Blog, Funil de Vendas,

Quanto tempo leva para construir maturidade nas estratégias de marketing?

Por Ana Paula Agostini em 26 de fevereiro de 2021

Você entendeu que o Inbound Marketing é uma boa forma de atrair clientes, e está decidido a dar os primeiros passos para começar a construir sua autoridade digital e atraí-los.

Mas esbarrou em um ponto sensível: todas as autoridades em Inbound ressaltam que o Inbound leva algum tempo para amadurecer.

Neste artigo vamos te explicar melhor por que falamos tanto desse tempo de maturação, estratégias que podem ajudar a acelerar a geração de resultados e como ter uma ideia de qual será esse tempo de maturação.

Vem comigo?

O que é o tempo de maturação do Inbound?

Quantas pessoas você conhece que se tornaram referência em seus campos de atuação do dia para a noite?

Eu não conheço nenhuma, e tenho certeza que, se você conhecer, serão poucas.

Estabelecer-se como autoridade é algo que leva tempo, e no Inbound Marketing não poderia ser diferente.

É como se cada ação de Inbound Marketing – cada e-mail marketing disparado, cada artigo publicado, cada material rico lançado – fossem um tijolo sendo colocado para construir uma parede.

Cada uma das suas ações irá surtir um efeito, seja na atração de novas pessoas ou na manutenção do relacionamento com outras. E, quanto mais tijolos você já assentou, maior será o impacto causado.

Mas, atenção! Isso não quer dizer que você pode publicar centenas de artigos e disparar milhares de e-mails de uma vez para acelerar esse tempo de maturação!

Não posso deixar de citar o ditado popular: “devagar se vai longe!”, afinal, é necessário tomar decisões estratégicas e entender qual o objetivo por trás de cada ação.

O período de Onboarding

Ao longo dos anos, aprendemos que nossos melhores resultados vinham de parcerias que entendiam a importância deste período de construção da maturidade das estratégias. E também aprendemos que o onboarding é uma das etapas desse período.

Quando temos novos clientes aqui na Conexorama, independente se eles já fazem Inbound ou não, passamos por um período de Onboarding. E recomendo que você tenha uma prática parecida, caso esteja decidindo seguir o caminho do Inbound Marketing sozinho.

Esse período de Onboarding nada mais é do que o momento em que “organizamos a casa”, traçamos o Planejamento de Marketing Digital e, não menos importante, damos início às primeiras atividades e rotinas, como a publicação de artigos, disparos de e-mail e ativação de campanhas de mídia paga. Afinal, a maturidade não vai chegar se ficarmos sentados esperando por ela.

Mas, como podemos acelerar a geração de resultados?

Sim, existem formas de gerar resultados relevantes mesmo durante esse período de aprendizagem. E o maior responsável pela geração de resultados a curto prazo em estratégias de Inbound Marketing é o canal de mídia paga.

Existe uma grande discussão entre os especialistas sobre anúncios poderem ou não ser considerados Inbound Marketing, uma vez que ainda assim são uma forma de mídia interruptiva.

Aqui, convido-o para uma reflexão: se você estiver pesquisando sobre “boas práticas para gestão de equipes”, um anúncio de um material rico sobre o tema ainda é uma interrupção?

No nosso modo de fazer, vemos os anúncios como uma parte muito importante da estratégia de Inbound Marketing. Desde que seja utilizada a oferta certa para determinado público.

Afinal, quanto tempo leva para construir maturidade no marketing?

Ok, já falamos sobre o que é essa “construção de maturidade” das estratégias, e sobre como as ações se sobrepõem para ajudar a formá-la.

Mas eu sei que o que você mais quer saber é quanto tempo leva para chegar lá

Como na maior parte das perguntas acerca de estratégias de Marketing Digital, a resposta é: depende!

Essa resposta é particularmente difícil por estar atrelada a muitos fatores:

E, dessas, a última talvez seja a única sobre a qual você pode ter controle. 

Como já falamos antes, isso não quer dizer que você deve sair fazendo tudo ao mesmo tempo, mas sim que você pode optar por uma rotina um pouco mais acelerada (por exemplo, publicar 2 artigos e enviar 2 e-mails por semana, lançar um novo material rico por mês), ou mais vagarosa (apenas um artigo e um e-mail por semana, um material rico a cada 3 meses…). 

A pergunta aqui deveria ser outra: como saber se atingi a maturidade das minhas estratégias?

Se o seu Funil de Marketing e Vendas está bem definido, com taxas de conversão saudáveis entre uma etapa e outra e as atividades rotineiras estão correndo sem grandes imprevistos, parabéns, você chegou lá! 

Mas, não pense que o trabalho acaba por aí. 

Se você chegou neste ponto e ainda não explorou estratégias avançadas e Inbound, este é um ótimo momento para mergulhos mais profundos, como em Automação de Marketing e Lead Scoring.


Espero que este artigo tenha ajudado a deixar mais claro os motivos por trás de falarmos tanto sobre esse período de resultados mais tímidos. 

Se gostou deste artigo, ou se ficou com alguma dúvida, não esqueça de deixar um comentário!

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x