Blog, Marketing de Conteúdo,

5 novos formatos de Materiais Ricos que você deve investir

Por Jean Vidal em 18 de maio de 2022

Quando falamos em estratégias de Inbound Marketing, automaticamente pensamos em Marketing de Conteúdo, afinal, oferecer materiais ricos como iscas digitais é uma forma muito efetiva de gerar Leads e alimentar seu Funil de Vendas.

Os materiais ricos são conteúdos com alto valor agregado, produzidos para atração e nutrição de potenciais clientes, mas é muito comum as empresas elaborarem conteúdo rico sem levar em consideração o momento em que o Lead se encontra.

Se você já investe em materiais ricos para gerar Leads, tenho certeza que conhece o bom e velho eBook. Por ser um material de fácil produção e que pode ser utilizado em toda a etapa do funil de vendas, ele é definitivamente o formato mais popular.

Mas você já pensou em incluir novos formatos na sua estratégia de Inbound?

Se você já produz materiais ricos e não está atraindo Leads Qualificados, já pensou que o problema pode estar no formato do conteúdo que você está entregando? O tema pode ser relevante, mas o formato está alinhado com o perfil e a Jornada de compra da sua Persona?

Diversificar sua produção de conteúdo irá fazer com que você entenda qual formato é mais efetivo e adequado para despertar e manter o interesse do seu público em cada etapa.

No artigo de hoje, vamos trazer 5 novos formatos que vale a pena investir. Vem com a gente!

1) Whitepaper

O whitepaper possui formato semelhante ao eBook, mas apresenta um conteúdo mais direto, geralmente aprofundado em aspectos técnicos do tema e focado nas soluções de problemas das Personas.

Ele é excelente para ser utilizado nas etapas mais avançadas do funil de vendas, particularmente como conteúdo de Consideração da Solução ou Decisão de Compra.

Por ser um um documento bastante informativo e com dados técnicos, entrega um conteúdo relevante e assertivo para os Leads mais maduros que estão travados no meio do funil.

Essas características também fazem dele um ótimo material para compor fluxos de Nutrição de Leads, uma vez que podem ser a peça que faltava para que seus Leads façam uma Levantada de Mão.

Como a linguagem do whitepaper costuma ser mais formal e técnica, investir em uma diagramação mais simples e intuitiva torna a leitura mais dinâmica.

Captura de tela exemplo de whitepaper

Exemplo de página de Whitepaper (fonte: HubSpot Research [PDF])

2) Guia de estudo 

Você deve ter aprendido muito sobre Marketing lendo em blogs como este – e até mesmo neste aqui. Certo?

E quantas vezes você desejou ter um “plano de estudo”, um conteúdo que desenhasse o passo a passo dos temas a serem estudados para que você entendesse uma estratégia?

Os guias de estudo são organizados por tópicos com pequenos resumos e indicações de onde buscar mais informações sobre cada assunto.

São ótimos materiais de Topo de Funil, e rápidos de produzir! São bem legais para explicar conceitos importantes e, por ter um formato bem didático, é possível investir no ensino de ferramentas e processos de sua área.

Captura de tela exemplo de guia de estudos

Exemplo de Guia de Estudos (fonte: Conquer)

3) Eventos online

Com certeza você já percebeu que os eventos online são uma tendência, não é mesmo?

E eles podem ser muito mais vantajosos do que os eventos presenciais, afinal, é um formato que possibilita atingir várias pessoas ao mesmo tempo e sem a necessidade de deslocamento, além de poder contar com convidados de peso sem o custo de transporte!

Além disso, o time envolvido também costuma ser menor, dispensando equipes de montagem e limpeza. Ou seja: menos custo e, com isso, maior potencial de ROI.

Se o evento for pago, essa economia impacta no valor para o seu público participar e, sendo gratuito, permite alcançar ainda mais pessoas, o que ajuda e muito no fortalecimento e reconhecimento da sua marca. Só vantagens!

Captura de tela exemplo de evento online

Exemplo de evento online, RD Hostel 2021, que contou com mais de 100mil inscritos (fonte: RD Station)

4) Trilha de aprendizagem

Mais um formato de conteúdo que serve para qualquer etapa do Funil de Vendas, só depende da sua abordagem! 

Diferente do guia de estudos, a trilha de aprendizagem vai entregar os conteúdos “na íntegra” (e não apenas a indicação do que estudar).

Aqui o importante é ficar de olho na segmentação e escolher conteúdos estratégicos para cada etapa.

O mais comum é entregar essa trilha com uma automação de autorresponder, enviando emails sequenciais com cada um dos tópicos. Assim, você pode separar conteúdos densos de um tema específico em partes menores e realizar o envio recorrente, educando seu público de forma mais orgânica e prolongando o contato entre vocês.

Uma grande vantagem desse formato é que seus Leads recebem o conteúdo organizado e ele pode ser facilmente guardado e encontrado para referências futuras.

Captura de tela exemplo de trilha

Exemplo de trilha de aprendizagem (fonte: Conexorama)

5) Página Épica bloqueada

Sabemos que um site bem feito é só um dos fatores que irá colaborar com sua taxa de conversão. Mas, muitas vezes, precisamos dar um empurrãozinho.

A Página Épica bloqueada é um formato que vem ganhando espaço, particularmente com quem gosta de experimentar novas estratégias., 

Sabe quando acessamos uma notícia e ela é travada por uma paywall? Esse material segue a mesma lógica, mas, em vez de exigir uma assinatura, exige apenas a conversão em um formulário.

Na prática, funciona assim: a página mostra uma prévia do conteúdo, uma amostra, mas um formulário interrompe a leitura e, se o Lead quiser ler mais, precisa fornecer seus dados para desbloquear o conteúdo completo. 

Captura de tela exemplo de página épica

Exemplo de página Épica bloqueada

Nesse formato, o interessante é produzir um conteúdo que deixe aquele “gostinho de quero mais”. Mostrar sua autoridade, falar resumidamente sobre seu produto ou serviço e deixar os benefícios para quando o Lead avançar pode ser uma boa estratégia.

No Marketing de Conteúdo é cada vez mais importante inovar para incentivar os Leads a interagirem com sua empresa e, consequentemente, avançarem nas etapas da Jornada de Compra.

Os materiais ricos estão aí para ajudar a acelerar o processo e também otimizar seus resultados, afinal conteúdo de qualidade é fundamental não só para as práticas de SEO como também para informar e educar seus Leads

Agora que você já conhece novos formatos, que tal começar a testar? Comenta aqui, quais formatos você já utiliza e quais pretende incluir na sua estratégia?

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x