e isso irá aumentar a assertividade do conteúdo criado.

Sendo assim, um texto para os Leads na etapa “Aprendizado e Descoberta”, no Topo do Funil, não terá palavras que remetem à solução do seu negócio, pois neste momento não faz sentido já falar do produto e/ou serviço para quem ainda não identificou qual problema possui.

E como distribuir as palavras pelas etapas da Jornada de Compra ou Funil de Vendas?

Abaixo, segue um modelo que seguimos aqui na Conexorama. Guiando-se por esses conceitos, você deverá identificar qual estágio cada palavra keyword se encontra. Em geral, é comum ter palavras generalistas no Topo, palavras de como resolver um problema na etapa de Reconhecimento do Problema, palavras sobre as soluções disponíveis na etapa de Consideração da Solução e, por fim, na etapa Decisão de Compra, as palavras que resumem o seu negócio e os seus diferenciais do mercado.

(Template para distribuir palavras-chave)

Finalizando com chave de ouro

Muita informação? Sim.

Porém, a pesquisa de palavras-chaves para criação de conteúdo é uma etapa fundamental para ter sucesso no marketing digital.

Então, vamos revisar! O processo para realizar uma pesquisa de palavras-chaves se resume em 3 etapas principais: 1) Realizar um brainstorming de termos, utilizando o site do negócio e o buscador da Google; 2) Buscar os dados das palavras-chave, como volume de pesquisa e custo por clique (CPC); e 3) Distribuir a lista de palavras encontradas pela Jornada de Compra, para direcionar elas conforme a etapa que o Lead se encontra.

Também comentamos que o Funil de Vendas é a representação da Jornada de Compra de um Lead, desde o momento que ele ainda não descobriu o problema que possui até o estágio da decisão de compra.

Agora, é alongar os braços e começar a pôr em prática todo o conhecimento que você obteve com este artigo. =) Caso ainda reste alguma dúvida ou consideração, nos envie um comentário. Adoramos respondê-los!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Patrick Chieregato

Implementation Success Manager em Conexorama
Sou um workaholic apaixonado por marketing. Sempre procuro compartilhar conhecimento e aprender a cada dia mais. Adoro praticar esportes radicais e nos momentos de descanso ler livros.
Patrick Chieregato