*Como fazemos, Blog,

Briefing de Marketing Digital: quais as perguntas a fazer para um projeto perfeito

Por Patrick Chieregato em 19 de junho de 2019
Leitura de 7 minutos

Eu sei que você está ansioso para saber quais são as perguntas certas que devem ser feitas para um projeto perfeito no briefing de Marketing Digital, porém antes gostaria de revisar o que é um briefing.

Aqui, na Conexorama, adoramos utilizar analogias, como por exemplo o voo de um avião para explicar como as engrenagens se unificam para potencializar o RD Station  e eu irei seguir essa linha para mostrar o que é um briefing.

Imagina que você é um piloto de avião e irá realizar um voo do aeroporto A até o aeroporto B. Mesmo que você se considere um piloto experiente será necessário criar um planejamento para colher todas as informações necessárias no voo que irá executar.

O briefing, assim como o plano de voo, funciona como um documento que irá conter todas as informações importantes e os detalhes necessários para guiar um projeto do início ao fim. É importante dizer que o briefing não se resume ao registro de informações, ele também serve como um local que será documentado quais ações serão importantes para o projeto, as dificuldades envolvidas, as metas que devem ser alcançadas, o método que será utilizado entre outros itens fundamentais.

Por isso que no artigo de hoje, vamos discorrer sobre a construção deste registro de informações (do briefing) para o seu Marketing Digital. Segue comigo!

A importância do briefing?

Dando continuidade na analogia do voo que utilizamos acima, o briefing ou plano de voo têm um papel fundamental na realização de um projeto, pois ele irá guiar todos os envolvidos durante a execução. No projeto, se o briefing não estiver completo é possível que haja um desvio na rota e o destino final não seja o esperado.

Neste ponto do artigo você já entendeu que o briefing funciona como um guia do seu projeto e que a criação incompleta do briefing pode prejudicar os resultados esperados. Agora, o próximo passo é entender quais são as perguntas certas a fazer para um projeto perfeito na realização do briefing de Marketing Digital.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o que é um briefing ou um plano de Marketing Digital, indicamos que você confira este artigo: Plano de Marketing Digital: o que é, como definir e exemplo de plano.

Quais as perguntas certas para o Marketing Digital.

Agora, imagine que as perguntas que devem ser realizadas na elaboração do seu briefing precisam sanar todas as dúvidas que podem surgir durante a execução do projeto.

Para te ajudar iremos listar algumas perguntas que não podem faltar na elaboração do briefing, porém como uma receita é preciso adaptar essas recomendações para que seja possível atender as especificidades da sua realidade.

1.Quem é a empresa envolvida no projeto?

A primeira etapa na realização de um briefing no Marketing Digital é conhecer a empresa na qual será prestado o serviço. Antes de você começar a fazer perguntas para o cliente, sugerimos que crie um roteiro separando as perguntas por tema.

Abaixo, listei algumas perguntas que costumamos fazer aos nossos clientes sobre o histórico de Marketing Digital da empresa:

  • Quais redes sociais são utilizadas?
  • Qual objetivo a ser alcançado em cada rede?
  • Qual rotina de publicação?
  • Qual é o tom / voz da marca?
  • Como eles trabalham com e-mail marketing?

Lembrando que todas as perguntas que listamos se resumem ao Marketing Digital, ou seja, você também pode abordar outros temas como estrutura da empresa na área de marketing e vendas, gestão de Ads e outros pontos importantes.

2.Qual é a direção do projeto? (Objetivos e metas)

A segunda parte que não pode faltar, depois de conhecer a empresa na etapa um, é realizar um alinhamento sobre os objetivos e metas que serão perseguidas no projeto de Marketing Digital.

A direção do projeto será consultada no momento de listar quais serão as atividades realizadas durante o projeto, bem como a prioridade de cada uma dessas ações. Quando você não tem claro quais são os principais objetivos e metas do seu cliente se torna mais difícil atender as necessidades mais importantes e realizar a entrega de valor que ele espera.

Algumas das perguntas que indicamos nesta etapa estão relacionadas ao funil do marketing, sendo assim é válido perguntar:

  • Qual é a meta de Visitantes?
  • Qual a meta de Leads?
  • Qual a meta de Leads Qualificados?
  • Qual a meta de Oportunidades e Vendas?
  • Qual é o espaço de tempo para alcançar todas essas metas?

3.Como serão alcançados os objetivos e metas?

Agora chegou o momento de traçar qual será o plano de execução. Neste momento é importante ter um cronograma de atividades que seja ajustado conforme as necessidades do cliente para alcançar os objetivos o quanto antes.

Indicamos que você questione todos os processos atuais do cliente que irão influenciar na sua rotina de desenvolvimento do projeto de marketing digital. Um bom exemplo é perguntar quem será responsável por realizar aprovações, quais serão os pontos de contato, quais canais de comunicação serão utilizados, entre outros.

4.Quem é a Persona?

Recomendamos que antes de realizar perguntas sobre as Personas do seu cliente, você questione qual foi o método que eles utilizaram para defini-las, assim evitará se basear em suposições.

Aqui na Conexorama, sempre questionamos se os clientes possuem uma base de dados dos clientes com informações qualificadoras como cidade, segmento de atuação, número de funcionários, entre outras perguntas importantes.

5. Qual é o mercado de atuação e quem são os concorrentes?

Uma etapa importante no desenvolvimento de um projeto de Marketing Digital é o estudo do mercado de atuação e de concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos ou apenas concorrentes “digitais’,’ aqueles que competem pelas mesmas palavras-chave.

Durante esse estudo é necessário que fique claro quais sãos os diferenciais de cada concorrente, como se posicionam e quais são as estratégias de marketing utilizadas neste mercado. As informações qualificadoras dos concorrentes como posicionamento e estratégia irão fornecer um conhecimento sobre o mercado de atuação e suas autoridades. Outro ponto que deve ser levado em consideração nesta etapa são os números do Marketing Digital: seguidores nas redes sociais, visitantes no site, avaliação de SEO, essas informações irão funcionar como referências para medir os resultados do projeto de marketing.

Conclusão

A criação bem feita de um briefing irá definir qual será o rumo do projeto de Marketing Digital, assim como os resultados que serão alcançados. Para isso, é essencial questionar todos pontos que podem gerar dúvidas durante a execução do projeto.

Nesse post, apresentamos algumas das perguntas que não podem faltar na criação de um briefing de sucesso no Marketing Digital. De forma resumida, podemos dizer que:

  • A primeira etapa é conhecer a empresa envolvida no projeto para compreender toda a sua estrutura de trabalho e histórico de marketing;
  • O passo seguinte é conhecer quais são os objetivos e metas da empresa para saber quais serão as prioridades e resultados que devem ser alcançados.
  • Na terceira etapa será questionado quais objetivos e metas que vão orientar o projeto, como por exemplo, processos de aprovação e pontos de contato.

As duas etapas seguintes tem como papel colher informações que possam ser utilizadas como um norte para iniciar o projeto de Marketing Digital.

Esperamos que, com o auxílio deste post, você consiga mapear todas as perguntas que não podem faltar para criação de um briefing de Marketing Digital e se ainda houver dúvidas não deixe de nos enviar nos comentários abaixo.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Patrick Chieregato

Implementation Success Manager em Conexorama
Sou um workaholic apaixonado por marketing. Sempre procuro compartilhar conhecimento e aprender a cada dia mais. Adoro praticar esportes radicais e nos momentos de descanso ler livros.
Patrick Chieregato