Blog, Métricas,

Análise de concorrentes: como fazer e gerar estratégias de Marketing Digital

Por Liz Campbell em 20 de outubro de 2021
Um guia para você conhecer as ferramentas e o processo para entender melhor a competição que sua empresa está inserida. Confira!

O termo análise de concorrentes pode soar um pouco estranho não é mesmo?!

Mas no Marketing Digital, essa é uma atividade rotineira e muito importante para o seu crescimento digital. Só que realizá-la ainda é um mistério para muitos profissionais do setor.

Por isso, no artigo de hoje, fizemos um grande guia para você conhecer as ferramentas para fazer uma análise competitiva e o processo ideal para entender melhor a competição que sua empresa está inserida. Confira!

O que é e por que fazer uma análise de concorrentes?

Analisar seus concorrentes consiste em entender quais estratégias de mercado estão sendo usadas pelas empresas que disputam o mesmo nicho de mercado que você, sejam eles de forma direta ou indireta.

Se você tem uma estratégia de conteúdo, por exemplo, um passo fundamental é medir quais termos estão melhor ranqueando e alcançando as primeiras posições do Google. E essa investigação você pode realizar também com os seus concorrentes. Mas claro, essa é apenas uma das formas possíveis de explorar seus concorrentes.

O objetivo de uma aprofundada, com a investigação dos concorrentes, é possível mensurar pontos de otimizações que podem ser feitos nas suas estratégias a curto e longo prazo, bem como tomar decisões mais informadas sobre suas estratégias de negócio.

Lembrando que, com a constante atualização de métricas no marketing digital, se torna cada vez mais importante entender os novos comportamentos dos usuários e adaptar suas estratégias e até mesmo seus produtos e serviços para atenderem às novas demandas.

Ser o pioneiro de mercado, testando ideias inovadoras requer muito esforço e investimento para conquistar um público focado nesta nova solução, além de demandar um número maior de refações até que tudo esteja performando bem, tanto que muitas empresas hoje atuam com o Growth Hacking

Enfatizando, investigar é importante para entender quais foram os erros e acertos do seu concorrente. Assim será possível aprender com as experiências para não estagnar nas estratégias, e cometer as mesmas falhas.

Qual a diferença entre Investigar e Espionar?

Antes de começarmos a nos aventurar a olhar para os concorrentes, vamos deixar claro uma diferença importante: entender o que é investigar e o que é espionar, começando pelos conceitos. Vamos a eles:

Citamos essa diferença para entender que, na maioria das ações indicadas neste artigo, estaremos buscando informações sobre o que o seu concorrente já fez de Marketing Digital (ou seja, investigando).

Eventualmente, teremos informações mais atuais e até ferramentas para notificar as novidades (como o Google Alerts), mas em média a ação maior será no sentido de investigação.

É válido citar que o intuito final de reservar um tempo e trabalhar nessa atividade é descobrir o nível de competição em que sua empresa está envolvida e ter insights para melhorar a sua atuação digital. Vamos começar?

[Antes] Cuidado com as métricas de vaidade!

Para um bom relatório, o ideal é ter uma boa definição de quais informações serão comparadas.

Por isso, você precisa entender bem o que são as métricas de vaidade de modo que não fique perdido comparando apenas a quantidade de Likes ou seguidores e considerando como informações importantes.

Ciente disso, algumas informações que indicamos para você levar em conta são:

Você pode ir além nessa listagem conforme sua opinião e necessidades. Resumimos nesses pontos por resultar em uma boa análise competitiva, e que, em nossa opinião, é suficiente para sua empresa entender a sua concorrência no Marketing Digital.

Boas práticas para montar um relatório sobre os números dos seus concorrentes

Para começar a elaborar um relatório precisamos primeiro definir as métricas que iremos investigar, conforme citamos acima.

Além disso, é importante fazer uma listagem dos concorrentes diretos e indiretos que serão avaliados e seguir à risca essa definição já que ao longo do processo você pode esbarrar com outros concorrentes que poderá fazer sua lista aumentar a cada novo site, podendo gerar uma perda do foco.

Antes de seguir adiante, gostaria de apontar aqui as diferenças entre os concorrentes diretos e indiretos, para que você saiba exatamente quais devem ser mapeados na sua análise.

Concorrentes diretos: são aqueles que vendem produtos semelhantes ao seus e que lutam pelos mesmas Personas que você, criando conteúdos direcionados para este público-alvo.

Concorrentes indiretos: são aqueles que não vendem necessariamente, produtos semelhantes ao seu, mas que também podem atingir suas Personas com uma estratégia clara de substituição de produto.

Agora que já temos as definições mais claras, você deve determinar quais empresas serão analisadas. Nesta etapa, você poderá criar uma planilha simples para colocar os dados das empresas dos concorrentes, listando as informações relevantes avaliadas.

Aqui aconselhamos também, que você separe a sua planilha em duas partes: uma para análise dos concorrentes diretos, outra para os concorrentes indiretos.

planilha de estudos de análise de concorrentes

Descubra o número estimado de visitantes de um site

Para investigar o número de visitantes, você pode utilizar o SimilarWeb, o Alexa, o Traffic Estimate, o Lipperhey e o Url Métrica. Nessas ferramentas gratuitas, basta colocar a url principal do seu site ou do concorrente.

Aqui é válido comentar que se o site tiver poucas visitas não haverá dados suficientes para as ferramentas relatarem,  já que elas passam a média de visitantes e que pode haver diferenças entre os números relatados (onde indicamos que considere sempre o número maior).

Outra ferramenta bastante utilizada para esta análise é o SEMRush:

Análise de concorrentes pelo SemRush

Descubra os indicadores de SEO de um site

Para investigar as principais métricas de SEO, você pode utilizar algumas ferramentas como o Lipperhey, WebSite Grader, SpyFu, Ubersuggest e o WooRank. Particularmente, gostamos muito da avaliação do WebSite Grader (da Hubspot) e do WooRank, que faz um report completíssimo e ainda passa uma nota para cada SEO.

Se você tiver uma conta no RD Station, poderá também utilizar a funcionalidade de Otimização de Páginas (SEO).

Análise de páginas pelo RD Station

Uma outra opção de ferramenta, que é gratuita, e pode ser usada nesta etapa é o Ubbersuggest. Com ela, é possível avaliar dados de tráfego orgânico mensal, ranking de palavras-chave, backlinks e páginas com melhores desempenho no site.

Além disso, para entender a evolução do SEO de um site, é válido utilizar a Wayback Machine, já que eles registram (estilo print) o site a cada visita do algoritmo, fazendo assim um histórico aberto de cada versão de um site ao longo do tempo.

Descubra os indicadores Sociais de um site

Para investigar as principais métricas sociais, você pode utilizar o FanpageKarma, Lipperhey (novamente) e o Buzz Sumo.

Para o relatório do comparativo de concorrentes, a indicação é usar um número de análise como o “Profile Performance” do FanPageKarma, por exemplo. E para entender o conteúdo que gerou mais resultado social, o Buzz Sumo é o melhor de todos.

Analisando as estratégias de Inbound dos seus concorrentes

Para fazer a análise da concorrência e entender mais de perto se os seus concorrentes estão utilizando estratégias de atração por meio do inbound marketing, precisamos buscar algumas informações:

Nesta etapa, ter o auxílio do SEMrush para avaliar se o concorrente possui Landing Pages e se trabalham com anúncios patrocinados (quais estão com melhor performance, palavras-chave pagas, imagens e copies dos anúncios, e diversas outras métricas), pode ajudar muito na análise.

Avaliar os concorrentes pelo SemRush

Mas grande parte desta análise é feita de forma manual, por isso indicamos que você dedique um tempo do seu dia para entrar no site de seu concorrente e validar se possui blog, rotina de artigos, se possuem materiais ricos, etc.

Uma outra dica, é clicar nos banners do site para entender quais ofertas e estratégias estão sendo utilizadas para atrair a conversão do usuário.

Busque entender como ele se posiciona com o seu público-alvo, qual é a sua linha editorial.

Qual é a linguagem utilizada para se comunicar (utiliza linguagem mais formal, utiliza copies mais modernos com emojis…)? Quais são os assuntos e temas de maior destaque no site?

Esta análise é uma parte fundamental pois trará além de dados e números que serão obtidos através das ferramentas que listamos acima, insights a partir da sua visão e experiência no site, não só como concorrente, mas também como um usuário.

Como usar o Google para descobrir informações de outros sites?

Poucas pessoas sabem que as melhores informações ainda estão no Google Search. Por isso, separamos um bom espaço em nosso debate para mostrar alguns “truques” na forma de pesquisar uma informação no buscador mais famoso de todos os tempos. Confira!

Buscar: “site:meuconcorrente.com.br palavra-chave”

Como descobrir informações de concorrentes pelo Google

Ao digitar no buscador site:nomedosite.com.br palavra, você estará pedindo para o Google mostrar resultados só naquela url e vinculá-los à palavra digitada na mesma pesquisa. No exemplo acima, você pode ver quantas urls tem no site da Inteligência que citam o AdWords.

Do mesmo modo (só deixando o site:nomedosite.com.br) você poderá ver quantas páginas de um site estão indexadas no índice do buscador.

Buscar: “intitle: palavra-chave”

Utilizar comando Intitle no Google

Você pode ir além, misturando o comando “site:” com o comando “intitle:”, onde agora o buscador irá mostrar os resultados das páginas daquele site que contenham essa palavra no título da página.

Outros comandos que podem ser utilizados:

related:site.com.br = para mostrar conteúdos relacionados àquele site;

palavra = para excluir uma palavra da busca;

inurl:site.com.br palavra-chave = para ver se existe uma ulr com a palavra pesquisada.

E por aí vai. Se quiser ver a lista completa, o TechTudo possui um artigo bem completo com todos os comandos de busca do Google.

Como espionar os concorrentes?

Agora que já falamos bastante sobre análise de concorrentes, é hora de olhar um pouco para o futuro.  grande ferramenta que indicamos é o Google Alerts.

Como utilizar o alerta do Google

Nele, você pode inserir um termo e pedir para ser avisado quando o buscador observar alguma novidade.

Além disso, se você (e o seu concorrente) trabalham com uma unidade física ou vendas de produtos, o Free Review Monitoring é ideal.

Além de poder cadastrar sua empresa, você também cadastra os concorrentes e recebe um alerta no seu e-mail toda vez que um review sobre sua marca, produto ou serviço aparecer em plataformas como FourSquare, Reclame Aqui e Yelp.

Outra ferramenta bem conhecida (que já citamos algumas vezes aqui) é o SEMRush, ótimo para monitorar as novidades da competição no AdWords (só que essa funcionalidade é exclusiva na versão paga).

As 14 melhores Ferramentas para analisar os seus concorrentes no Marketing Digital:

Ao longo do texto, já citamos algumas ferramentas que podem ser usadas para  a sua análise de concorrentes, mas essas são apenas algumas que indicamos dentro de  um vasto leque de opções que o mercado possui quando o assunto é encontrar formas que possam auxiliar e automatizar o seu processo.

Por isso listamos aqui, outras ferramentas segmentadas em versões pagas e gratuitas, para que você faça sua escolha explorando os maiores potenciais destas ferramentas, que irão te ajudar a enxergar mais longe:

Começando pelas ferramentas que possuem versões gratuitas:

01 – A busca no Google

02 – Google Alerts (para ser alertado das novidades de um termo no Google)

02 – SimilarWeb (para números dos sites, como visitantes)

03 – Moz (para vários elementos de SEO de um site)

04 – FanpageKarma (para números sociais)

05 – Url Métrica (para verificar estatísticas de uma url)

06 – WebSite Grader (para diversos números digitais)

07 – WooRank (para dados super completos de SEO)

08 – Lipperhey (para dados de visitantes, social e SEO)

09 – Free Review Monitoring (para monitorar reviews na internet)

10 – Ubersuggest (para análise de métricas importantes no SEO)

Algumas ferramentas listadas acima, possuem algumas limitações com planos e funções superiores apenas nas versões pagas, mas já ajudam bastante em suas versões gratuitas.

Ferramentas pagas:

11 – SEMRush (para a competição em AdWords)

12 – SpyFu (para entender mais algumas métricas de search)

13 – Alexa (um ranking global de sites)

14 – Buzz Sumo (para entender a performance do conteúdo em redes sociais)

Mantenha sua análise de concorrentes sempre atualizada

Assim como você, os seus concorrentes também mudam e atualizam suas estratégias de Marketing Digital, bem como novas tendências de mercado também surgem com o passar do tempo.

Além disso, várias empresas surgem a todo instante, sendo provável que seus principais concorrentes ainda serão os mesmos de quando você desenvolveu sua análise, mas as posições de SEO e a situação geral está sempre mudando, por isso é tão importante fazer uma análise de mercado.

Por isso, indicamos que você defina uma periodicidade (semestral ou anual) para estar sempre fazendo novas análises dos seus concorrentes. Desta forma você sempre terá novas métricas, insights e pode encontrar brechas SEO que podem ser utilizadas dentro das suas estratégias.

Depois de finalizada a análise, absorva os pontos que podem ser melhorados e retirados das suas estratégias e comece a implementar os que fazem sentido para o seu negócio.

E não se esqueça de mensurar os resultados para saber se a sua estratégia digital está no caminho certo.

 



E você, já tentou entender um pouco da Competição Digital? Já utilizou alguma das ferramentas citadas acima?

Se esquecemos de alguma plataforma ou se gostou do nosso artigo, por favor, deixe um comentário. Compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais também ajuda!

Liz Campbell

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jose benedito rosa
jose benedito rosa
5 anos atrás

GOSTEI MUITO DESTE SITE BASTANTE ARTIGOS DOS BONS.

Jean Vidal
Jean Vidal
5 anos atrás

Obrigado Jose. Continue acompanhando e comentando. 😉

Negretti
Negretti
1 ano atrás

Conteúdo maravilhoso e rico em detalhes qualquer pessoa depois de ler este artigo vai mudar completamente a mentalidade sobre como analisar a concorrência de verdade!

Vocês estão de parabéns pelo artigo e pelo site!

Matilde Ferraz
Matilde Ferraz
7 meses atrás

Parabéns, esclareceu muito do Marketing Digital. Muito bom conteúdo!

4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x