Blog, Marketing de Conteúdo,

Podcast Marketing: os principais desafios de usá-lo como canal de aquisição

Por Jean Vidal em 27 de janeiro de 2023

Se você já tem uma estratégia de marketing de conteúdo em vigor, conhece bem os princípios fundamentais que a orientam. 

Seu objetivo é atrair naturalmente mais leitores, fãs e seguidores, fornecendo-lhes informações e/ou entretenimento que desejam consumir. 

Existem muitas maneiras de fazer isso, utilizando diferentes meios, canais e métodos de distribuição para conseguir isso, mas muitos profissionais de marketing de conteúdo se apegam ao básico, concentrando-se quase exclusivamente no conteúdo escrito. 

Mas você já considerou apostar em um podcast marketing? 

Vem descobrir neste artigo como esse formato pode integrar suas estratégias de Marketing!

O que é um Podcast e por que apostar neles

Se você estava na internet nos últimos anos, certamente já deve ter ouvido algum podcast. 

Mas, se ainda não trombou com um, saiba que o Podcast é uma evolução digital do rádio, distribuído em streamings de áudio.

O podcast oferece uma maneira clara e concisa para profissionais de marketing e marcas comunicarem sua proposta de valor a um público cativo. 

Estar presente em serviços de streaming permite que empresas e marcas contem suas histórias em qualquer lugar a qualquer hora, ajudando-as a estabelecer autoridade em seu setor e criando defensores da marca ao longo do caminho.

O podcast marketing pode ser um meio poderoso para comunicar uma variedade de ideias, produtos e informações a um público de nicho, principalmente porque a voz humana pode transmitir muito mais significado por meio do tom e da inflexão do que a palavra impressa

A possibilidade de construir uma comunidade e estabelecer um relacionamento profundo e rico com seu público-alvo é uma das razões pelas quais a inclusão de podcasts como parte de uma estratégia de marketing de conteúdo tem se tornado tão popular.

Os desafios de incluir um podcast na sua estratégia de Marketing

Começar um podcast é mais fácil (e mais barato) do que a maioria imagina. Então, os maiores desafios para integrá-los em sua estratégia não são tão relacionados com sua execução, mas sim relacionados a como fazer seu podcast marketing decolar.

Vamos falar então sobre os 2 maiores desafios de incluir um podcast na sua estratégia de Marketing e como contorná-los?

Podcasts não são muito amigáveis ​​para SEO

Isso ainda pode mudar muito, mas na data em que esse artigo foi publicado, não são todos os conteúdos audiovisuais que podem ser indexados pelos mecanismos de pesquisa.

Isso significa que seu público pode ter dificuldade em encontrar seu conteúdo se ele estiver disponível apenas em áudio no seu Podcast.

Para contornar esse desafio, existem duas possibilidades:

A primeira é criar um artigo no seu blog sobre o tema, e indicar o episódio relacionado do podcast. Assim, os visitantes que encontram seu artigo pelos buscadores terão um acesso rápido ao seu podcast marketing e poderão descobri-lo.

Outra possibilidade é fazer a transcrição de texto na descrição do episódio, permitindo que os bots façam a leitura do conteúdo. 

Qualquer que seja a estratégia que você escolha seguir, não se esqueça que palavras-chave são fundamentais para SEO.

Portanto, engana-se quem pensa que planejamento de palavras-chave é apenas para artigos no seu blog!

Sobre o que você fala no episódio? Inclua essa palavra-chave no título do seu episódio e na descrição. E não se esqueça de adicionar palavras-chave contextuais, que permitam uma leitura mais precisa do algoritmo.

Análises e monitoramento

Podcasts possuem métricas próprias, como o número de plays e a taxa de retenção de cada um dos seus episódios. Mas por não estarem no mesmo domínio que o site da sua empresa, rastrear as ações de seus ouvintes pode ser desafiador.

A melhor forma de contornar esse desafio é utilizar links rastreáveis.

Então, sempre que você for incluir um link para o seu site na descrição de um episódio, tenha certeza de que configurou a URL com UTM para saber exatamente de onde veio esse acesso.

No entanto, você deve se lembrar de que a maioria das pessoas ouve podcasts enquanto faz outras coisas, principalmente dirigindo ou se exercitando. 

As chances são de que eles não vão parar o que estão fazendo para conferir o link na descrição do episódio. Então não desanime se o Google Analytics mostrar poucos acessos vindos do seu último episódio.

Lembre-se que o principal potencial do podcast marketing é o de criação de comunidade e engajamento com o público, reforçando sua autoridade e pregnância na mente de seus futuros clientes.

O podcast é um complemento poderoso para seus esforços de marketing de conteúdo e pode até mesmo ser um caminho para a geração de receita própria.

É um canal de marketing de conteúdo complexo e cheio de nuances, mas começar é mais fácil do que a maioria das pessoas pensa. 

Experimente e veja se pode funcionar para sua marca! 

E aí, você já utiliza o podcast como marketing de conteúdo? O que achou deste artigo? Compartilha com a gente nos comentários!

Banner "Conquistamos um ROI de 174% com ações de marketing digital, confira o case"
Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x