Analisar, Blog, Growth Hacking,

O que é Business Intelligence (BI) e como funciona?

Por Content em 18 de julho de 2018
Neste artigo, entenda o que é Business Intelligence (BI) e como essa técnica pode ajudar a tomada de decisão da sua empresa. Confira!
Leitura de 6 minutos
O que é Business Intelligence (BI) e como funciona?
5 (100%) 2 votes

A rotina de qualquer empresa envolve tomar decisões diariamente. E, para isso, é preciso que os gestores tenham acesso à maior quantidade de informações possível. Afinal, só com uma visão global sobre o que está acontecendo na sua companhia – fatores internos e externos – é que pode-se garantir escolhas acertadas. E diante desse contexto é que vem ganhando destaque o Business Intelligence. Mas você sabe do que se trata?

Neste artigo, vamos falar sobre o que é Business Intelligence (BI) e como essa técnica pode ajudar a tomada de decisão da sua empresa. Confira!

Business Intelligence: o que é?

De forma bastante simples, Business Intelligence (BI) é uma técnica de coleta, organização, análise e visualização de dados relevantes para uma empresa.

A ideia é levantar dados brutos de diversos sistemas – CRM, ERP ou mesmo redes sociais – e estruturar todos esses elementos, até que se tornem informações organizadas. Dessa forma, a partir de gráficos, tabelas e planilhas, é muito mais simples entender o que está acontecendo e tomar decisões fundamentadas.

Para compilar todos esses dados, são utilizadas ferramentas como Power BI, da Microsoft, Business Intelligence 12c, da Oracle, entre outras opções já disponíveis no mercado.

Vantagens ao utilizar Business Intelligence na sua empresa

Cada vez mais, líderes e gestores buscam ter em mãos informações consistentes antes de tomar qualquer decisão.

E, apesar de essa ser uma necessidade antiga, atualmente existe uma quantidade muito maior de dados que podem ser interpretados. Por exemplo, além de dados cadastrais e registros de compra, já é possível monitorar todos os hábitos de consumo e preferências de cada cliente.

Todas esses registros e métricas, se não forem bem trabalhadas, podem se perder ou ter pouquíssima utilidade para os gestores de uma empresa. No entanto, com uma boa estratégia de Business Intelligence, esses dados se tornam valiosas fundamentações para a tomada de decisão.

Ainda não está muito claro? Pois bem, vamos explicar mais detalhadamente como aplicar Business Intelligence!

Uma empresa guarda uma infinidade de dados. Entre eles:

  • Registros de vendas
  • Custos de manutenção
  • Escala de funcionários
  • Reclamações e feedback de clientes
  • Envolvimento com o público em redes sociais
  • Planilhas com outros dados relevantes

Essas informações, por si só, contribuem para o controle dos processos da sua empresa, mas muito pouco influenciam nas decisões estratégias, concorda?

Agora, se houver uma ferramenta capaz de reunir todas essas informações e um profissional que se dedique a interpretá-las, esse amontoado de dados desconexos podem servir como base para muitas estratégias. Entre elas:

Obter insights em relação ao comportamento do consumidor

Uma das principais vantagens de investir em Business Intelligence é o fato de que você conseguirá informações consistentes para analisar as atuais tendências de compras do seu público. E uma vez que você entendeu quais são esses hábitos de consumo, pode desenvolver produtos que vão ao encontro dessas preferências.

Controlar processos internos da sua empresa

Pare para fazer um exercício rápido: você sabe exatamente quem são os melhores colaboradores da sua empresa? Consegue identificar quais setores necessitam de melhorias? Tem pleno conhecimento dos gargalos produtivos?

Pois bem, se você respondeu não para alguma dessas perguntas (ou para todas), você precisa melhorar o controle dos processos que ocorrem diariamente na sua empresa. E para isso, nada melhor do que investir na implementação de um bom sistema de Business Intelligence. Ele vai ajudar você a ter uma visão mais sistêmica de todos esses processos, além de identificar áreas que precisam de melhorias.

Ter que analisar centenas de páginas e planilhas para ter acesso a essas informações pode ser bastante desgastante, não é? Com a ferramenta certa e profissionais capazes de estruturar todas esses dados, você ganha em produtividade e organização.

Traçar estratégias mais assertivas de Marketing e Vendas

Se você trabalha na área de Marketing ou de Vendas, provavelmente busca a maior quantidade possível de informações sobre os seus clientes (ou potenciais clientes). Afinal de contas, é a partir desses dados que você vai traçar estratégias para obter bons resultados e gerar vendas.

Com um sistemas de Business Intelligence, você consegue coletar dados confiáveis para estabelecer padrões de comportamento e fazer uma abordagem mais efetiva – seja no Marketing ou mesmo em Vendas.

Ufa! Deu para perceber que, seja em relação ao faturamento dos produtos, à produtividade da equipe, à eficácia das campanhas em redes sociais ou ao posicionamento de mercado, o Business Intelligence é capaz de tornar suas decisões muito mais assertivas!

Como implementar BI no seu negócio?

Antes de sair por aí interpretando uma série de dados, é preciso definir estratégias para que sua empresa consiga alcançar bons resultados por meio de um sistema de BI.

Além disso, também é preciso que toda a equipe acredite e se engaje no projeto. O gestor deve ter a flexibilidade para compreender como os dados estruturados podem melhorar a performance de toda equipe. Da mesma forma que a equipe de analistas de BI precisam conhecer as necessidades dos colaboradores.

De todo modo, existem três pontos básicos para implementar uma estratégia de Business Intelligence. Veja quais são elas:

Dados de qualidade

Para tomar decisões acertadas, você precisa de informações de qualidade. Do contrário, pode comprometer toda a estratégia.

Por isso, invista em uma boa governança de dados, para que o registro das informações seja feito com qualidade. Eles também devem ser acessíveis (às pessoas que estão autorizadas) e fáceis de serem interpretados.

Tenha objetivos claros

Para fazer uma boa análise, os profissionais de BI devem ter em mente quais são os objetivos que a sua empresa tem em relação às estratégias definidas.

Imagine se eu entregar a você uma série de documentos e não explicar o que pretendo com isso. Você não saberá nem por onde começar, correto? O mesmo acontece com os analistas de Business Intelligence.

Por isso, identifique quais são as metas do seu negócio, os pontos fracos e os gargalos que devem ser otimizados com os processos de BI.

Realize mudanças a partir dos resultados

Por fim, de nada adianta fazer toda essa análise, se elas não ajudarem, de fato, na tomada de decisões. Ou seja, de acordo com os resultados obtidos, você deve começar a fazer mudanças na sua empresa.

Só assim será possível otimizar as rotinas, remover gargalos produtivos e ter mais lucro!

Espero que essas informações tenham sido úteis para ajudar no processo de tomada de decisão na sua empresa! Ficou com alguma dúvida? A gente responde para você! 🙂

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content