Blog, Growth Hacking,

Pagespeed Insights: o que você precisa saber sobre a ferramenta

Por Camilla Edlim em 28 de julho de 2021

Você já abriu um site e culpou o roteador da sua internet por achar que ele estava lento demais para carregar? Pois saiba que, em alguns casos, a culpa está no site mesmo!

E quando reunimos experiência do usuário, otimização e um bom funcionamento da página, ter um site que seja rápido é um fator crucial nas suas conversões. 

Para que o seu público não ache que a culpa é da internet e desista do seu site, utilizar ferramentas para melhorar o carregamento da sua página deve estar na sua rotina e uma delas é a PageSpeed Insights.

Descubra neste artigo como mensurar a velocidade do meu site, como está o desempenho e o que tudo isso vai ajudar na sua estratégia de Inbound Marketing.

Por que ficar atento a velocidade e desempenho do site?

Simples e direto: quando o seu site é lento, o Google irá rebaixá-lo. 

Como no futebol, a performance não foi boa, então vai para a segunda divisão (no caso do Google é a segunda, terceira ou quarta página).

Isso acontece porque um site lento impacta diretamente no SEO e nas taxas de conversão. Como eu já comentei, se o carregamento do site não é o ideal, provavelmente os usuários não vão permanecer na página. E a probabilidade disso acontecer aumenta em mais de 100% se o tempo de carregamento da página for de apenas 6s.

 


Seu público está sem tempo, irmão! E o Google tem apreço por sites que carregam rápido.

Só que para ajudar, o Google criou uma ferramenta chamada de Google PageSpeed Insights, que ajuda a avaliar (e melhorar) a velocidade de carregamento de um site. Quer saber mais detalhes?

O que é o PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights é uma ferramenta do Google Search Console que irá acessar e processar cada elemento do seu site, gerando uma nota para o mesmo.

Essa ferramenta é gratuita e pode ajudar você a analisar o desempenho do seu site e ver sugestões de como melhorá-lo. Isso vai desde códigos até as imagens da página.

Você deve estar pensando, como? Avaliando o seu site em alguns requisitos que são julgados importantes tanto para desktop quanto para mobile visando melhorar a experiência do usuário.

Reconhecer que seu site pode ter alguns problemas secundários que você pode não ver superficialmente é o primeiro passo. Então, vem saber como usar o Pagespeed Insights e deixar a sua Persona feliz com um site redondinho.

Como usar o PageSpeed Insights

Primeiramente, saiba que a ferramenta analisa o tempo de carregamento da sua página e quantos recursos ela possui (plugins, scripts de código que se comunicam mais vezes com o servidor e fazem a página demorar mais para carregar, e muito mais).

E por isso, você precisa saber exatamente o que está atrapalhando a velocidade do seu site antes de fazer as mudanças necessárias para atingir 100% na ferramenta Google PageSpeed Insights. Então, vamos testar a velocidade do seu site?

Para começar, abra o Google PageSpeed Insights e coloque a URL do seu site na barra inicial (você pode analisar páginas específicas também, como o blog, a página inicial ou de contato):

Depois, a ferramenta dará uma pontuação para a sua página. Você verá uma nota de desempenho e uma cor, dependendo do intervalo em qual a sua pontuação se enquadra. São elas: Vermelho (nota baixa): 0-49; Laranja (nota média): 50-89 e Verde (nota boa): 90-100:

Logo abaixo, você verá todo o diagnóstico da sua página. Os pontos de melhoria e as sugestões que podem ajudar a acelerar o carregamento.

Ah, e isso você pode fazer tanto para versão mobile quanto no computador. 

A mesma página que exemplificamos alcançou uma pontuação melhor na versão mobile. Por isso, é preciso ficar atento às páginas nos mínimos detalhes.:

Como otimizar o site para a experiência do usuário

Pense em quantos sites você já ficou impaciente em ter que esperar carregar no celular ou até no computador? Ou seja, se o carregamento é lento, as chances da página aparecer entre os primeiros resultados é menor, o que tende a reduzir o tráfego orgânico.

Porém, alcançar um 100% perfeito na ferramenta Google PageSpeed Insights não é uma tarefa fácil. E também não acontecerá da noite para o dia.

Aqui estão as três principais maneiras de acelerar o seu site e ir em busca do 100% perfeito com o Google.

Otimização de imagens

As imagens consomem muitos recursos para fazer o download e geralmente não são otimizadas adequadamente. Uma das principais técnicas de otimização para corrigir o tamanho da imagem é a compressão.

Você pode economizar uma média de 50% ou mais no tamanho da imagem usando ferramentas de compressão simples. No próprio PageSpeed Insights, você encontra maneiras de otimizar essas imagens:

Uso do cache

O cache do navegador é outra ferramenta que pode causar um grande impacto com relativamente pouco esforço quando falamos da velocidade da página. O cache inclui imagens, scripts, fontes e tudo mais que fica na “memória” do navegador do seu público. 

E ao utilizá-lo, o navegador só vai carregar os elementos uma vez. Toda vez que o usuário trocar de página, o browser vai apenas “se lembrar deles” e puxar as informações necessárias do cache.

Mas é preciso que você otimize seu site para fazer bom uso dessa possibilidade.

Código HTML

Você pode se deparar com essa melhoria ao entrar na ferramenta. Isso, especialmente se o site é mais antigo ou não segue as boas práticas do Google. 

A forma que o código é organizado determina como os servidores vão ler as informações e em quanto tempo elas aparecerão na tela. Por exemplo, usar tags sem sentido ou códigos duplicados atrapalham o seu desempenho.

Como isso afeta a estratégia de Inbound 

Um dos principais objetivos de uma estratégia de Inbound é conduzir suas Personas através das etapas da Jornada de Compra e estimulá-las a tomar uma decisão positiva de aquisição. 

Por isso, ter um site rápido e otimizado (além de bem posicionado nas páginas de pesquisa e campanhas pagas), servirá como um imã de bons resultados. No Inbound é vital uma presença digital de qualidade e que atenda as necessidades do público.

E o relacionamento dos visitantes da sua empresa através de um Site Inbound, impactará na quantidade de oportunidades que chegará para a equipe comercial.

O segredo por trás da nota 100

Já comentei que essa é uma ferramenta do Google e de alguma forma a pontuação descrita lá reflete no rankeamento do seu site. Então, você não vai querer deixar dicas gratuitas passar batido.

Porém, nem por isso você deve ficar obcecado para chegar a nota 100 ou ficar procurando coisas para mexer no seu site e esquecer de focar nas estratégias principais.

Se você já está com uma boa média, acima de 90. Tudo bem! Se estiver até esse número, foque nas otimizações que eu trouxe lá em cima. 

A título de curiosidade, sabe aquele site que você considera super rápido? Analise ele no PageSpeed e descubra que você não está sozinho.

Enquanto isso, comenta aqui se você já usou o PageSpeed Insights ou se gostaria de acrescentar alguma informação.

Camilla Edlim

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x