Blog, Ferramentas,

Por que você deveria gerenciar comentários com o Disqus Plugin? (E o passo a passo para começar!)

Por Ana Paula Agostini em 6 de maio de 2022
O Disqus é muito mais que uma ferramenta de comentários, ele centraliza todas as interações feitas no seu site e ainda melhora a visibilidade do seu site. Conheça!

Sempre que começamos um novo projeto de Inbound, temos como parte da rotina fazer uma revisão de elementos do site e blog, indicando mudanças simples que podemos fazer para otimizar o site para Inbound Marketing.

Durante essa revisão, é frequente fazermos a recomendação que vamos fazer para você neste artigo: a instalação de um plugin para gerenciar os comentários, o Plugin Disqus.

Neste artigo, vamos entrar em mais detalhes sobre a importância de um gerenciador de comentários em seu blog, como o Disqus funciona, quais suas principais vantagens e um passo a passo para instalar. Continue com a gente!

A importância de gerenciar comentários

Se por um lado os comentários ajudam a melhorar a interação com o público e os números de tráfego no Google, por outro um spammer pode usar o seu site para conduzir o tráfego para o site dele.

Com as publicações rotineiras de conteúdos em seu blog, é provável que você atraia alguns comentários interessados em saber mais, elogiando seus conteúdos ou tirando algumas dúvidas.

Mas é provável também, especialmente se seu site tem uma autoridade de domínio alta, que também atraia muitos comentários SPAM.

Autoridade de domínio é uma nota que valia a relevância do seu site. Um site com DA alto, ao fazer uma linkagem para outro site, “transfere” um pouco dessa autoridade para o domínio indicado. Ou seja, é interessante para sites terem linkagens vindo de domínios com muita autoridade.

E quando o visitante deixa um comentário e, junto ao comentário, inclui um site, para os buscadores é como se você estivesse colocando esse link e atestando pela qualidade desse link.

Ou seja, ao indexar as páginas do seu site, o Google também leva em consideração os comentários. Assim, um site que está fazendo SPAM para conseguir mais linkagens pode prejudicar a reputação do seu site, já que é considerada uma forma de Black Hat.

Para contornar essa situação e garantir que apenas comentários relevantes sejam publicados em seu site, os plugins de gerenciamento de comentários foram criados.

Como o plugin Disqus funciona?

O Disqus centraliza todas as interações de visitantes no seu site em um único plugin. Essas interações podem ser:

Assim você pode controlar todas essas interações de maneira fácil e ágil, impedindo facilmente os ataques spammers.

A dinâmica é bastante simples: os comentários precisam ser aprovados por você antes de serem efetivamente publicados na página, e você pode optar por aprovar, excluir ou classificar como SPAM, além de poder responder os comentários por ali mesmo.

E, para ajudar, a ferramenta já faz uma filtragem automática, sinalizando os comentários que provavelmente serão considerados SPAM.

Aqui você pode estar se perguntando: “Eu gostaria de ter o Disqus no meu site, mas não o instalei ainda porque vou perder todos os meus comentários antigos.”

Não, não vai!

Até para isso o plugin tem solução, oferecendo a possibilidade de migrar todos os seus comentários antigos para a plataforma.

Conheça as vantagens do Disqus

Agora que falamos um tanto sobre a importância de usar um gerenciador de comentários como o Disqus, precisamos lhe mostrar o porquê. Então, reunimos aqui os 7 principais motivos que o destacam. Veja!

1. Anti-spam rigoroso

O sistema padrão de comentários do WordPress também possui a opção de filtrar usuários, IPs, termos específicos ou inserir usuários em uma lista de bloqueio, permitindo que você aja para bloquear comentários futuros.

No entanto, esse processo é manual. O diferencial do Disqus é que ele conta com um filtro automático de spam, facilitando a triagem e reduzindo a necessidade de ação manual.

2. Instalação fácil

A instalação do plugin Disqus é simples: basta fazer a instalação pela biblioteca de plugins do WordPress – assim como tantos outros plugins que podem melhorar o desempenho do seu site.

Após fazer a instalação, o Disqus irá pedir que você vincule uma conta e, se ainda não tiver uma, é só criar a sua. No final deste artigo faremos um passo a passo para te ajudar!

3. Plugin leve

Se você está preocupado pensando que adicionar mais plugins pode pesar demais o seu site, não se preocupe: o Disqus é muito leve e não sobrecarrega o servidor.

Antes do Disqus, o plugin de comentários do Facebook era amplamente utilizado, porém um detalhe muito importante foi percebido: este sistema deixava o site mais lento, consumindo muito os recursos do servidor. Com o plugin Disqus isso não acontece, já que seu acesso é em nuvem.

4. Moderação de comentários

Como já adiantamos, o Disqus possui um painel de controle muito simples quando comparado com o de outros sistemas de gerenciamento de comentários.

No dashboard, é possível criar listas com comentários aprovados, excluídos e indesejados. Já falamos sobre, mas vale a pena citar novamente: o Disqus faz a seleção automática de spams. É muita eficiência!

5. Histórias relacionadas

Uma opção muito interessante do Disqus é o de “histórias relacionadas”.

Com essa funcionalidade é possível sinalizar artigos relacionados ao tema da publicação e exibi-los logo abaixo do campo de comentários.

Essa prática ajuda a educar seu visitante e também pode contribuir com o aumento do tempo de navegação e páginas por sessão do seu site, ajudando também a melhorar seu desempenho orgânico!

6. Faça tudo por e-mail

Se você não quiser, não precisa nem entrar no painel de controle do Disqus.

Ative as notificações por email e você poderá executar todas as tarefas disponíveis no painel de controle, diretamente da sua caixa de entrada.

7. Mais visibilidade para o seu site

Visto que o Disqus é amplamente utilizado, temos uma ótima notícia: o plugin pode sim aumentar a visibilidade do seu site.

Ele possui integração com o Facebook, Twitter e LinkedIn, permitindo que mais usuários tenham acesso e dêem início às interações no seu blog.

Instale o plugin Disqus em menos de 10 minutos

Ficou impressionado e está pronto para testar essa nova forma de gerenciar seus comentários? A instalação é super simples, mas vamos te ajudar com um passo a passo para eliminar quaisquer dúvidas! Vamos lá:

O primeiro passo é fazer login no WordPress e, no menu, selecionar “Adicionar novo”, dentro do item “Plugins”:

Captura de tela plugins wordpress

No campo de buscas, procure por “Sistema de Comentários Disqus” ou “Disqus Comment System“. Encontrou? Clique em “instalar agora”.

Captura de tela instalação plugin disqus

Após instalar, o botão “instalar agora” vai mudar para “Ativar”. Clique nele para ativar o plugin e verá que ele aparecerá na sua barra lateral:

Captura de tela ativação plugin disqus

Agora é hora de configurar sua conta. Clique no atalho do menu lateral, selecione se você tem ou não uma conta e faça login ou crie a sua.

Depois disso, o próprio plugin irá te guiar:

Captura de tela criação de conta disqus

Depois de se inscrever, acesse a página de instalação do WordPress clicando em “WordPress instalation page”, e depois em “I want to install Disqus on my site”.

Configure as informações necessárias e clique em “Create Site”:

Captura de tela configuração de conta disqus plugin

Na próxima página você verá a apresentação dos planos de assinatura do Disqus mas, rolando a página, verá a possibilidade de selecionar um plano gratuito.

Após selecionar seu plano, você será redirecionado para uma página com diversas ferramentas onde o plugin pode ser instalado. Selecione a sua para acessar um vídeo tutorial de como fazer a instalação do token Disqus no WordPress.

Depois de instalado, preencha as informações solicitadas pelo Disqus e prossiga para selecionar quão estrito serão os filtros de SPAM.

Captura de tela seleção filtros de spam disqus plugin

Depois dessa última etapa você verá algumas dicas extras do Disqus, mas o plugin já está ativo e rodando no seu site!

Agora que você já conhece a importância de gerenciar seus comentários e como o Disqus pode te ajudar, é hora de começar a usar e se livrar de uma vez por todas dos comentários SPAM.

Buscando aprofundar seus conhecimentos em WordPress? Confira a trilha Conexorama PRO “Noções essenciais do WordPress”

Já cogitou usar o Disqus em seu site? Usa outro gerenciador de comentários? Comente aqui embaixo que vamos adorar explorar outras possibilidades!

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
22 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Souza
Rodrigo Souza
6 anos atrás

muito bom, parabéns pelo blog e sucesso!

Site Factory
Site Factory
6 anos atrás

Muito completo seu post, obrigado

G98 BRL97
G98 BRL97
3 anos atrás

Seria Mais facial um Video Explicando tudo não e ?

Sebastiao
Sebastiao
3 anos atrás

Muito show

Dani
Dani
3 anos atrás

É interessante mas, esse plugin nunca mais foi atualizado :/

Willas
Willas
3 anos atrás

Opa, se o disqus é bom porque o amigo não está usando ele?

Jean Vidal
Admin
3 anos atrás
Reply to  Willas

O Willas. Verdade, paramos de usar o Disqus em nosso site por uma questão bem pontual. O plugin agora, quando um site atinge um determinado volume de visitantes, começa a aparecer propaganda junto do box dos comentários. Para tirar, teríamos que ser usuários pagos. Diante, optamos por escolher outra solução.

Willas
Willas
3 anos atrás

Ao menos eu acho que não é ele, se for está bem diferente

Jean Vidal
Admin
3 anos atrás
Reply to  Willas

É outro plugin Willas, com um nome bem parecido: wpDiscuz.
Para gente, tem funcionado muito bem.

Riuler
Riuler
3 anos atrás

Obrigado pela dica!

Flávio
Flávio
3 anos atrás

o melhor de todos!

Flávio
Flávio
3 anos atrás

Gostaria de saber como ter um layout similar no meu site desse plugin do disqus? No formato que está aqui, ele é pago?

Flávio
Flávio
3 anos atrás

Que plugin de comentários é esse amigo?

Alex
Alex
3 anos atrás

Thanks

GERSON FERNANDES BRANCALIÃO
GERSON FERNANDES BRANCALIÃO
2 anos atrás

Ótimo artigo. Parabéns.

Gesiel
Gesiel
1 ano atrás

Estou recebendo notificação de resposta na caixa de entrada dos comentários que faço nos sites através do Disqus. Porém não consigo visualizar o que foi comentado nessa notificação, o que a pessoa comentou., Para que eu possa responder ao comentário que fizeram no meu comentário O que está acontecendo?

Gesiel
Gesiel
1 ano atrás

Obrigado Ana. Vou verificar.

Beatriz
Beatriz
1 ano atrás

Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.

Janielle
Janielle
9 meses atrás

Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.

Angelo
Angelo
5 meses atrás

Esses plugins são muito bons mesmo.

plugins premium WordPress
22
0
Would love your thoughts, please comment.x