Blog, Marketing de Conteúdo,

Tudo o que você precisa saber para produzir um eBook de marketing digital com qualidade

Por Content em 23 de julho de 2021
Saiba como otimizar seu tempo e custo durante o processo de criação de um material rico, sem perder a qualidade. Confira!

O Marketing de Conteúdo é uma parte fundamental na estratégia de Inbound Marketing.  Ele começa com a produção de conteúdos para o seu blog, focando em atrair visitantes; e se prolonga para a produção de Materiais Ricos, criando iscas para aquisição de Leads.

No entanto, para muitas empresas, conseguir manter a frequência de produção é um verdadeiro desafio. Afinal, o tempo é curto e dedicar horas do dia para escrever pode significar sacrificar outras demandas. 

Quando se fala da produção de eBook, então, a ideia fica ainda mais distante. “Onde encontrar tempo para escrever um material mais extenso?”

Entretanto, por entender a importância destes materiais para a estratégia de Inbound Marketing, encontramos uma fórmula para produzir conteúdos incríveis em tempo recorde, garantindo que as engrenagens da estratégia continuem rodando e que os lançamentos aconteçam dentro da rotina determinada.

Mas vamos ao que interessa: você precisa produzir um eBook e chegou até aqui porque quer entender quais etapas envolvem esse processo, certo? Antes, preciso repassar algumas informações chave. Vamos nessa?

O que é um eBook?

Você pode achar besteira, mas trago esse tópico pois é importante diferenciar e deixar claro de qual eBook estamos falando por aqui, uma vez que temos três grandes tipos de eBooks:

No contexto de Marketing Digital, um eBook é caracterizado como um material informativo denso, e que tem como objetivo conquistar Leads para a sua empresa, enquanto fornece conteúdo relevante para sua Persona.

Isso lhe parece familiar? Sem dúvidas, em muitos momentos, ao pesquisar por estratégias de marketing você se deparou com um CTA convidando para aprofundar mais os estudos através de um material gratuito. 

Também tenho certeza que você já baixou dezenas de eBooks e nunca os leu. Então, afinal, quais são as vantagens de investir tempo (e recursos) produzindo estes materiais? 

Vantagens de aliar o eBook à sua estratégia de marketing digital

Incluir a produção de eBooks em sua estratégia de marketing digital possui inúmeros benefícios. 

1. Reforçar sua autoridade no assunto

Tenha certeza que, ao ler um eBook realmente completo, que responde todas as perguntas do seu (agora) Lead, ele certamente se lembrará da sua empresa como uma autoridade no assunto. 

E é justamente por serem tão completos que chamamo-os de “materiais ricos”. Neles, 

sua empresa tem a possibilidade de explorar de forma ampla  o tema, educando e entregando informações valiosas para a sua Persona. 

2. Construir sua base de Leads

Não é justo entregar um conteúdo tão valioso de mão beijada, não é mesmo? 

Por isso, eBooks (e outros tipos de materiais ricos) também são conhecidos como “iscas digitais”. 

Os eBooks são ofertados através de Landing Pages, em que o visitante deixa algumas informações sobre ele – inclusive seu email – em troca do material ofertado.

3. É um formato de material rico barato e rápido (se você souber como produzir)

Muita gente pode argumentar que eBooks, por serem o formato de material rico mais “simples”, não são tão relevantes para a estratégia.

A verdade é que precisamos de Materiais Ricos para dar suporte em diversas estratégias de Inbound Marketing – como Nutrição de Leads e Lead Scoring – e até mesmo em estratégias comerciais – como para abordar MQLs

E, por mais que existam formatos que supostamente geram maiores impactos no funil, poucos podem ser produzidos tão rapidamente (e mantendo a qualidade) como um eBook.

Na estratégia da Conexorama – e de muitos dos nossos clientes –, temos o lançamento de um material rico por mês! 

Quer saber como isso é possível? Confira o passo a passo de como planejamentos e produzimos nossos eBooks: 

4 passos para começar a produzir o seu eBook

Agora é a hora de, literalmente, arregaçar as mangas e partir para a produção! Vamos lá?

1. Defina o seu tema, levando em conta Persona e Jornada de Compra

Na hora de planejar o seu eBook, a primeira coisa é saber sobre o que você vai falar e para quem você vai falar.

Para isso, levem em consideração qual das suas Personas você gostaria de atrair com esse conteúdo, e pense também sobre qual estágio da Jornada de Compra ela está no momento que está consumindo esse material.

Por exemplo: alguém que está baixando nosso Guia de SEO geralmente tem um perfil de Analista de Marketing e está na etapa de Aprendizado e Descoberta (pesquisando assuntos relacionados ao universo do Marketing, mas ainda não está considerando se sua empresa precisa ou não de uma agência para executar estratégias de marketing).

Estabelecer esse objetivo de falar com uma Persona em uma etapa específica da Jornada ajuda a limitar o seu eBook, assim você não precisa se preocupar em falar sobre tudo em um único material.

A frequência no lançamento de materiais ricos ajuda – e muito – a solucionar essa necessidade de falar sobre TUDO, permitindo que você possa distribuir seus lançamentos entre as Personas e dores de cada uma delas. Além disso, criar um cronograma semestral pode lhe ajudar a ter uma visão mais estratégica sobre os temas e datas de lançamento dos materiais.  

2. Reaproveite conteúdos que você já investiu tempo produzindo

Este é o primeiro “pulo do gato” quando falamos sobre ganhar velocidade na produção de eBooks. 

Você já dedicou uma ou duas horas para escrever cada um dos artigos do seu Blog, e muitas dessas informações vão se repetir quando você escrever sobre o tema de forma mais aprofundada em um material rico, certo?

Então, em vez de começar seu material rico em um documento de texto em branco, comece pelos conteúdos que você já produziu.

Quando produzimos nosso Guia completo do e-mail marketing, reunimos todos os artigos de e-mail marketing e começamos a extrair deles as informações que gostaríamos de apresentar no eBook.

Uma vez que todas as informações que já foram publicadas estão no documento, é hora de revisar para “costurar” as pontas soltas e complementar o material com o que está faltando.

“Mas então se eu ler todos os artigos de e-mail marketing e o eBook vai dar na mesma?”, você pode se perguntar.

Não exatamente. 

Talvez, todas as informações do eBook estejam sim espalhadas aqui pelo blog. Entretanto, elas foram organizadas em um material muito mais denso, que possui mais suporte visual e permite que algumas coisas sejam explicadas com muito mais profundidade, facilitando o seu entendimento sobre o assunto. (;

3. Construa um Projeto Gráfico

Chamamos de “Projeto Gráfico” uma série de regras e diretrizes que irão facilitar o processo de diagramação do seu eBook. Isso porque, assim como o texto, o Design do seu eBook não precisa (e nem deve) ser tratado como algo que precisa sair do zero toda vez.

Com base nas diretrizes da marca, o projeto gráfico prevê quais ícones e elementos visuais podem ser utilizados, a paleta de cor, tipografias e até mesmo regras para escolha e tratamento de fotos.

Esse processo pode levar mais tempo para ser elaborado, mas gera economia de tempo nos próximos lançamentos, uma vez que grande parte das decisões serão tomadas já levando em conta esse conjunto de “leis”. 

4. Por fim, é hora de divulgar!

É claro, de nada adiantará tanta força tarefa se não houver uma boa estratégia de divulgação para o eBook! O primeiro passo para que ela aconteça é providenciar a criação de banners de divulgação

 No caso dos eBooks, eles podem ser utilizados no seu site, redes sociais e até mesmo no rodapé dos envios de e-mail marketing. Aumentando assim o alcance nos diferentes canais da empresa.

Outra força que pode ser muito importante para a divulgação do seu material rico é utilizá-los para impulsionar a geração de Leads com anúncios, numa estratégia conhecida como Inbound Ads.

Como mensurar os resultados da produção de eBook

Após lançado o seu material e divulgado nos diferentes canais, é o momento de mensurar o que foi conquistado de dados até aqui. Quais resultados a produção de eBook resultou? Afinal, todo o esforço dedicado precisa ser justificado. 

Nesse ponto, vale o que é importante para a sua empresa neste momento. As empresas possuem objetivos diferentes e, portanto, as métricas avaliadas em cada material rico serão diferentes. 

Você pode avaliar a geração de Novos Leads, por exemplo, ou como foi o engajamento de Leads da sua base com o material. Além disso, também pode olhar para as oportunidades geradas por cada eBook, se houve ou não a entrada de Leads Qualificados para a sua empresa, e por aí vai. 

As taxas de abertura e clique do e-mail de divulgação do material também são dados que demonstram qual o nível de interesse dos Leads por determinado assunto ou qual CTA teve maior poder de persuasão. Para que você não se perca nessa análise, adote a prática de construir relatórios aos finais de cada campanha de divulgação. 

Apesar do caminho para a construção do eBook exigir um esforço maior da sua equipe, é perceptível o quanto ele pode gerar resultados e contribuir com as suas estratégias de Marketing Digital.

Esperamos que depois dessas dicas, a sua produção fique a todo vapor e gerando cada vez mais resultados para a sua empresa! E caso alguma dúvida surja nesse percurso, é só voltar aqui e deixar ela nos comentários. Teremos o maior prazer em responder! 

Banner "Atingimos 200K acessos orgânicos mensais, confira o case"
Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x