Blog, Marketing de Conteúdo,

Como fazer um briefing para o conteúdo do blog post ficar perfeito

Por Content em 21 de agosto de 2019
Leitura de 4 minutos

Uma das metáforas que mais gostamos aqui na Conexorama é que o Inbound Marketing é um trabalho de formiguinha, pois é essencial muito comprometimento coletivo, organização e estratégia, além de paciência e persistência para que os resultados sejam refletidos no funil de vendas do cliente.

Inclusive esse foi o tema do nosso primeiro artigo no blog da firma, lá em meados de 2015. Posso provar, só acessar aqui: O que trabalho de formiguinha tem a ver com Inbound Marketing.

E o Marketing de Conteúdo, por exemplo, é um desses casos no qual cada etapa do processo reflete no número de novos usuários que chegam em um site, desde o planejamento editorial, passando pela escolha da palavra-chave e até na estratégia de como fazer um briefing para o conteúdo perfeito e focado em conversão.

Tudo isso, sem contar que é necessário muito esforço para produção de conteúdo original.

Afinal, são esses artigos que vão transformar a empresa em autoridade do seu segmento, além de atingir novos usuários, gerar compartilhamento espontâneo nas redes sociais e referências em blogs e fóruns de discussão.

Todo esse movimento gera uma expansão nos canais de comunicação e contribui para que as curvas do Dashboard do RD Station esteja sempre dentro da meta.

Mas o que garante que um conteúdo saia perfeito e focado em conversão?

Você deve ter pensado que é contratando um bom redator, não é mesmo?

É claro que investir em um profissional capacitado para escrever os conteúdos do blog é importante, mas essa contratação sozinha não garante o sucesso da estratégia. É essencial ainda escrever boas orientações para o redator.

Se você ainda tem dúvida em como fazer um briefing para o conteúdo perfeito, continue a leitura e confira algumas dicas. Temos certeza que elas serão bem úteis para a estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa!

1.Palavra-chave

Na hora de escrever um briefing para o redator o primeiro item da lista de boas práticas é inserir a palavra-chave, afinal é esse o termo que o redator utilizará para otimizar o texto com técnicas de SEO On-page.

Como fazer um briefing

Se ainda restam dúvidas de como fazer uma boa pesquisa de palavras-chave e como utilizá-las na estratégia de marketing de conteúdo, confira o artigo: Como fazer uma pesquisa de palavras-chave para criação de conteúdo.

 

2. Persona

Não tem como fazer um briefing perfeito sem orientar o redator de quem é a Persona a quem o artigo se destina. Isso porque as Personas influenciam diretamente na criação do conteúdo.

3. Links Internos

Os links internos também são importantes na hora de otimizar um texto, não apenas para extrair o máximo do potencial do Yoast (plug-in que funciona como braço direito de quem trabalha com Marketing de Conteúdo), mas também para melhorar o rankeamento das palavras-chave mais estratégicas para o negócio da sua empresa.

Se você tem uma estratégia de SERP Domination ou ainda se quer performar uma “Pilar Page”, oriente sempre o redator a utilizar o termo chave e qual artigo ou páginas deverão ser utilizados como links internos.

O segredo desta relação entre o área de planejamento e de conteúdo é alinhar as expectativas. Se você ainda tem dúvidas sobre como o Link Bulding funciona e como a estratégia impacta no SEO do site, confira o artigo: O que é link building e como a estratégia pode ajudar o meu site.

4. Referências

Inclua no briefing referências de blogs, vídeos ou até mesmo capítulos de livros que o redator pode consultar na hora de escrever o conteúdo.

A máxima aqui é: quanto mais próximo do fundo de funil for o material, mas informações o profissional de texto precisa ter.

E não se esqueça também de colocar o contato de algum especialista caso ocorra dúvidas mais específicas. Essa última boa prática é fundamental em textos de fundo de funil.

5.Briefing

Você já sabe como fazer um briefing para o conteúdo perfeito, então chegou a hora escrever todas as orientações que o redator precisa: a voz da marca, termos que não podem ser utilizados, o que precisam ser evitado, quais as boas práticas para melhor utilizar a solução ou serviço e, por fim, qual a fase da jornada.

Quanto mais informações, maiores são as chances do artigo sair perfeito e atingir a persona correta.

Como fazer um briefing

Agora que você já sabe como fazer um briefing para o conteúdo perfeito, atinja outro nível da sua estratégia ao conferir (e colocar em prática!) as dicas do eBook Copywriting: como escrever conteúdos focados em conversão.

E você, ainda tem dúvidas na hora de fazer um briefing? Deixe um comentário que continuaremos conversando.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!