Blog, Leads,

5 estratégias para fazer captação de Leads e por que elas funcionam

Por Natália Gaspar em 13 de maio de 2022
No artigo de hoje vamos apresentar 5 técnicas matadoras para que você possa captar Leads cada vez mais qualificados para o seu negócio!

A captação de Leads é um dos principais objetivos do Inbound Marketing. Afinal de contas, ter Leads é essencial para a sobrevivência de um negócio. Mas de que vale ter milhares de leads se nenhum deles tem o perfil que sua empresa procura?

E isso faz da captação de Leads também um dos maiores desafios!

Se você já trabalha com marketing digital com certeza está sempre em busca de Leads Qualificados, não é mesmo?

Mas para gerar Leads Qualificados, você primeiro precisa gerar Leads e é aí que entra o investimento em processos para conquistar autoridade no mercado, captar, nutrir e atrair novos clientes.

Vale lembrar que o caminho para que um Lead se torne um cliente é repleto de ações que visam estreitar o relacionamento entre sua empresa e seu futuro cliente. E muitas vezes nos concentramos tanto nesse processo que esquecemos de pensar em formas de acelerar a captação dos Leads.

Por isso, no artigo de hoje vamos apresentar 5 estratégias para que você possa captar mais Leads – e cada vez mais qualificados – para o seu negócio! Vem com a gente!

O que são Leads?

De forma bem simples, podemos considerar que um Lead é um contato. Isso mesmo!

Uma pessoa que forneça informações pessoais para você ou sua empresa e, através dessas informações, você agora poderá manter uma aproximação e um relacionamento com ela.

No entanto, isso não quer dizer que esse Lead é qualificado. Afinal, nem todas as pessoas têm o perfil compatível com suas ofertas, ou real intenção de adquirir seu produto ou serviço.

Assim que esse Lead se integra à sua base de contatos, ele passa a fazer parte do seu funil de marketing e vendas e é nessa etapa que começa a qualificação desses contatos.

Mas qual a melhor forma de captar e qualificar esses contatos?

Vamos responder essa e outras perguntas ao longo do artigo. Continua com a gente!

A Importância da captação de Leads

Captar Leads é criar oportunidades de negócio para sua empresa, e uma das melhores formas de se fazer isso é através de estratégias de Inbound Marketing. Na metodologia do Marketing de Atração, os Leads chegarão até você naturalmente, mas não sem esforço!

A principal forma de conseguir Leads é oferecer algum benefício ou conteúdo em troca das informações de contato.

Note que estamos falando sobre gerar Leads, conquistá-los. E jamais cair na tentação de comprar Leads, através de listas de e-mails, por exemplo.

Em um primeiro momento essa “estratégia” pode parecer vantajosa, mas comprar uma lista fria de contatos pode prejudicar ao invés de ajudar, especialmente quando vemos uma preocupação cada vez maior com a privacidade de dados.

Ao comprar uma lista de contatos fria, na melhor das hipóteses, você verá um aumento na quantidade de Leads desengajados. Na pior das hipóteses, pode sofrer alguma sanção por infringir a LGPD.

A seguir vamos falar sobre estratégias de captação que realmente funcionam.

1. Invista em Landing Pages que convertem

No Inbound Marketing, podemos dizer que a Landing Page é sua principal aliada para geração de Leads, elas se diferenciam das demais páginas do site e seu único objetivo é a conversão.

As Landing Pages de conversão carregam um formulário, para capturar informações de contato e de perfil em troca de alguma oferta, como por exemplo, um eBook.

Não tenha medo de perguntar! Investir em formulários com perguntas estratégicas permite que você consiga segmentar melhor sua base de Leads, auxiliando na qualificação e nutrição e garantindo campanhas mais certeiras.

Você pode usar Landing Pages com formulários tanto para ofertas diretas, como para ofertas indiretas, adaptando as informações coletadas de acordo com a oferta.

A oferta direta é aquela que, já de cara, demonstra interesse do usuário em fechar uma compra, como o pedido de um período de teste gratuito, apresentação comercial ou pedido de orçamento. Esse tipo de oferta só funciona para aqueles Leads que já tem bem claro seus objetivos de compra.

Já a oferta indireta é recomendada para as etapas iniciais da Jornada de Compra, quando são oferecidos materiais educativos gratuitos em troca do cadastro dos Leads.

Uma dica importante: quanto maior a variedade de oferta, mais oportunidades de converter visitantes em Leads e, consequentemente, em clientes.

2. Explore suas redes sociais

Com a transformação digital, estamos conectados o tempo todo e já faz tempo que as redes sociais deixaram de ser canais apenas para se fazer e manter contato com amigos. Hoje, redes sociais dos mais diversos formatos se tornaram canais para fazer negócio!

Mas tome cuidado com as métricas da vaidade: redes sociais não são apenas para conseguir comentários e curtidas.

Um planejamento é extremamente importante, oferecer conteúdos de qualidade e relacionado ao seu negócio gera valor e autoridade. Além de atrair novos seguidores, ajuda a nutrir o relacionamento com seus seguidores atuais.

Se você já tem um público engajado, aproveite para divulgar suas Landing Pages, aumentando seu alcance orgânico e, consequentemente, seus resultados.

Se ainda não tem, investir em mídias pagas é uma ótima opção para construir audiência em suas redes.
Vamos falar mais sobre mídias pagas no próximo item, olha só:

3. Construa uma estratégia de Ads voltada para geração de Leads

Em tempos de alcance orgânico cada vez menores nas redes sociais, e concorrência cada vez maior na busca orgânica, as mídias pagas surgem como uma solução para conseguir mais visibilidade e mais velocidade para suas estratégias de marketing.

E mesmo que você já possua uma estratégia de Inbound Marketing consolidada, é muito importante que invista em mídia paga. A utilização de estratégias de mídias pagas em Inbound Marketing impulsiona o seu projeto. É a lei da Oferta e Demanda em tempo real.

Dentro da Gestão de Leads, o objetivo principal é entregar oportunidades para a abordagem de vendas. Através de campanhas de Ads com divulgação em massa dos materiais e Landing Pages nas redes sociais, você consegue alimentar seu Funil de Marketing trazendo mais visitantes.

Uma estratégia de Inbound Ads, ofertando materiais ricos e segmentando as campanhas para um público mais direcionado ajuda na entrada de Leads Qualificados.

E não pense que só faz Ads quem tem bastante verba disponível. Com os conteúdos e segmentações corretas, é possível gerar Leads por menos de R$2.

4. Amplie os pontos de conversão no seu blog

Novas publicações no blog devem fazer parte da sua rotina, mas não adianta fazer uma boa escolha de palavras-chave, produzir conteúdo relevante para suas Personas e atrair muitos visitantes se você não oferece pontos de conversão para que eles se tornem Leads.

Pop-Ups

O pop-up é uma ferramenta em que muitas vezes deixamos de investir por receio. Quem nunca se irritou com aquela janelinha que abre nos sites, não é mesmo?

Mas quando utilizado com inteligência, o pop-up deixa de ser invasivo para se tornar o gancho perfeito para uma nova oferta de material ou um convite para assinar sua newsletter.

No blog, por exemplo, o usuário costuma dividir sua atenção com vários elementos na tela, então colocar um pop-up estratégico pode ajudar a capturar a atenção para uma única atividade. Dessa forma ele se torna um excelente aliado nas suas ações de marketing digital para conversões de Leads.

Formulários em artigos

Se você realmente não quer usar pop-ups em sua estratégia, que tal apostar em formulários em meio aos artigos?

Talvez você já tenha percebido que usamos bastante esse recurso em nossos artigos, e podemos garantir que eles ajudaram a aumentar nossa taxa de conversão de visitantes em Leads.

Essa é uma ferramenta estratégica, portanto, invista na criação e otimização dos formulários. Quanto mais bem desenvolvidos e objetivos eles forem, maior será a sua capacidade de captação.

De modo geral, podemos indicar um padrão:

Calls-to-Action     

As chamadas para ação devem servir como uma ponte para que o usuário faça determinado movimento dentro do seu blog e são indispensáveis para quem busca estratégias de marketing que aumentem a captação de Leads.

Os CTAs (como são chamados) precisam refletir o valor da sua oferta e chamar a atenção para ela, além de indicar o próximo passo que você quer que seu visitante realize.

Por isso, um CTA precisa de um contexto. Mais do que criar um CTA chamativo e um texto persuasivo, é muito importante saber onde e de que forma colocar essa isca dentro do seu site, para não deixar escapar oportunidades.

Um CTA só entrega o que promete com uma boa estratégia de Marketing Digital.

Se você produz conteúdo de qualidade e ainda não investe em CTAs, chegou a hora de rever suas estratégias de Inbound. O uso deles é fundamental para direcionar visitantes para o preenchimento de formulários.

Por exemplo, se durante a leitura de artigo em seu blog, o visitante se depara com uma chamada para baixar um material rico complementar ao tema, provavelmente esse visitante entrará para o seu Funil de Vendas.

5. Invista em Co-marketing

O marketing compartilhado acontece quando duas (ou mais) empresas que possuem o mesmo público se unem para criar um conteúdo e causar um impacto que, sozinhas, seria mais difícil conseguir.

Conteúdo criado, as empresas precisam promovê-lo para suas bases. Isso ajuda as empresas envolvidas a construírem autoridade para bases diferentes das suas e, consequentemente, captar um volume maior de Leads Qualificados.

Ele pode ser uma estratégia poderosa para que sua base de Leads dê um salto. E, tudo que você precisa para isso, é saber planejar o co-marketing certo.

Agora que você já conhece alguns recursos que podem ajudar sua empresa a captar mais Leads, o importante é dar o primeiro passo. Para isso, comece investindo em um planejamento estratégico, que é uma ferramenta extremamente importante para o sucesso do marketing de qualquer empresa.

Conheça suas Personas, defina quais estratégias de prospecção serão desenvolvidas, estabeleça suas metas e objetivos, trace um plano de ação, monitore seus resultados e teste sempre novas possibilidades.

E você? Quais estratégias utiliza para captação de Leads? Compartilhe suas experiências conosco!

Banner "Reduzimos o custo por Lead em 83%. Isso significa um CPL menor de 2 reais!"
Natália Gaspar

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x