Blog, Geração de Leads,

Como criar um plano de mídia online para vender todos os dias

Por Content em 21 de novembro de 2018
Conheça um método de compra de mídia no Facebook e Google Ads com foco em escala de vendas para qualquer negócio. E o melhor, sem investir uma fortuna!
Leitura de 5 minutos

Toda empresa que deseja aumentar a sua presença digital de forma escalável precisa investir em estratégias a curto, médio e longo prazo. Entre as estratégias de curto prazo e alta escalabilidade estão as mídias digitais que podem aumentar oportunidades de negócios. Seja vendendo mais ou gerando mais leads.

Para isso, criar um plano de mídia online é extremamente importante para ter clareza do objetivo, mensurar os resultados, entender o que funcionou ou não e otimizar o investimento cada vez mais.

Marketing de esperança X marketing de 2 passos

Os tempos mudaram e o digital mudou a forma de fazer marketing. Se antes era preciso ter orçamentos altíssimos para investir em TV, rádio, jornal, outdoor, busdoor, panfletos, etc. hoje você paga por clique ou por mil impressões em anúncios que estão nos Smartphones e notebooks ou qualquer outro dispositivo com conexão a internet. O acesso a dados detalhados de veiculação para analisar de onde vem as conversões também é outra vantagem que a revolução digital trouxe.

A estratégia mais usada no plano de mídia para captar leads é o marketing de 2 passos, onde primeiro é oferecido um Material Rico em troca dos dados de contato da persona. Depois, no segundo passo, qualifica o lead e faz a oferta. Essa estratégia pode e deve ser usada em conjunto com o Inbound Marketing potencializando resultados.

O que eu preciso antes de criar um plano de mídia?

Antes de criar um plano de mídia eficaz é necessário alinhar 3 pontos importantes.

Persona

Toda estratégia de comunicação do seu negócio precisa ter uma persona como base, para dar clareza ao conteúdo e ao funil da estratégia. É preciso saber onde a persona está, qual rede social ela mais usa, qual site acessa, o que pesquisa e quais seus interesses. Tudo isso serve para criar campanhas segmentadas para o canal correto.

Campanhas direcionada para personas que já estão dentro do seu funil de vendas, outras informações se fazem importantes como, por exemplo, páginas visitadas em seu site, materiais baixados e interações com redes sociais.

Não é a toa que a Persona é considerada a mãe de todas as estratégias.

Material Rico

Definir material rico que resolve um problema específico da persona e que esteja alinhado com a etapa do funil correspondente dentro da estratégia.

Landing Page

Criar uma landing page com o único objetivo de capturar o contato dessa persona. A página de “Obrigado”(após o cadastro) deve entregar o Material Rico e aproveitar para fazer outra chamada do tipo “entre em contato com um de nossos atendentes” ou apresentar um vídeo de vendas de um produto de primeira conversão (ticket baixo e alto valor agregado).

4 passos para comprar mídia sem investir uma fortuna

Um excelente plano de mídia deve tirar o maior proveito do orçamento disponível.

Passo 1: Objetivo claro

O primeiro passo para começar um plano de mídia é definir claramente o objetivo. É gerar mais leads? Mais contatos? Mais vendas?

Essa informação é fundamental por ser o ponto de partida da configuração da campanha na plataforma. Também indica as métricas que serão acompanhadas de perto. Se o objetivo é vendas, é preciso olhar para métricas de vendas, se é lead olhar para métricas de leads e assim por diante.

Passo 2: Compra de dados

Novamente a Persona é quem vai dizer qual a plataforma mais coerente para começar.
O segredo aqui é definir um orçamento máximo para investir, mas começar com um orçamento mínimo para compreender a dinâmica da plataforma. Investimentos mais altos devem ser direcionados apenas para aquelas peças que estão dando retorno.

Esse processo se chama compra de dados porque estamos validando nossas primeiras hipóteses de anúncios e coletando dados que darão a direção do que é preciso melhorar e qual o caminho a seguir.

A duração ideal dessa fase é de 7 dias.

Passo 3: otimizar resultados

Agora com os dados em mãos é preciso identificar, baseado nos KPI’s da campanha, pontos de melhorias como otimização de segmentação ou de anúncio. Fazer o direcionamento do investimento das campanhas de baixa performance para as de melhor resultados.

Otimizando as campanhas é esperado que os resultados da próxima fase sejam melhores.

Passo 4: Escala

O passo 2 e 3 devem ser repetidos até encontrar o melhor valor por aquisição de lead ou por vendas, dependendo do seu objetivo. Agora é o momento para multiplicar resultados aumentando o orçamento dos anúncios vencedores aos poucos, tomando cuidado para que o custo encontrado se mantenha.

Nessa etapa é importante ficar atento a métricas como ROI (Retorno do investimento), CAC (Custo por aquisição de cliente) e LTV(valor vitalício do cliente) para entender o quanto de fato esse investimento está impactando na receita do negócio.

Plano de mídia mínimo viável

Você já sabe que precisa começar a investir primeiro onde a sua persona está. Mas agora você quer atingir esse público em diferentes canais e diversificar o investimento em mídia.

Use os dados já coletados anteriormente. Apesar da persona estar em momentos diferentes em cada canal, se você teve sucesso em uma plataforma com certeza já tem uma boa ideia do que pode funcionar em outra.

As principais plataformas para um plano de mídia mínimo viável são:

  • Facebook Ads;
  • Google Ads;
  • Remarketing (facebook ads e Google ads).

Essas 3 formas de impactar a sua persona são de longe as que mais trazem resultados a curto prazo além de terem um custo mais controlável nas plataformas.

Se você deseja complementar o que aprendeu nesse post baixe o Ebook: Como Aumentar Visitantes Qualificados no Curto Prazo e veja como usar o facebook Ads e Google Ads para gerar mais oportunidades de negócios.

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x