Blog, Email Marketing,

Assuntos de e-mail marketing: 6 fatores essenciais para aumentar sua taxa de abertura

Por Camilla Edlim em 28 de outubro de 2020

Se você está gerenciando um negócio, tenho certeza de que está usando algumas táticas de marketing – e talvez até mesmo de Inbound Marketing – para se comunicar com os seus consumidores.

Independente de quão bem estejam indo suas estratégias, tenho certeza que tem um ponto que pode ser ainda melhor: as taxas de abertura dos seus e-mails.

Você pode ter a melhor campanha de e-mail do mundo, mas ela será inútil se os seus Leads não olharem para os assuntos dos seus emails e decidirem não abrí-los

Fazer com que o público clique na sua mensagem é metade do caminho andado.

E tudo se resume às palavras que geram cliques no assunto do seu email marketing.

Se você não considera o assunto do e-mail marketing importante? Reconsidere!

Quer saber ainda mais sobre como e por onde começar a criar assuntos de e-mail que chamam atenção? Continue lendo!

A importância do e-mail marketing

Se você quer divulgar sua empresa e fidelizar clientes com uma estratégia eficiente, então o e-mail marketing é uma das ferramentas que você precisa conhecer e dominar para construir um relacionamento com sua base de Leads.

Ao usar o e-mail como uma ferramenta de publicidade, você garante um canal de vendas efetivo. O e-mail marketing é um dos principais meios de comunicação entre empresas e Leads.

Mesmo que sejam diversas as metodologias e mídias que surgem no marketing digital, as campanhas de e-mail marketing seguem como as ações com o melhor custo benefício nos mais diferentes segmentos de atuação. 

Claro que, para isso, você precisará fazer o trabalho do jeito certo.

O e-mail marketing é uma oportunidade de gerar uma conexão com o seu público e acredito que você, assim como eu, não gosta de deixar as boas oportunidades passarem em branco.


Por isso, fiz questão de colocar neste artigo os 6 fatores que influenciam na taxa de abertura dos seus e-mails para que você conheça e aplique hoje mesmo no seu negócio.

6 fatores que vão influenciar na taxa de abertura dos seus e-mails

Existem várias opiniões na internet sobre como aumentar taxas de abertura, mas só estamos interessados nos dados concretos por trás do sucesso da taxa de abertura e de clique.

Veja os 6 fatores que influenciam essas taxas:

1 – Teste A/B

Vamos a um exemplo: supomos que, em um envio, você obteve uma taxa de abertura de 12%. Se este não for um bom número para a sua base, você pode realizar um novo envio para os contatos que não leram, porém, utilizando um novo assunto. 

Após isso, basta avaliar os resultados e verificar se houve aumento na taxa de abertura. 

Teste diferentes tipos de títulos e acompanhe as taxas para identificar alguns pontos que fazem a diferença. 

Por exemplo, você pode testar dois assuntos de e-mails diferentes para ver qual deles apresenta uma taxa de abertura maior. O famoso teste A/B.

Dessa forma, você não precisa adivinhar qual é o assunto preferido do público. Você pode rodar um teste A/B para uma parte da sua lista de e-mails e identificar a performance.

Teste AB no assunto do e-mail marketing

2 – Seja direto

Deixe o texto extenso para o corpo do e-mail. No assunto é hora de mostrar o porquê do seu contato e atrair o seu Lead a conferir o e-mail. 

O ideal é estabelecer um limite máximo de 47 caracteres. Este é o tamanho que os aplicativos de e-mail mostram nos smartphones. Ou seja, não vai deixar a sua mensagem cortada e talvez sem sentido.

Já para os computadores esse limite pode chegar a 55 caracteres. Mas, lembre-se de ser sucinto e direto em poucas palavras. Isso é possível!

A ideia é que seu Lead abra o e-mail e interaja com o conteúdo, demonstrando interesse e engajamento com o que você tem a dizer no primeiro olhar.

Assunto de e-mail mais direto

3 – Gatilhos mentais

E o que colocar no assunto do e-mail para gerar conexão? 

Uma dica é usar os famosos gatilhos mentais. 

Eles são elementos que, quando usados, têm o objetivo de “mexer” com o instinto do ser humano e ajudá-lo a tomar decisões.

Entre os exemplos de gatilhos mentais mais usados para conseguir que seu Lead abra seus e-mails você pode usar:

Você pode usar um ou dois gatilhos ao mesmo tempo. O que importa é ter uma estratégia assertiva de acordo com o conteúdo.

Utilize os gatilhos mentais de uma forma atrativa, sem exageros ou mentiras. Lembrando que é preciso gerar conexão, mas sem ilusões.

Gatilhos mentais nos assuntos de e-mail marketing

4 – Perguntas

Quando fazemos perguntas a outra pessoa, a primeira ação é respondê-la mentalmente ou  representar uma necessidade que o outro está passando.

E essa é uma boa estratégia na hora de criar um bom assunto de e-mail. Utilizar perguntas pode envolver mais o Lead do que uma frase de afirmação.

Com a pergunta certa no assunto do e-mail você consegue deixar claro, desde o começo, que está ali para ajudar o Lead a garantir a proposta de valor que ele procura. 

Utilizar perguntas nos assuntos de e-mail marketing

5 – Conhecer o público e saber como ele se comunica

Se o conteúdo do e-mail enviado estiver alinhado com os interesses da sua Persona, as chances de sucesso são muito grandes.

É aquela velha questão: se for relevante e interessante, as pessoas vão consumir a informação. E uma boa estratégia de e-mail deve ser pensada no seu público, sempre!

Para isso, você pode incluir variáveis no assunto do e-mail, e até mesmo usar emojis. 

Com o tempo você vai entender melhor o que funciona e o que não funciona com a sua base de Leads

A importância de conhecer seu público na hora de escolher um assunto para o e-mail marketing

6 – Prometa apenas o que pode cumprir 

Você já sabe que o seu assunto deve casar com a mensagem do seu e-mail e gerar interesse do seu Leads. Mas, para chamar atenção não precisa mentir!

A criatividade está liberada, mas precisa ter a proposta de valor alinhada com o conteúdo para você ter uma boa resposta no seu envio. 

Por isso, mantenha as suas promessas e não faça assuntos de e-mail que vão apenas despertar a curiosidade do Lead para que ele abra seu email.

Crie assuntos que sejam relevantes e entreguem um conteúdo de valor ao abrir o e-mail.

[Dica Bônus] Antes de disparar, faça um checklist básico

Antes de fazer o seu disparo, vale a pena checar novamente os principais pontos a fim de evitar que alguma falha tenha passado despercebido. Afinal, não podemos desfazer o envio de um e-mail.

Para facilitar sua vida, siga as perguntas abaixo, respondendo-as antes de agendar o disparo do seu email marketing:

  1. Já revisei o texto?
  2. Eu já verifiquei se todos os links e imagens estão funcionando?
  3. O meu título está bom, do tipo “matador”?
  4. Eu já avaliei as chances de meu e-mail cair como SPAM?
  5. Eu já inseri o CTA (chamada para ação)? Ele está em um lugar visível?
  6. Já inseri o link de descadastro (Opt-out)?
  7. Estou enviando para a lista certa?
  8. Conferi a assinatura do e-mail e o melhor dia do envio?

Feito todas essas checagens é só agendar o disparo e aguardar os resultados!

Agora que você já conferiu algumas dicas para melhorar as taxas de aberturas do seu e-mail, use a criatividade, faça testes e invista nessa ferramenta super útil e prática.  

Se você tem alguma dica para acrescentar e que super dá certo nos seus disparos, que tal compartilhar conosco?

Se estiver com alguma dúvida, deixe seu comentário que vou adorar responder! Até mais.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Camilla Edlim

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x