Blog, Marketing de Conteúdo, Redes Sociais, Relacionamento,

Como divulgar minha empresa em 4 passos simples

Por Daniel Albiero Godoi em 19 de julho de 2019
Leitura de 6 minutos

Todo empreendedor abre seu negócio pensando em algo bem específico: resultados. Você até pode ter um propósito no seu negócio e uma ideia de um milhão de dólares, mas no final do mês, de um jeito ou outro, precisará pagar as contas.

Então, pense no seu perfil como consumidor: você costuma confiar em quais empresas? Naquela conhecida, que você vê presente nas redes sociais interagindo com os clientes, ou naquela outra que você mal ouviu falar e nem sabe muito bem qual é o negócio dela?

Eu respondo por você: é claro que é a da primeira opção. Paula Simurrio, neurocientista da UNIFESP, constatou em uma pesquisa que 86% dos consumidores querem que as marcas se posicionem. Você, que está lendo esse artigo, também quer isso para a sua marca.

Mas vamos lá! Com pouco conhecimento sobre marketing digital, sem muitos recursos para investir na contratação de uma equipe de marketing e querendo escalonar seu negócio rapidamente: como divulgar minha empresa?

Neste artigo, vou falar sobre 4 dicas matadoras (e uma extra!) que irão te ajudar nesse processo de inserção ao marketing digital e ajudar a responder a como divulgar a minha empresa de acordo com as melhores práticas do mercado.

Alie o marketing digital ao marketing offline

A primeira dica talvez seja a mais básica para você começar a trabalhar na divulgação da sua empresa: além da presença no meio digital, é fundamental que o seu público fale sobre você offline também.

Combine as estratégias digitais com outras campanhas de engajamento da sua comunidade de forma offline. Promova um evento, uma campanha de arrecadação de doações, adoção de pets, enfim, crie empatia com a comunidade de clientes e os que podem vir a ser.

Além disso, flerte com a mídia local. Mesmo se você estiver em um grande centro, você pode tentar fazer com que o jornal local escreva uma matéria sobre você. Se a sua cidade não for tão grande, isso fica ainda mais simples. Não tenha medo de mostrar a cara!

Mantenha relacionamento nas redes sociais

“Como divulgar minha empresa se eu não estou nas redes sociais?”

Impossível!

Quando você acorda, a primeira coisa que você faz é pegar o celular (seja para desativar o despertador ou para checar as mensagens).

Um dos primeiros passos ao criar uma empresa é pensar em como vai ser o Instagram ou o Facebook dela. O brasileiro fica, em média, mais de 9 horas conectado a Internet diariamente. Ligando uma coisa a outra, a receita tende a ser de sucesso.

Direcione seu foco, inicialmente, para verificar em qual das redes abaixo o seu negócio se encaixa. Não é necessário estar em todas, mas é importante estar onde o seu público está. Depois, foco em estratégias para ganhar seguidores qualificados (e likes).

  • Como divulgar minha empresa no Instagram: Indico que, independente do seu segmento, tenha um Instagram. É a rede social que mais cresce e a preferida entre o público jovem. Faça dele uma vitrine da sua empresa.
  • Como divulgar minha empresa no Facebook: O Facebook ainda é a rede social mais usada no mundo todo. Além de fotos e publicações próprias, você poderá compartilhar notícias do mercado e ter seu público o identificando como referência.
  • Como divulgar minha empresa no Twitter: Você precisará de tempo disponível para acompanhar as tendências do momento e entrar na onda dos Tweets. É uma rede de fácil engajamento e de alto alcance. Vale investir.
  • Como divulgar minha empresa no LinkedIn: Excelente para alavancar sua imagem profissional e analisar concorrentes, buscar ideias e estar por dentro do mercado. Também auxilia na busca por profissionais qualificados que futuramente podem trabalhar para você.

Mas não basta criar uma rede social e deixá-la abandonada. Você precisará de um esforço para atualizar constantemente (diariamente é o ideal), responder comentários e mensagens, promover sorteios ou ações, enfim, você deve fazer o mesmo que faz com a sua rede social pessoal: conversar com as pessoas.

Faça campanhas de e-mail marketing

Mala direta? Coisa do passado! Se você já tem uma lista de e-mails de prospects, não espere mais tempo para atuar com disparos de e-mail para esse público.

O relacionamento por e-mail é realizado por boa parte das empresas. Então, além de bons e-mails, você irá precisar ter um bom copywriting:

  • O assunto do e-mail deve fazer com que seu alvo o abra
  • O texto do e-mail deve chamar a atenção dele
  • Ganhou a atenção? Ofereça algo
  • Indique uma ação (botão ou link) para o alvo clicar

Além de seguir essas boas práticas, indico fortemente que você faça uma segmentação dos disparos. Você tem várias opções: faixa etária, gênero, região, cliente/não cliente, produto de interesse etc. Através de uma segmentação bem feita, você direciona a comunicação ao seu público e consegue ter um bom diálogo.

Invista em mídia paga

Aqui na Conexorama falamos que Ads (mídia paga) é a turbina do avião. É ele que faz as coisas acontecerem e subir de maneira mais rápida. Assim como no marketing offline, investir em mídia paga é fundamental para escalonar o seu negócio e alcançar o seu o público ainda mais rápido.

Como funciona: você pode “comprar” palavras-chave do seu negócio no Google, impulsionar publicações no Facebook e Instagram ou fazer uma campanha segmentada por cargo no LinkedIn. Além disso, você pode integrar as estratégias de uma rede e outra.

Essas redes permitem que você limite o seu gasto diário, escolha o público que o anúncio será mostrado, segmente por faixa etária etc. Uma das melhores práticas, inicialmente, é trabalhar as campanhas de mídia paga na região da sua empresa. É mais fácil de atingir o público desejado e, também, de engaja-los no seu negócio.

O mais importante disso tudo é ter um objetivo na mídia paga: Você quer mostrar a sua empresa para mais gente? Quer que o seu público entre em contato com você? Deseja divulgar uma oferta? Seja aumento no alcance, estabelecer contato ou oferecer algo, você precisará ter uma forma de medir o desempenho dessas campanhas.

Dica extra: marketing de conteúdo

Se você tem braços para produzir conteúdo internamente, um blog ativo e muita vontade de educar o seu mercado, não deixe de investir em marketing de conteúdo.

Relevância e autoridade não são fáceis de se conquistar e o marketing de conteúdo ajuda muito nisso.

Tente começar com um artigo (como esse) por semana direcionado ao público do seu negócio. Publique no blog, coloque uma verba de mídia paga para impulsionar nas redes sociais, avalie os resultados. Tenho certeza que ajudará muito no crescimento do seu negócio.

Finalizando

Da forma dinâmica e com a velocidade que as coisas acontecem hoje, ser diferenciado é fundamental para conquistar seu espaço no mercado. As estratégias de divulgação digital são tão eficazes quanto as feitas offline. Ou seja, você pode ter ótimos resultados sem precisar investir tanto em material publicitário.

Se você chegou neste texto se perguntando “como divulgar minha empresa?”, espero muito que eu tenha conseguido te ajudar. Se quiser conhecer mais sobre um Plano de Marketing Digital, fica mais um tempo aqui no blog que você vai ter boas ideias para aplicar na sua empresa.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Daniel Albiero Godoi

Customer Success Manager em Conexorama
Futuro administrador público, sigo aprendendo diariamente sobre Inbound Marketing. Apaixonado por conhecimento, música, futebol e verão. Nas folgas, muito chimarrão e alguns stories no Instagram.
Daniel Albiero Godoi