No dia 05 de novembro de 2019, na Associação Catarinense de Medicina aqui em Florianópolis, aconteceu o evento The Movement Partner Day at RD Summit, onde tivemos palestras sobre o mundo das agências, feira de negócios, muito network e a 5ª edição do Prêmio Agências de Resultados.
Um momento muito bacana oferecido pela Resultados Digitais.
Nesta edição, estivemos presente com um estande no local, divulgando nosso treinamento online, o RD Hacks, com alguns integrantes do nosso time (sócios, gestores e planners), para (muito ansiosos) sabermos quem seriam os grandes vitoriosos da noite.
Por isso no artigo de hoje, vamos contar todos os detalhes e as consagrações que tivemos ao longo da nova edição do prêmio que hoje é referência em destacar Agências Digitais que estão criando impacto no mercado nacional.
Segue comigo!
O que você vai encontrar nesse artigo:
Se você já acompanha o trabalho da nossa Agência, arrisco a dizer que não seja novidade para você o Prêmio Agências de Resultados.
Afinal, já divulgamos em nossa home page que éramos tetracampeões.
Se quiser, pode conhecer mais sobre as edições anteriores:
[2015] Campeão: Sucesso dos Clientes
[2016] Bi-Campeão: Sucesso dos Clientes
[2017] Campeão: Melhor Campanha Integrada
[2018] Campeão: Entrega de Sucesso
Agora, se você está caindo de paraquedas por aqui, entenda que o prêmio é um reconhecimento anual para as agências do programa de parceria da Resultados Digitais, onde existem mais de 1.500 parceiros. Então sim, é muito concorrido.
Sem exagero, podemos afirmar que é a maior premiação voltada para o nicho de Agências, e para ressaltar quem está fazendo diferença em crescimento (vendas), sucesso (para seus clientes), uso do software (RD Station), alinhamento entre Marketing e Vendas (para seus clientes) e fazendo o melhor Inbound Marketing (para si mesmo).
Como em todas as edições, é divulgado a listagem do “top 10”, os dez finalistas em cada categoria.
Na edição deste ano (2019), fomos finalistas em três categorias:
1. Melhor Case: Ficamos no top 10 com o inscrição do case de Jurerê Internacional, onde conseguimos aumentar 277% as oportunidades de vendas dos hotéis.
2. Espada Ninja na Vitrine (nível Platinum & Diamond): que segundo o regulamento do prêmio significa … ?
Em outras palavras, a agência que melhor fez o processo de Inbound Marketing para si (do mesmo modo que busca fazer para seus clientes).
Esse nome (“espada ninja da vitrine”) é uma versão antagônica da expressão “na casa de ferreiro o espeto é de pau”. Lembrando que sim, precisamos tratar a agência com a vitrine de todo o processo que comercializa, e nesta vitrine, mostrar que a espada é ninja. 😀
3. Entrega de Sucesso (nível Platinum & Diamond): Nosso “xodó”, o prêmio que representa justamente a agência que está conseguindo mais sucesso para seus clientes ao longo do período.
É logicamente muito motivador estar nessas três categorias.
Duas já são rotineiras pra gente, afinal, somos tricampeões na categoria “Entrega de Sucesso” e também lá levamos o “melhor case” uma vez. Nessa edição foi novidade estarmos na categoria Espada Ninja.
De qualquer modo, esse top 10 já representa tudo que buscamos: sucesso para nossos clientes, cases de Marketing e Vendas, e, sim, mostrar que acreditamos tanto no Inbound Marketing que fazemos o mesmo investimento para o marketing do nosso negócio.
Sem delongas, foi possível gritar “Pentacampeão!” ?
Nós fomos eleitos os melhores em uma categoria, mantendo nosso histórico como a única agência que mantém ganhando um primeiro lugar em todas as edições do prêmio até o momento.
Essa categoria foi:
Momento da fotinha no palco. ?
E oh, que bonitinho o prêmio:
Sim, podemos afirmar que foi uma surpresa ganhar nessa categoria.
Não por não fazermos um bom trabalho (caprichamos muito esse ano!), mas por haver tantas referências que fazem também ótimos trabalho no Inbound.
E sim, é uma consagração inovadora pra gente, e um orgulho tremendo.
Para finalizar o dia, existe sempre a “Agência do Ano”, que consagra a agência que obteve a maior pontuação entre todas as categorias.
Se participar do prêmio é mega concorrido, ganhar Agência do Ano é dez vezes mais. Neste ano, também tivemos outra feliz surpresa! Fomos eleitos…
Aqui nós temos duas versões do registro desse momento.
Versão só sorriso: ?
E a versão perdendo a compostura: ?
Faz parte né. rsrsrs
Nem preciso falar o tamanho do nosso orgulho, né? Significa na prática que os nossos clientes ou quem está fazendo um orçamento conosco está com o top 3. Pode ter certeza é que aqui é a elite do Inbound Marketing em Agências de Resultados.
Essa é uma pergunta que preciso responder ao longo desse artigo de comemoração, afinal foi o questionamento que mais recebi.
Primeiro, sendo totalmente sincero, a gente ainda não faz um controle com os pontos do prêmio ou plota a parede com a operação agência do ano.
Talvez estejamos errados (talvez não). Mas entendemos que o prêmio é uma consequência, como um mindset de “resultado orgânico”. E digo isso de modo bem humilde, sem querer parecer esnobe, longe disso.
Então é difícil citar que fizemos isso mais aquilo e aquilo outro e levamos o prêmio pra casa.
Vou tentar sim, cruzar alguns pontos do regulamento (olhando com mais atenção agora que fomos condecorados) para mostrar o que é o básico e salientar o que de diferente fizemos.
Segundo o regulamento são três pontos iniciais, marcos que precisamos conquistar mês a mês:
Julgo particularmente esses números como básicos, mesmo.
Então os pontos iniciais são apenas niveladores, acredito que os próximos critérios, de desempate, estejam ligados justamente às mudanças que aplicamos este ano.
Primeiro item é o desempenho das Landing Pages:
Esse é um trabalho enorme que estamos fazendo ao longo deste ano.
E não é só listar as Landing Pages e encontrar quem está abaixo dessa meta (a gente nem olhou para os 15%), mas olhar para as origens dos visitantes das suas principais Landing Pages – conversão indireta (materiais) e conversões diretas (levantada de mão) –, para entender o que precisamos fazer para aumentar a taxa de conversão de visitantes em Leads.
Então, envolveu sim muita revisão de Landing Pages e outras formas de conversões, como formulários e pop-ups. Além de muita otimização em Ads, CTAs e no projeto de automação.
Essa “reengenharia” é vital para um bom processo de Inbound Marketing.
Nem sempre vamos poder dar saltos em visitantes (muito associado a investimentos em Ads ou SEO), mas sempre podemos achar formas novas de aumentar a nossa conversão em Leads.
Fazemos isso o tempo todo. Pra gente e para nossos clientes.
Nós temos a rotina de newsletter semanal e já falamos diversas vezes sobre as taxas ideias de e-mail marketing, faz parte inclusive do nosso eBook mais baixado o Guia rápido sobre E-mail Marketing.
Então, começando de trás para frente:
Bounce e spam significa sempre evitar ao máximo importar listas.
Para chegar nesses números você precisa construir a sua base, não ficar buscando atalhos.
Pra mostrar que não estou mentindo, nós importamos só duas bases ao longo deste ano:
Um co-marketing onde o parceiro não usava o RD e um teste de integração do nosso curso (que apenas atualizou Leads).
A base inteira precisa vir por conquistas, por conversão, onde que o Lead quer entrar para sua comunicação.
Adjunto a isso, sempre cuidamos para ter:
Sim, é trabalhoso. Mas precisamos de interação com as nossas comunicações, como nossos emails.
E aqui nem entrei na grande revisão que fizemos no nosso projeto de automação de Marketing.
E por fim, a média de conversão em fechamento.
E aqui talvez você esteja se perguntando se essa métrica não é um desempenho só de vendas. Nós entendemos que não só deles, mas do conjunto Marketing e Vendas.
Entendemos também que é responsabilidade de marketing também registrar como oportunidades Leads que têm fit (evitando “sujeira” para o time comercial).
Ao longo do ano revisamos o nosso ICP e, com isso, as perguntas que fazemos nas Landing Pages, no processo de qualificação.
Adjunto a isso, entendemos que a automação que marca Lead como oportunidade precisava evoluir também.
Eu comentei sobre isso na minha palestra de Automação de Marketing que ministrei no RD Summit. Vou colocar aqui o slide que apresentei a organização desse fluxo de marcar Lead como Oportunidade que estamos usando nesse momento.
De modo bem resumido:
E só depois de passar por este filtro que a Oportunidade segue para o time de vendas.
Parece simples olhando e explicando. Mas foi uma organização enorme chegar nesse nível e isso impactou muito na qualidade dos Leads chegando para o time comercial.
Em suma, é mais técnico explicar a vitória como o melhor Inbound para si, Espada Ninja da Vitrine, lógico, mas é justamente um reconhecimento de que sabemos o caminho.
Confesso que no passado já julguei erroneamente essa categoria do prêmio como sendo “menos valiosa”.
Só mesmo vivenciando o grande desafio de arrumar a casa para ter um Marketing saudável para a própria agência que vimos como é realmente gratificante, e um desafio tão grande quanto as demais categorias do Prêmio Agências de Resultados.
Para finalizar o artigo, eu preciso sim agradecer ao time da Conexorama, que juntos fazem tudo isso acontecer (vocês são incríveis!); à Resultados Digitais pelo quinto ano de reconhecimento; e aos nossos clientes, parceiros, SQLs, MQLs, Leads Qualificados, Leads e Visitantes.
Aos demais vencedores do prêmio, nosso reconhecimento do quanto juntos fazem um mercado melhor. Parabéns para gente e para todos os vencedores do Agência de Resultados 2019! ?