Embora o Google Adwords e o Facebook Ads sejam os queridinhos do momento entre os anunciantes online, o LinkedIn Ads vem despontando como um canal bastante interessante para empresas do mercado B2B. O motivo é o seu foco no público corporativo e o alto potencial de segmentação desse inventário com destaque para ramo de atuação e cargo ocupado pela audiência. Não é difícil imaginar o potencial de qualificação de visitantes oferecido pela plataforma de anúncios.
Por isso, para quem quer começar com o pé direito, listamos os oito passos a seguir na hora de anunciar no LinkedIn Ads. Confira!
O que você vai encontrar nesse artigo:
Essa é a principal dica para qualquer tipo de campanha em qualquer lugar. Defina bem o que você quer ao investir em anúncios ou prepare – se para uma atividade sem qualquer foco e, dificilmente, com algum resultado. Deseja que as pessoas apenas vejam o anúncio, que elas visitem a home page de seu site ou prefere que elas baixem um eBook ao preencher um formulário em sua landing page? Sempre defina o resultado que quer para a sua campanha antes de seguir adiante.
Você não poderá anunciar se o seu negócio não existir no LinkedIn. O requisito para isso é a criação da company page. É bastante simples de fazer, bastando apenas seguir esse guia.
Vá até a Homepage do LinkedIn, então, na coluna direita, clique em Serviços Empresariais e, em seguida, selecione a opção “Crie uma Company Page”:
Coloque o nome do seu negócio e o seu e-mail empresarial. O LinkedIn só permite criar company pages que possuam de fato um domínio e e-mail registrados.
Na edição da company page, você escolhe o seu segmento de negócio e número de funcionários, adiciona a descrição e, depois, é só salvar.
Com uma Company Page sob a sua administração, você já pode criar uma conta de anúncios para ela seguindo estes passos:
Passo 1 – Vá até a Homepage e clique em Veicular Anúncios. Você será levado à página das Soluções de Marketing do LinkedIn. Lá, você faz o login com seu e-mail e senha do LinkedIn.
Passo 2 – No canto superior direito da página, você clica em “adicionar uma conta”.
Passo 3 – Então, você seleciona a Company Page que vai usar, coloca o nome da conta e seleciona a mode que será usada na cobrança.
O primeiro passo indicado neste artigo foi definir metas para suas campanhas do LinkedIn. Agora, você precisa de uma maneira de saber se elas estão sendo alcançadas. Uma ferramenta que a rede oferece é a Insight Tag: um código Javascript que é instalado em todas as páginas do seu domínio para acompanhar o que seus visitantes fazem no seu site.
A Insight Tag pode ser encontrada selecionando o menu Tools > Conversion Tracking no canto superior direito da página da conta. Lá, você definirá a URL de conversão e copiará o código para ser instalado no seu website.
O LinkedIn conta com três tipos de campanhas: Sponsored Content, Text Ads e Sponsored InMail. Cada uma funciona da seguinte maneira:
Qual tipo de campanha escolher, vai depender das suas metas e orçamento disponível. A Sponsored Content é muito utilizada por produtores de conteúdos e materiais ricos, sendo bastante indicada para quem trabalha com geração de leads.
Vamos falar do pote de ouro do LinkedIn: a ferramenta de definição de público-alvo, em que você escolhe centenas de características de público para melhor atingir seus objetivos de campanha. Descrever tudo que pode ser feito na ferramenta é assunto suficiente para outro artigo, então vamos nos ater aos pontos mais importantes:
O orçamento mínimo para se trabalhar no LinkedIn é R$ 20,00 por dia para quem quer pagar por clique (CPC) e R$ 45,00 para quem quer pagar por mil impressões (CPM), sendo que este é mais indicado para quem trabalha com grandes somas. Para valores mais modestos, indico o CPC. Diferente de outras redes de anúncio, o orçamento não é distribuído de maneira uniforme ao longo do dia, mas sim aplicado sempre em primeiro momento, sendo muito comum ele se esgotar em poucas horas.
Aqui vai uma dica bem útil com base nas nossas experiências na Conexorama: Use o lance de CPC como freio de mão do gasto diário. Pode começar com o lance sugerido, mas se o dinheiro for logo gasto, baixe um pouco até encontrar o ponto de equilíbrio em que o orçamento será bem distribuído ao longo de 24 horas. Isto também reduzirá seu custo e lhe garantirá mais cliques.
Como o LinkedIn trabalha com um orçamento mais alto do que as demais redes, o mais indicado é que o monitoramento seja feito diariamente. Como as configurações de campanha podem ser alteradas a qualquer comento, o exercício de monitoramento contínuo é ideal para analisar os dados colhidos e melhorar a sua campanha.
E você, já testou o LinkedIn Ads? Crie sua campanha e compartilhe sua experiência conosco.