Blog, Marketing de Conteúdo,

Tudo sobre como definir Personas de forma rápida e efetiva

Por Patrick Chieregato em 17 de janeiro de 2020
Você já foi questionado sobre seu público-alvo em alguma situação? Saiba como definir Personas de forma rápida e efetiva!
Leitura de 7 minutos

Produzir conteúdo sem conhecer o público-alvo é o que podemos chamar de colocar a carroça na frente dos bois. Por mais que seja claro a importância de conhecer o público cujo o conteúdo será direcionado, sabemos que muitas pessoas subestimam a importância de definir as Personas.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre isso recomendo que leia esse artigo sobre como as Personas influenciam a criação de conteúdo.

Antes de ensinarmos como definir Personas de forma rápida e efetiva precisamos garantir que você tenha na ponta da língua o que é Persona.

Uma boa definição é utilizar a própria palavra para explicar: Persona é a personificação dos grupos de público que o seu negócio possui.

Sendo assim com um estudo de Persona você terá um Personagem semi-fictício para cada ‘’tipo’’ de cliente que possui.

Agora que você já compreendeu o que é Persona e a sua importância na produção de conteúdo eu irei mostrar o nosso processo simplificado para definição de Persona. Vem comigo!

Passo 1 – Formulário para base

O primeiro passo que recomendamos para definir Personas é a criação de um formulário com as principais perguntas sobre o seu público-alvo, como no exemplo abaixo:

Perguntas pessoais

  1. Sexo
  2. Idade
  3. Formação
  4. Profissão
  5. Renda
  6. Cidade

Antes de selecionar as perguntas lembre-se de que elas devem estar conectadas com o seu negócio, por exemplo se a cidade do seu cliente não faz diferença, então remova essa pergunta.

Acima apresentamos algumas questões principais, no entanto recomendamos também que adicione ao menos 1 ou 2 perguntas abertas que abordam o problema que o seu negócio ajuda o cliente resolver.

Vamos supor que você tenha uma imobiliária, neste caso poderia perguntar:

Atualmente qual é a maior dificuldade que possui para alugar ou comprar um imóvel?

Uma outra dica, caso você tenha mais de um serviço ofertado como aluguel de casas e venda de imóveis e você questionar diretamente qual é o foco daquele cliente.

Com isso, futuramente será possível obter insights e validar hipóteses do perfil de cliente conforme o serviço.

Por exemplo, aqueles que alugam imóveis em geral são de São Paulo e jovens, enquanto aqueles que compraram imóveis são do Rio de Janeiro e mais velhos.

Após a conclusão do formulário, dê início a aplicação dele. Para isso você pode utilizar de diferentes canais de divulgação como Whatsapp, Redes Sociais, E-mail ou até mesmo um telefone para os clientes mais próximos.

Apenas lembre-se de focar nos grupos de pessoas que são potenciais clientes.

Aqui na Conexorama, nós enviamos o formulário por e-mail para a base de contatos do cliente. O formulário cadastrarmos em alguma plataforma gratuita da internet, como por exemplo o Google Forms.

A última etapa do passo 1 será analisar os resultados e buscar os insights que mais se destacaram no estudo.

Passo 2 – Estudo de outras fontes

A segunda parte do processo para definir Personas de forma rápida e efetiva é a busca por informações adicionais para o estudo.

Quando falamos de aplicação de formulário com outras pessoas, sabemos que existem algumas limitações, como não possuir contatos ou não ter o engajamento do público.

Além disso, também temos aqueles que participam da pesquisa por participar, o que pode trazer informações que não sejam tão assertivas.

Por esses e outros motivos nós recomendamos que utilize mais de uma fonte no Estudo de Definição de Persona.

Para agilizar o seu tempo, irei mostrar aqui as duas fontes principais que utilizamos nos estudos realizados pela Conexorama.

Google Analytics

A primeira ferramenta que sugerimos para esse estudo é o Google Analytics.

Visão geral do Google Analytics

Por se tratar de uma solução da Google, podemos elencar uma lista de vantagens da plataforma para definição de Persona.

É válido lembrar que para ser possível utilizar essa fonte é necessário que o Google Analytics esteja conectado ao site do seu negócio.

Caso você ainda não tenha feito isso, confira  neste artigo com o passo a passo de como configurar o Google Analytics.

Dando sequência a utilização dessa ferramenta, gostaria de destacar quais são as informações que considero mais relevantes para serem utilizadas  na definição de Persona.

Na parte Público-alvo > Visão geral,  você terá acesso aos grupos de informações que o Analytics disponibiliza sobre os usuários que acessam o seu site, conforme vemos abaixo:

informações demográficas

Das informações acima podemos tirar diversos insights e validar hipóteses, como por exemplo as principais cidades dos usuários do site.

Além desses dados gerais, você pode se aprofundar em outras informações. Na categoria Informações Demográficas, por exemplo,  você terá acesso a informações sobre a Idade e o Sexo dos usuários.

Se o seu desejo for se aprofundar nas análises do Analytics eu recomendo que dê uma olhada em como utilizar o Google Analytics para entender seus visitantes.

SEMRush

A segunda ferramenta que recomendamos é o SEMRush.

Embora seja uma ferramenta paga, é uma das melhores plataformas do mercado para análises de marketing digital.

SemRush

A principal diferença entre as duas ferramentas é que com o SEMRush será possível realizar análises não apenas do seu site como também relatórios abordando sites concorrentes em conteúdo ou até mesmo em produto.

Enquanto isso, no Google Analytics o foco será nas informações que foram coletadas no site do seu negócio.

Um dos estudos que são interessantes no SEMRush para o estudo de Definição de Persona é a análise de concorrentes (Domínio x Domínio).

Com esse estudo é possível ver a porcentagem do público que acessa o seu site e o site de concorrentes. Assim, é possível notar quais concorrentes possuem a maior porcentagem do seu público.

Além disso, tendo conhecimento do conteúdo que o seu público consome você poderá ter insights para novos conteúdos e compreender melhor quais assuntos possuem maior potencial.

Caso deseje se aprofundar ainda mais no estudo, você pode realizar uma pesquisa sobre as palavras-chave que possuem potencial no seu negócio e distribuir as melhores keywords entre as Personas que foram definidas.

Com isso você saberá quais são as palavras que devem ser utilizadas conforme a Persona no momento de produzir um conteúdo.

Agora que você já conhece um pouco das duas principais plataformas para o Estudo de Definição de Persona, chegou a hora de por a mão na massa e dar início às suas pesquisas.

[Dica Extra] Mantenha o seu estudo atualizado!

Tão importante quanto fazer um estudo de definição de Persona é manter ele atualizado.

Pode até parecer mais uma informação óbvia, no entanto muitas pessoas não percebem como cada vez mais o mundo tem se transformado em um ritmo mais acelerado e com isso o público-alvo também tem sofrido mudanças.

Percebemos que existem negócios que possuem um estudo de definição de Persona bem elaborado, muitas vezes realizado em conjunto com o plano de negócio, que apesar da profundidade parou no tempo.

Com a competição de conteúdo que vemos na internet, criar artigos inéditos e informações exclusivas é uma ótima forma de fisgar o seu público.

Para isso é preciso acompanhar constantemente as tendências e assuntos que os seus clientes estão consumindo.

A nossa recomendação é realizar uma atualização do estudo uma vez por semestre. Nesta revisão não precisa aplicar novamente o formulário, o que indicamos é verificar quais são os assuntos e tendências que o seu público tem acompanhado.

Para isso poderá realizar análises nas plataformas que indicamos, por exemplo no Analytics pode ver quais foram os artigos do seu blog que melhor performaram.

No caso do SEMRush é possível notar se houve mudança na porcentagem do público que acessa o seu site e dos concorrentes.

Aproveitando que estamos falando de uma dica extra, uma outra ferramenta que você pode utilizar nesta revisão é o Google Trends. Com ele será possível acompanhar os termos mais populares que estão sendo buscados no Google e outras tendências de mercado.

Conforme combinado, apresentei para vocês um processo rápido e efetivo de como definir Personas.

Agora senta o dedo no botão de like, compartilha com seu colega que ainda não fez o seu estudo de Persona e se tiver alguma dúvida deixe aqui a sua pergunta antes de ir buscar no Google!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Patrick Chieregato