Blog, Marketing de Conteúdo,

Calendário Editorial no Marketing de Conteúdo: o que é e como criar?

Por Natália Gaspar em 10 de junho de 2022
Para obter resultados na rotina de produção de Conteúdos, você precisa investir em estratégias integradas de longo prazo e aqui entra o Calendário Editorial. Confira!

Para obter resultados expressivos com Marketing de Conteúdo é necessário muito mais que uma rotina de produção de artigos e Materiais Ricos.

Sabemos que alimentar um blog com regularidade pode ser um desafio, afinal sempre aparecem diversas situações urgentes que demandam atenção imediata.

Mas, para a sua estratégia de Inbound Marketing ser eficaz, é fundamental ter uma organização bem detalhada que evite os atrasos e otimize suas publicações.

Saber o que, onde e quando publicar tem relação direta com a autoridade de sua marca.

Afinal de contas, para que tudo isso faça sentido para o seu leitor (e quem sabe possível cliente), é preciso haver uma estratégia integrada, e é aí que entra o calendário editorial.

Confira neste artigo como criar um calendário editorial de Marketing de Conteúdo, as ferramentas que podem auxiliar em sua produção e os benefícios de adotar essa etapa em seu planejamento de marketing digital. Vamos lá?

O que é um Calendário Editorial

O Calendário Editorial, resumidamente, é um documento de planejamento que registra toda a sua programação de estratégia de conteúdo.

É uma ferramenta simples, mas de extrema importância em um planejamento de Marketing Digital, e serve como um roteiro, que guia e orienta sobre:

A elaboração de um calendário editorial precisa estar entre as primeiras atividades de um planejamento de marketing digital, vindo muitas vezes antes mesmo da criação do Blog.

Ele é essencial para rastrear os tipos de conteúdo nos quais vale a pena investir, além de direcionar para um plano de ação eficaz.

E, vale citar, não existe um calendário perfeito, afinal como em tudo em Marketing, você pode ajustar ao longo do seu projeto e de acordo com as demandas que vão surgindo. O mais importante é ter em mente que ele deve servir de norte para seu planejamento de conteúdo.

Como você pode perceber, além de auxiliar a equipe a organizar e armazenar ideias sobre conteúdos, um calendário editorial pode ainda otimizar o processo criativo, antecipar tendências e conteúdos e até mesmo reduzir o gasto de recursos.

Passo a passo para criar o seu calendário editorial

Antes de iniciar esse “passo a passo”, é importante ressaltar que não existe um formato pré-estabelecido de calendário editorial.

E isso significa que essa atividade deve ser pensada, discutida e estruturada cuidadosamente com a participação de toda a equipe envolvida.

Mas existem algumas etapas que podem ser seguidas na construção de um calendário editorial, e algumas dicas que podemos compartilhar para que, ao final deste artigo, você consiga encontrar as melhores práticas para desenvolver o seu próprio Calendário Editorial. Vem com a gente!

1. Onde estruturar o calendário editorial?

Um calendário editorial precisa ser compartilhado entre todas as pessoas do time, certo? E, para fazer isso, o primeiro passo é escolher a ferramenta que melhor se adapta às suas necessidades.

Conheça agora algumas sugestões de ferramentas:

Planilhas

Uma das ferramentas mais populares para a construção de calendários editoriais, as planilhas são sempre uma boa opção, sejam elas na nuvem (como por exemplo as do Google) ou as criadas no Excel e salvas em um servidor.

Fáceis de acessar, as planilhas são simples de ser editadas e compartilhadas.

Aqui na Conexorama adotamos planilhas do Google Drive para esse tipo de atividade: tanto para calendário editorial de artigos, como para materiais ricos, e também redes sociais.

Veja só:

Captura de tela artigos calendarioCalendário editorial de artigos Conexorama

Captura de tela materiais calendario

Modelo de calendário editorial de materiais ricos Conexorama

Trello

O Trello é uma das ferramentas mais populares entre os profissionais de Marketing. É, inclusive, a ferramenta adotada por grandes canais de notícia, como o Mashable, ReadWrite, e The Changelog.

Uma das principais características do Trello é a facilidade de visualização do calendário editorial, além da possibilidade de se realizar uma gestão mais simples, controlando cada etapa do processo através dos quadros.

Captura de tela Trello

Tela Inicial Trello

Google Calendar

O Google Calendar é considerado por muitos profissionais da área como o melhor formato de calendário editorial.

E isso acontece pois essa ferramenta também funciona como uma agenda, para você marcar e ser lembrado de seus compromissos, além da familiaridade com os recursos disponíveis.

Dessa forma, ao criar o calendário editorial no Google Calendar, você pode criar eventos e ativar alertas para a execução das tarefas e ainda convidar os demais membros da equipe para colaborar.

2. Defina seus objetivos

Já escolheu a ferramenta que vai utilizar para construir o seu calendário editorial?

Agora, é preciso saber o que você pretende conquistar com ele. Ou seja, é preciso definir os objetivos.

Ao definir os objetivos, você especifica que tipos de conteúdos você irá precisar produzir para alcançá-los com mais facilidade e consistência, além de atuar melhor na Jornada de Compra da sua Persona.

Alguns exemplos de objetivos a serem alcançados são:

É sempre válido lembrar que esses objetivos precisam ser bem específicos e fáceis de entender. Afinal de contas, é com base neles que você irá saber se sua estratégia de Marketing de Conteúdo está no caminho certo.

3. Trace o plano de ação

Você já traçou seus objetivos, certo? Mas o que será preciso fazer, ou produzir, para alcançá-los?

Agora é hora de você definir as ações necessárias que vão te ajudar a alcançar os objetivos definidos no passo anterior.

Aqui, é preciso deixar claro o que deverá ser produzido e quais canais serão utilizados, como por exemplo: blogposts, vídeos para Youtube, materiais ricos, Landing Pages, email marketing, e outros.

4. Defina a frequência de publicações

Além de documentar as atividades que precisam ser realizadas, o seu calendário editorial também deve trazer informações referentes a frequência de determinadas produções, suas publicações e a quantidade.

Muita informação? Sim!

Mas é justamente por isso que utilizamos o calendário editorial. Assim, essas informações ficam documentadas e compartilhadas com todo o time, em vez de presas a uma só pessoa.

Inclua, além da frequência de publicação de conteúdo, a data definida para cada publicação e divulgação. Isso reduz consideravelmente as chances de atrasos.

Neste passo é importante planejar com cuidado para criar uma escala realista de publicações, afinal a regularidade é fundamental para garantir um bom ranqueamento no Google e reforçar a autoridade da sua marca.

5. Planeje seus conteúdos

Agora que você definiu o tipo de conteúdo que precisa e a frequência com que serão divulgados, chegou o momento mais estratégico: o planejamento de conteúdos.

Nesta etapa você precisa definir:

E, claro, os conteúdos desse planejamento serão variados conforme o tipo de material que será produzido. Por isso, fique de olho em todas as etapas de sua estratégia de conteúdo.

6. Onde os conteúdos serão divulgados?

Nesta etapa você precisa conhecer bem sua Persona e qual tipo de conteúdo e canal de divulgação precisa usar para chegar até ela.

Na Conexorama, investimos bastante nas publicações do Blog, produzindo artigos que também utilizamos nos emails marketing.

Diversificar seu conteúdo de acordo com os canais de divulgação é importante para conversar adequadamente com seu Lead, afinal, apesar de terem o mesmo objetivo, cada canal tem suas particularidades.

Os emails exigem uma atenção especial na definição de qual tipo é melhor para qual conteúdo.

Por exemplo: você pode enviar uma newsletter com os principais temas abordados no seu blog, ou inserir um case de sucesso em um e-mail promocional.

Ainda sobre os e-mails é preciso que você tenha definido também:

Podemos dizer que e-mail marketing é mais do que um canal de divulgação, afinal ele conduz o Lead para as etapas seguintes do funil de vendas, então, invista em materiais que contribuam para a criação de um fluxo de nutrição eficiente.

7. Siga o cronograma

Com certeza essa etapa é a mais difícil de um calendário editorial.

Sim. Seguir à risca o que foi estabelecido e cumprir os prazos determinados é um dos grandes desafios dos profissionais de marketing. Afinal de contas, esse processo não depende de uma só pessoa e funciona em cadeia.

Por isso, mantenha seu cronograma atualizado e consulte sempre que puder o seu calendário. Isso ajudará você a se lembrar das datas e atividades definidas e, se precisar, realizar os ajustes necessários ao longo do processo.

Os benefícios de um calendário editorial

Agora que você já sabe como criar o seu calendário editorial de Marketing, vamos trazer 9 benefícios para que você abrace essa ideia e comece a implantar essa estratégia. Veja só:

  1. Otimiza a visão geral de seu planejamento;
  2. Ajuda a manter a frequência de publicações;
  3. Reduz os atrasos das publicações;
  4. Facilita a produção de novos formatos de conteúdos;
  5. Equilibra a produção de conteúdos de topo, meio e fundo de funil;
  6. Organiza a utilização de palavras-chaves, evitando repetições;
  7. Melhora o alinhamento do time de marketing;
  8. Documenta todos os passos, auxiliando na revisão estratégica;
  9. Possibilita uma melhor visão na avaliação dos resultados.

O Calendário Editorial também pode e deve ser aplicado nas estratégias de suas Redes Sociais, inclusive ele ajuda a organizar adequadamente o fluxo de trabalho, uma vez que engloba tanto a área de criação quanto a de redação dos conteúdos.

Por fim, construir um calendário editorial e utilizar “de verdade” as informações levantadas, facilita o acompanhamento do seu conteúdo, ajuda também a mensurar seus resultados e a produzir materiais de qualidade de acordo com seu público alvo, o que impacta positivamente nos seus resultados. Então, mãos à obra!

Se você ainda tiver dúvidas, ou alguma dica estratégica, divida aqui com a gente nos comentários!

Natália Gaspar

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniela
Daniela
1 ano atrás

Excelente conteúdo! Ajudou demais! Obrigada! 🙂

Shymenne Siqueira
Editor
1 ano atrás
Reply to  Daniela

Oi Daniela! Que bom que nosso conteúdo ajudou! E fique de olho nas nossas atualizações!

2
0
Would love your thoughts, please comment.x