Blog, Marketing de Conteúdo, Uncategorized,

Como construir autoridade online com conteúdo

Por Shymenne Siqueira em 23 de novembro de 2018
Aprenda como você pode entregar valor através do conteúdo e, consequentemente, construir autoridade online em seu setor de atuação.
Leitura de 6 minutos
Como construir autoridade online com conteúdo
5 (100%) 1 vote

De acordo com o relatório Content Trends de 2017, a maioria das empresas utiliza o marketing de conteúdo para conquistar reconhecimento de marca, ou seja, ser percebido como uma autoridade online em sua área de atuação.

Mas o que significa ser uma autoridade online?

Ter autoridade significa que você é especialista em determinado assunto ou nicho. E essa característica tem um peso enorme no ambiente virtual, pois gera valor competitivo: é através da autoridade que você conquista o reconhecimento e a confiança das pessoas.

E como o princípio básico de qualquer relacionamento é a confiança, ter autoridade online é fundamental para que você convença e se torne referência para milhares de pessoas que, possivelmente, nunca conhecerá.

E o que é preciso para construir autoridade online?

A resposta é simples: entregar valor! Ou seja, solucionar as dores de suas personas através daquele tipo de conhecimento que você domina.

Neste artigo vamos mostrar como você pode entregar valor através do conteúdo e, consequentemente, se tornar uma autoridade online em seu setor de atuação.

O que você vai encontrar nesse artigo:

Blog: o primeiro passo

Se você está começando do zero, o primeiro passo para se tornar uma autoridade na Internet é ter um blog, que é o espaço ideal para você publicar seu conteúdo, se relacionar com seus usuários através de comentários e também ser encontrado pelo Google.

Para construir um blog não é preciso um alto investimento, além disso, é uma estratégia que colabora muito com seu processo de vendas. É que através do blog seu consumidor tem a oportunidade de conhecer melhor sobre a sua área de atuação e estabelecer uma relação de confiança antes da negociação.

Mas para que isso aconteça, é preciso que você crie conteúdos eficazes, e que serão responsáveis por construir a sua autoridade sobre determinado assunto. E é sobre isso que vamos tratar logo abaixo!

Conteúdo de valor

Criar, publicar e promover conteúdos que solucionem os problemas de suas personas. Muitas pessoas acreditam que trabalhar com marketing de conteúdo seja apenas seguir esses três passos. Mas se você quer entregar valor e ser autoridade online, é preciso muito mais.

Seja relevante

Ser relevante é produzir um conteúdo que responda as dúvidas e apresente soluções pertinentes aos problemas de suas personas.

Um conteúdo relevante é o que comprova que você é, de fato, especialista em um assunto e uma fonte confiável para consultas. Por isso, invista em pesquisas e dados sobre aquilo que você está produzindo e conquiste seguidores pela qualidade do seu trabalho.

Palavra-chave

Uma das regras básicas da produção de conteúdo para o marketing digital é ter como foco uma palavra-chave que tenha bom volume de buscas e que se adequa aquilo que você está produzindo.

Por isso, ao produzir um conteúdo que responda as dúvidas do seu cliente, pesquise os termos que ele mais usa quando busca pelo assunto. Isso é fundamental para que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade.

Seja constante

Quem deseja trabalhar com marketing de conteúdo deve ter em mente que ter uma frequência de publicações é fundamental para o sucesso de sua estratégia.

Em poucas palavras, significa ter uma presença digital constante, ou seja, ter sempre novos conteúdos relevantes disponíveis para suas personas. Isso faz com que sua marca fique gravada na mente de seu público, ou seja, será sempre uma fonte segura de pesquisa quando seu público precisar de algo.

Encontre sua maior qualidade

A melhor forma de construir uma boa reputação online é identificar qual o seu ponto forte na sua área de atuação e, então, investir nessa área.

Quer um exemplo bem simples?

Você possui um salão de beleza e se destaca pelo seu trabalho com a coloração de cabelos em tons de vermelho. Pronto! Identificado o seu ponto forte na sua área de atuação, é hora de produzir conteúdos relacionados a cabelos com tonalidades em vermelho!

Invista em formatos diferentes

Quando se fala em conteúdo, na maioria das vezes ficamos presos a artigos e eBooks, mas temos uma gama de possibilidades para gerar valor através de outros formatos.

A cada dia, novos conteúdos são criados e disponibilizados na Internet, isso significa que não é tão simples assim se destacar. Mas você pode chamar a atenção de seu público através de vídeos, lives, infográficos, webinários, podcasts, relatórios de pesquisas, entre outros.

Aliás, o formato do conteúdo está diretamente ligado aos hábitos da sua persona. E isso é fundamental para a escolha do melhor formato de apresentação do seu conteúdo.

E lembre-se sempre: mais importante que o formato, é o valor agregado que ele tem para o seu público.

Otimize o seu site

De nada adianta produzir conteúdos relevantes se a forma como eles são apresentados não for atrativa para os usuários e para o Google!

É aí que surge a necessidade de um trabalho de SEO – Search Engine Optimization – , que irá auxiliar os mecanismos de busca a identificarem seu site como de qualidade e posicioná-lo nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

A boa notícia é que você não precisa ser um mago do SEO para garantir um bom posicionamento orgânico para o seu site. Aqui na Conexorama produzimos um conteúdo para ajudar você: 7 passos simples para uma estratégia forte de SEO!

Tenha provas

Uma das melhores formas de ser reconhecido como um especialista em determinado assunto ou área de atuação é ter uma prova social. Isso acontece porque é natural do ser humano acreditar ou optar por algo que já tenha sido experimentado e avaliado por outra pessoa.

São consideradas provas sociais:

Depoimentos e testemunhos
Avaliações em site
Número de seguidores e de compartilhamentos
Comentários em blogs e redes sociais

Por isso, ao produzir e compartilhar um conteúdo, deixe um espaço para comentários e avaliações. E não se esqueça de respondê-los, mesmo aqueles que tenham críticas negativas.

Resumão!

Para construir uma autoridade online é preciso três passos fundamentais e que se complementam:

1 – Empenho
2 – Dedicação
3 – Produtividade

Como falamos logo acima, a produção de conteúdos não deve parar, mas deve ser feita sempre com qualidade, focada em apresentar uma solução para o problema de sua persona e estar de acordo com as boas práticas indicadas pelo Google.

Parece difícil? Nada disso!

via GIPHY

Aqui no blog da Conexorama você encontra uma série de materiais que podem ajudar você a encontrar o melhor caminho para produzir com qualidade e se destacar no ambiente digital! Conte com a nossa ajuda!

Meta-descrição: Aprenda como você pode entregar valor através do conteúdo e, consequentemente, se tornar uma autoridade online em seu setor de atuação.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Shymenne Siqueira

Shymenne Siqueira

Content Expert em Conexorama
Jornalista de formação, apaixonada por marketing digital, redes sociais, memes, futebol e pão de queijo, uai!
Shymenne Siqueira