Analisar, Blog,

Clientes satisfeitos: arma secreta de boas estratégias de Marketing

Por Content em 18 de maio de 2018
Entenda a importância de planejar ações focadas na satisfação do consumidor e como as estratégias de marketing mudaram com o passar do anos!
Leitura de 5 minutos
Clientes satisfeitos: arma secreta de boas estratégias de Marketing
5 (100%) 1 vote

Bons profissionais de Marketing costumam ter uma grande preocupação em pensar em conteúdos relevantes, escrever bons textos e criar lindas imagens. Afinal de contas, é essa dedicação aos detalhes que gera mais Leads, oportunidades e, claro, inspira os clientes a comprarem seus produtos ou serviços, correto?

No entanto, bons profissionais de Marketing também conhecem uma outra verdade sobre seu trabalho. Você sabe qual?

Ultimamente, percebe-se que não importa o quanto de esforço que você coloca para criar e refinar uma boa estratégia de Marketing. Tem um fator que causa muito mais impacto em futuros compradores: a opinião dos seus atuais clientes.

É isso mesmo. Essas vozes falam muito mais alto do que qualquer post de blog e captam mais atenção do que qualquer anúncio. E é por isso que clientes satisfeitos são a arma secreta de toda boa estratégia de Marketing!

No artigo de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre a importância de planejar ações focadas na satisfação do consumidor, a evolução das estratégias de marketing com o passar do anos e também como encantar seus clientes e trazer resultados para a sua marca. Confira!

Clientes mais informados que nunca

Hoje em dia, as pessoas têm acesso a mais informações do que nunca. Com uma simples consulta à Internet, você consegue encontrar soluções para seus problemas. Isso é um fato que não pode ser negado.

Além disso, há infinitas opções do mercado. Há algumas décadas atrás, existiam poucas marcas no mercado. Agora, para cada produto que você precisa, existem centenas de marcas e preços.

Ou seja, diante dessa realidade, a conta é simples: informações somadas a mais opções disponíveis resulta em uma concorrência muito mais acirrada e em clientes mais exigentes.

Pensem comigo: no momento que eu identifico um problema, em poucos minutos posso pesquisar na internet quais as soluções que atendem minhas necessidades. Ali, já consigo analisar as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Quando eu estou no momento de compra, eu não preciso mais que os vendedores me expliquem os produtos. Pelo contrário, o que vai influenciar minha decisão são os benefícios, os descontos e o meu sentimento de satisfação.

Entendeu por que é tão importante pensar em estratégias focadas nos clientes e não necessariamente no produto ou serviço? As expectativas de seus compradores estão altas e o seu desafio é superá-las.

Proporcionar uma experiência única aos seus clientes é essencial para fazer com que sua marca cresça no mercado. E os profissionais de Marketing têm um papel importantíssimo neste desafio.

No entanto, você precisa caprichar no seu serviço ao cliente. Até porque não há estratégia de Marketing que consiga superar uma péssima experiência de um consumidor em relação à sua marca.

Como as estratégias de Marketing evoluíram nos últimos anos

Há dez anos atrás, se você já trabalhava com Inbound Marketing, provavelmente percebeu como as coisas mudaram desde então.

Naquela época, criar uma pauta de conteúdos relevantes para redes sociais e blog, fazer e-mails promocionais com seus produtos era o suficiente para obter bons resultados. Com o passar do tempo, todas as outras empresas começaram também a produzir conteúdos e colocar em prática estratégias de Marketing. E aí, a história mudou.

Os consumidores foram inundados por uma quantidade absurda de e-mails e posts em redes sociais. E não só as pessoas, como as próprias ferramentas, passaram a filtrar boa parte desses conteúdo e absorver apenas o que as interessava.

Atualmente (ou melhor dizendo, ao longo da última década), servidores de e-mails passaram a detectar como spams e-mails que você exclui sem sequer abrir, mídias sociais dão prioridade a postagens de amigos ou de empresas com alto grau de engajamento.

Nesse contexto, as antigas estratégias de Marketing não funcionam mais e é preciso inovar, se você quiser manter sua marca forte perante o mercado. Mas como gerar bons resultados e se destacar da concorrência? Vamos ver!

Como satisfazer clientes e gerar bons resultados?

Grandes empresas como Amazon e Nubank, estabeleceram um novo padrão de serviço ao cliente. Por exemplo, entrega em menos de 24 horas, profissionais de atendimento nos mais diferentes canais de contato (você já parou para refletir como é prático avisar no facebook do seu cartão de crédito que vai viajar e não precisar ir ao banco para habilitar compras no exterior?), algorítmos que sabem exatamente quais são suas necessidades de compra e também de gasto.

Essas facilidades foram inseridas tão facilmente em nosso dia a dia que hoje é exatamente esse tratamento que esperamos ter em todas as relações “comerciais”.

Mas é claro que essas exigências, quando falamos de pequenas e médias empresas, podem ser muito difíceis de serem atendidas.

Mas antes que você se desanime, calma! Nem tudo está perdido!

É justamente sobre isso que falei o texto inteiro: a sua arma secreta está justamente em encontrar formas de encantar o seu cliente.

E a satisfação pode surgir de várias formas. Não consegue fazer entregas são rápidas assim? Compense com um excelente produto! Não possui algoritmos capazes de “ler a mente” de seus clientes? Crie sua própria relação com eles por meio de um atendimento incrível no momento da compra e saiba quais são as necessidades reais.

As oportunidades de satisfazer os seus clientes são diversas e cabe a você investir nelas! Com certeza elas trarão ótimos resultados ao seu negócio!

E aí, você tem alguma experiência que comprova que a estratégia de Marketing focada no consumidor pode ser a mais assertiva para aumentar vendas, fidelizar clientes e solidificar sua marca? Compartilhe com a gente! Vamos adorar conhecer a sua história!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content