Blog, Inbound Sales,

Agência Digital: 8 sinais de que sua empresa precisa de uma

Por Isabele Reusing em 9 de agosto de 2019
Leitura de 9 minutos

Se você quer vender mais, já sabe que investir em Inbound Marketing é o caminho para atrair mais clientes para o seu negócio, certo?

Além disso, se compararmos com estratégias de marketing off-line, o Inbound traz um retorno muito maior por um preço bem mais baixo.

Mas, seja sincero conosco, você está investindo muito na produção de conteúdo e não está vendo os resultados? Não consegue aumentar o número de visitantes do seu site? Seus posts tem poucas visualizações?

Se você respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, pode ser um sinal de que você precisa de uma agência digital especializada em Inbound Marketing.

Scared D&D GIF by Hyper RPG - Find & Share on GIPHY

Neste artigo, você vai ver quais são os erros básicos mais comuns na estratégia de Inbound Marketing e saber algumas dicas de como resolvê-los. Vamos lá?

 

[Antes] Expectativas de grandes resultados em pouco tempo

A primeira coisa que você precisa é saber é que o Inbound Marketing, ainda que funcione para todos os negócios, ele será mais eficiente quando focado em vendas complexas (que preciso de um longo relacionamento na Jornada de Compra até chegar ao esperado “sim”)..

Por isso, você precisa ter objetivos claros, entender a jornada do relacionamento e ter certeza de que eles podem ser alcançados (na velocidade que você necessita) por meio da metodologia do Inbound.

Alguns exemplos de objetivos comuns quando aplicado o método são gerar Leads, vender mais, interagir com os clientes (revender) ou ganhar autoridade no mercado.

Antes de mais nada, defina o que você deseja conquistar com o Marketing de Conteúdo. Depois, será importante avaliar  se você possui tempo e recursos disponíveis para investir em conhecimento e na implementação das melhores práticas.

Outro ponto que deve se ter sempre em mente é que o Inbound Marketing precisa de tempo para trazer grandes retornos. A expectativa de obter resultados positivos incríveis em curto prazo é o que faz muitas pessoas desanimarem e desistirem da estratégia. Eles virão, mas com a maturidade do relacionamento com a base.

Além disso, é importante entender que os conteúdos levam um certo tempo para começar a ganhar relevância (e ranking nos buscadores)e, então, gerar mais tráfego para o seu site.

O Inbound Marketing requer estratégias bem planejadas, tempo, dedicação e mais uma porção de coisas que você vai ver aqui embaixo. Por isso, trabalhar com um planejamento bem definido e projeções realistas é fundamental para evitar frustrações.

Agora que você já sabe como o Inbound Marketing vai ser seu aliado, mãos à obra!

Sinal 1 – Não temos definido uma estratégia

Depois de definir os objetivos, é o momento da estratégia. Sabendo que atrair e converter clientes é um dos pilares do Inbound Marketing, é muito comum que as pessoas comecem a produzir materiais sem definir um planejamento.

Sempre tenha em mente que os conteúdos devem ser pensados de acordo com a etapa que o Lead se encontra no funil de vendas.

Assim, você saberá como nutri-lo com o conteúdo adequado e educá-lo pensando nas suas dores. De acordo com o amadurecimento do Lead, ele irá avançando pelas etapas da jornada até se tornar um cliente.

Para elaborar o seu planejamento faça reuniões, utilize planilhas e todas as ferramentas que forem necessárias.

E mais importante: registre tudo! Crie um controle de tudo que está sendo feito, indicando os responsáveis por cada tarefa. Além disso, você pode optar por um gerador de infográfico de planejamento, como a nossa ferramenta gratuita, o Mapa da Jornada Digital.

Dragons' Den Writing GIF by CBC - Find & Share on GIPHY

 

Assim, fica mais fácil para todos visualizarem e compreenderem a estratégia, aumentando as chances de sucesso.

Sinal 2 – Não medimos ou e analisamos e resultados

Fazer a  mensuração da qualidade é importante para saber o que está dando certo e deve ser replicado e onde precisam ser feitas melhorias ou mudanças. As principais métricas utilizadas em Inbound Marketing são:

  • Taxa de conversão de visitantes em Leads
  • Taxa de conversão de Leads em oportunidades
  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
  • ROI (Retorno sobre Investimento)

Diante esse desafio, será importante contar com uma ferramenta de Automação de Marketing e Vendas. Nós aqui na Conexorama, usamos e ensinamos a usar o RD Station. Nele você poderá analisar e acompanhar bastante os números da sua jornada no Inbound Marketing. Indico que conheça!

Sinal 3 – Não temos o registro das personas

Não ter uma Persona definida, ou defini-la de forma errada é um dos maiores erros que são cometidos quando falamos de Marketing de Conteúdo..

Para criar conteúdos que atendam às necessidades dos seus clientes, a primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o seu público-alvo.

Saber quem eles são, como seu produto ou serviço pode atendê-los, quem são seus concorrentes e, finalmente, qual ação você espera do consumidor.

É simples: quanto mais informações você tiver sobre o seu público, mais assertivo será o seu conteúdo e, consecutivamente, maior será o número de conversões.

agência digital

Sinal 4 – Não temos cuidado com o conteúdo!

Quantas vezes você já procurou sobre um assunto bem específico no Google e não encontrou o que procurava nos primeiros cliques? Ou a resposta ficou incompleta?

Isso acontece quando não há estratégia ou o conteúdo foi elaborado de forma errada.

Voltando a sua atenção para o que a sua Persona necessita, seu site terá relevância e autoridade sobre o assunto. Isso vai gerar Leads Qualificados e, consequentemente, mais clientes para o seu negócio.

Quando falamos em conteúdo, é importante lembrar que esse ponto não se restringe somente ao texto, mas também ao design. Afinal de contas, de nada adianta ter todo o cuidado com o texto se ele não estiver visualmente atrativo para o leitor.

Além de um layout clean é importante trazer elementos da identidade visual da sua empresa para todas as comunicações, gerando unidade visual. Um conteúdo desalinhado com o restante pode gerar confusão ou causar desconfiança no leitor.

Outro ponto essencial é que as todas as informações devem ser claras e de fácil acesso no seu site.

E nunca esqueça da otimização para dispositivos móveis

Você já deve estar cansado de saber que a maioria das pessoas acessa conteúdos por meio deles. A ausência de responsividade pode fazer com que muitos usuários desistam de visualizar as informações que estavam procurando.

Sinal 5 – Não segmentamos nossos emails

Outra questão que merece muita atenção é o e-mail marketing. Essa ferramenta é ótima para atrair mais tráfego para o seu site, assim como para melhorar o seu relacionamento com Leads e clientes.

Mas não basta somente fazer disparos para toda a sua base de Leads e não criar segmentações.

Se você quer que seus e-mails sejam abertos, lidos e clicados o segredo é segmentá-los!

Assim, você levará a mensagem adequada para todas as pessoas que compartilham comportamentos, estilos de vida, locais geográficos, entre outros.

Através de uma segmentação bem feita, você personaliza a comunicação para cada público e consegue aumentar o engajamento, obtendo muito mais retorno nas suas campanhas, além de reduzir os custos de aquisição de Leads.

E-mail Marketing é um assunto que pode ser um pouco complexo, mas não é um bicho de sete cabeças. É válido sim, estudar sobre fatores para cuidar na hora dos disparos, como reduzir o risco de erro de português nas suas peças, as taxas ideias do funil do e-mail Marketing e etc. Todos esses assuntos nós já falamos em nosso ebook “Guia rápido do e-mail” que indico que você confira!

 

Sinal 6 – Áreas desintegradas e faltam alinhamentos

Para que o Inbound Marketing tenha sucesso, também é preciso que sua empresa inteira esteja alinhada. E mais importante, seus times de vendas e marketing precisam estar unidos na nutrição de Leads em vendas.

Buscando os mesmos resultados, as áreas devem estruturar um acordo de trabalho documentado e fazer reuniões com frequência para avaliar o progresso.

Essa parceria, que não passa de um simples alinhamento também conhecido como “Vendarketing”, faz toda a diferença e garantirá um forte impacto no sucesso da sua estratégia.

No método Conexorama, temos a rotina de fazer esse alinhamento mensal, onde o nosso CS (Customer Success) alinha com vendas a saúde dos Leads que estão chegando, dúvidas que esses contatos colocaram durante o processo e que podem se tornar um artigo / material rico novo. Tudo com o intuito de fazer a reengenharia do processo.

agência digital

Sinal 7 – Ficar restrito somente à um formato de material

Quando falamos na geração de conteúdo, a criação de materiais ricos como o eBook é umas das formas mais eficazes.

Com um baixo custo de produção, esse tipo de material pode ser utilizado não só para promover seus produtos ou serviços, mas por se tratar de um material mais denso, ele também ajuda a tornar a sua empresa referência no segmento de atuação.

Contudo, depois de um tempo lançando ebooks rotineiramente (nós buscamos a velocidade de um material rico por mês), chegará o momento de ir para outros formatos.

Infográficos, checklists e podcasts são somente alguns dos formatos que podem ser utilizados. Quanto mais atrativo e bem diagramado for o seu material, mais resultados ele irá trazer. E sempre voltado para a dor da sua Persona.

agência digital

Sinal 8 – Não planejamos a divulgação dos materiais

Outro erro muito comum das empresas é publicar seus conteúdos somente em uma plataforma, como o blog, e esquecer a divulgação nas outros lugares.

Redes sociais, e-mails marketing, mídia pagas e a troca de divulgação com outras empresas são fundamentais para que você atinja o maior número possível de leitores.

Uma plataforma, muitas vezes esquecida, é o LinkedIn. Esse canal ajuda muito na divulgação de conteúdos, sendo ainda uma rede social fundamental para quem trabalha com vendas B2B (do inglês Business to business).

E você, precisa de uma Agência Digital?

Se você identificou um (ou mais) desses pontos no seu negócio talvez seja a hora de acender a luz de alerta!

Você pode estar considerando ter a sua própria equipe de marketing, certo?

Agora pense quanto tempo e dinheiro você terá que investir na seleção, contratação e nos encargos trabalhistas dessa nova equipe. É bastante dinheiro, não é mesmo?

Contratar uma agência digital especializada em Inbound Marketing é a forma mais direta de atacar esses  problemas.

Contando com equipe que já possui experiência no mercado, você economiza tempo, reduz a chance de erros e ainda pode se dedicar ao seu core business, enquanto eles desenvolvem toda estratégia para garantir a melhor performance do seu negócio.

Você identificou um ou vários desses sinais na sua empresa? Compartilhe a sua experiência com a gente! Deixe um comentário. 😉

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Isabele Reusing

Content Analyst em Conexorama
Formada em Jornalismo pela UFSC e apaixonada pela escrita. Nas horas vagas, gosto de tomar cerveja e fazer comida mexicana.
Isabele Reusing

Últimos posts por Isabele Reusing (exibir todos)