Blog, Mídia Paga (Ads),

Instagram Ads: como anunciar, tipos de anúncios e dicas para sua estratégia!

Por Content em 25 de setembro de 2020

Você é responsável por alguma empresa e busca aumentar a audiência e relevância para sua marca? Perfeito. A primeira indicação é começar a anunciar no Instagram, a rede mais queridinha do Brasil, que em 2018 atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos.

Portanto, hoje meu objetivo é tirar todas as suas dúvidas, passar algumas estratégias e ensinar, através de um passo a passo como construir um anúncio no Instagram Ads.

Desde já, vamos deixar claro que este conteúdo foi criado para um nível iniciante, com um conteúdo completo, onde seremos bem didáticos, mostrando todos os detalhes e guiando você na elaboração de uma campanha estratégica no Instagram Ads.

O que é Instagram Ads e por que utilizar?

O Instagram Ads é uma ferramenta para publicar conteúdos patrocinados tanto no feed quanto nos stories na rede social do Facebook, o Instagram. 

Esses anúncios podem ser feitos com imagens, vídeos (que pode ser acompanhado por texto), carrossel e coleção. 

Todos os formatos podem ser usados com objetivos para ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca, gerar mais tráfego para o seu site, conquistar novos Leads, manter os atuais clientes envolvidos e engajados com o seu perfil.

A razão para você utilizar o Instagram Ads são alguns números que identificam essa rede social como uma das mais utilizadas no Brasil atualmente

Atenção: caso você ainda não tenha uma conta no Instagram comercial, dê uma conferida aqui e confira um passo a passo.

1. Criar uma conta no Facebook Business

Você precisará ter uma conta na plataforma de anúncios do Facebook Business. Sim, talvez seja novidade para você, mas usaremos uma conta de anúncios no Facebook para utilizar o Instagram Ads.

Se  você ainda não tem o Facebook Business, não se preocupe, vou te orientar no processo abaixo. Caso já tenha, indico que pule para o próximo item.

Para começar, acesse https://business.facebook.com/, e clique em “criar conta” e forneça as informações necessárias para abrir essa conta no Facebook Business.

Facebook Business para criar Instagram Ads

Digite o nome da empresa, selecione a página principal e digite seu nome e endereço de e-mail do trabalho.

Como criar uma conta no Facebook Business para criar Instagram Ads

Preencha o restante do fluxo de integração inserindo o restante dos campos obrigatórios e clique em enviar.

Como inserir detalhes da empresa no Facebook Business para criar Instagram Ads.

2. Ativações no Gerenciador de Negócios

Agora, com o Facebook Business criado, o próximo passo é associar a Fanpage da sua empresa ao Gerenciador de Negócios. 

Para isso, clique no menu superior à esquerda “Gerenciador de Negócios’’ e vá em configuração do seu Gerenciador de Negócios.

Configurações do Gerenciador de Negócios para criar Instagram Ads

Depois clique em “Páginas” e adicione a Fanpage da sua empresa.

Opção "página", para criar Fanpage da empresa e criar Instagram Ads.

Para adicionar uma Página, você deve ser administrador dela há mais de sete dias. Se você não for administrador da Página, terá que pedir a solicitação para administrá-la.

Adicione sua página no gerenciador de negócios para criar Instagram Ads

Insira o nome ou a URL da Página do Facebook.

Vincular o Instagram ao Gerenciador de Negócio

Para adicionar uma conta do Instagram ao Gerenciador de Negócios: clique em contas do Instagram. A seguir você adiciona a sua conta com seu usuário e senha.

Como vincular o Instagram ao Gerenciador de Negócio para criar Ads

Insira seu nome de usuário e senha do Instagram. Clique em Avançar.

Adicionar usuário do Instagram para fazer Ads

Até aqui vencemos as etapas preliminares, e então arrisco a dizer que você deve estar bem ansioso(a) para começar a rodar a sua campanha, certo?

Vamos em frente.

3. Criando um anúncio para o Instagram

Para começarmos a utilizar o Instagram Ads, identifique e clique no botão verde “Criar”. Ele será o botão inicial para entrarmos nas configurações do anúncio que iremos desenvolver.

Aqui, vamos seguir juntos mostrando cada elemento, ok?

I – Escolha o objetivo da sua campanha

Agora, vamos para parte mais profunda de configuração que é criar uma campanha.

Escolha qual será o objetivo por trás do seu anúncio. Para facilitar a criação, podemos afirmar que os objetivos, esse primeiro passo, são nomeados de maneira autoexplicativa. Por exemplo:

Esses  objetivos da campanha estão divididos em três categorias: Consciência, Consideração e Conversão.

Os tipos de anúncios disponíveis para você escolher são:

Defina o objetivo do seu Instagram Ads

Na prática, ao longo da rotina de anunciar, será comum você testar muitas dessas opções e descobrindo os resultados reais. Ads serão sempre testes, testes e mais testes.

Após escolher seu objetivo, a tela será ampliada para permitir que você dê um nome à sua campanha.

Caso queira, ative a opção de “criar teste A/B” para testar qual conjunto de anúncios vai funcionar melhor. Para quem está começando, indico evitar essas configurações “mais avançadas”.

Tráfego para Instagram Ads

O que você vai anunciar?
É mensal ou semanal?

Inclua o nome da sua promoção, crie um método de nomenclatura que funcione para você, isso vai te ajudar a encontrar facilmente seus anúncios para acompanhar o desempenho.

Exemplo: Aqui na Conexorama sempre usamos o começo Padrão de Nomenclatura. Sempre acrescentar o “(C)” para demarcar Conexorama nas campanhas. Ficando descrito assim:

(C) Materiais Topo | Conversão
(C) LP Orçamento | Tráfego

II. Configure seu público-alvo

Você precisa criar uma segmentação para seu público-alvo de maneira apropriada, a fim de  colocar seus anúncios na frente do público certo. Então, quanto mais você conhecer seu público mais terá uma campanha de sucesso.

Veja algumas opções de segmentação, que podem ser colocadas em camadas para obter um público-alvo preciso na sua campanha.

Local:  Você tem a opção de excluir ou incluir determinados lugares. Se você atende somente um estado ou cidade específica, o Facebook permite que você faça tudo isso e muito mais.

Idade: Permite segmentar entre de 13 a 65 anos ou mais.

Sexo: Escolha entre todos, homens ou mulheres.

Idiomas: A plataforma recomenda deixar em branco, a menos que o idioma que você está segmentando não seja comum ao local em que está segmentando.

Direcionamento detalhado: Uma opção de direcionamento disponível na seção “Público” da criação do conjunto de anúncios. Ele permite refinar o grupo de pessoas para as quais exibiremos os anúncios. Você pode fazer isso com informações como dados demográficos, interesses e comportamentos adicionais.

Direcionamento detalhado para Instagram Ads

E aqui vale uma dica simples,  existe a opção de salvar esse público para utilizá-lo rapidamente e outras campanhas. Um exemplo que salvamos em uma campanha aqui na Conexorama ficou assim:

Campanhas Instagram Ads

III. Escolha seus canais

Pronto! Seu público-alvo foi definido? Chegou a hora de escolher seus canais!

Por padrão, as campanhas são configuradas com posicionamentos automáticos (em todos os formatos) e a própria plataforma distribui os anúncios privilegiando os locais de melhor performance.

Como o nosso foco hoje é Instagram Ads, vamos definir apenas em posicionamentos manuais, para veicular o anúncio somente no Instagram. Basta desmarcar outros posicionamentos e deixar somente o da rede social ativo.

posicionamento_para_instagram_ads

Você precisará desmarcar o Facebook, Audience Network e Messenger das plataformas para garantir que seu anúncio seja exibido apenas no Instagram.

A partir daqui, você pode especificar o Instagram como um canal e se deseja que esses anúncios sejam exibidos no feed/stories.

IV. Defina seu orçamento e programação de anúncios

Nesta etapa você define o orçamento e a programação de seus anúncios no Instagram. Primeiro de tudo, você precisa escolher entre um orçamento diário e um orçamento vitalício.

Qual a diferença?

Os orçamentos diários permitem que seus anúncios sejam exibidos indefinidamente, gastando até o valor alocado a cada dia (você ainda pode definir datas de início e término), enquanto os orçamentos vitalícios serão exibidos por um período de tempo definido.

Se você escolher um orçamento vitalício, também poderá selecionar uma programação específica para a exibição dos seus anúncios.

Talvez você queira que eles sejam mostrados apenas em dias de semana ou fins de semana. Você pode escolher manualmente os dias e horários em que seus anúncios serão exibidos para seu público-alvo.

Orçamento e programação Instagram Ads

V. Crie a chamada do seu anúncio no Instagram

Chegou a hora de criar a parte visual, a chamada, do seu anúncio. Espero que, depois de seguir as etapas acima, o conteúdo que você tem em mente para promover esteja interligado ao público selecionado.

Aqui você poderá escolher entre imagem ou vídeo, o formato que você quer veicular a mensagem do seu anúncio.

Chamada do anúncio no Instagram Ads

Ao selecionar o formato de anúncios, faça o carregamento da sua imagem como mostra abaixo:

Carregue a imagem do Instagram Ads

Agora preencha nos campos Texto, Título e Descrição do link da sua URL.

Adicione o texto, título e descrição do Instagram Ads

Você pode escolher seu botão de chamada à ação. As opções para isso incluem, desde “Saiba mais” a “Solicitar agora” e “Enviar mensagem”. Escolha a que melhor reflete a ação que você deseja que seu público execute.

Depois de concluir as três últimas etapas, clique em continuar para acessar o painel de criação de anúncios. É aqui que você faz o upload do seu conteúdo, escreva sua cópia do anúncio e publique o seu anúncio.

Tudo configurado certinho? É só clicar em “confirmar” para publicar o anúncio.

[Extra] Dicas estratégicas para suas campanhas

Vou detalhar algumas sacadas interessantes para você considerar na hora de pensar na melhor estratégia para alcançar os seus objetivos em cada campanha.

1. Quer aumentar o número de seguidores no Instagram?

Se o seu objetivo é fazer o seu perfil crescer de forma mais rápida, alcançar mais pessoas com os seus conteúdos. 

Selecione algumas publicações para você “impulsionar” com o objetivo “engajamento”  como escolha nas configurações no início da criação da campanha.

2. Ainda para  crescimento de seguidores utilizando Instagram ads

Crie stories bem criativos e se você não tem dificuldades em gravar vídeos nos stories, esse é uma ótima maneira de impactar ainda mais pessoas com o seu conteúdo, em um formato muito utilizado no Instagram. 

Para essa estratégia você precisa selecionar o objetivo de “tráfego” ou “alcance”. 

Com esses dois objetivos você tem a possibilidade de enviar os usuários para um determinado link, nesse link você coloca o do seu perrfil do Instagram e as pessoas vão conhecer mais seus conteúdos e começarem a seguir você ou a sua marca/empresa.

3. Quer ter o famoso “arraste para cima”?

Sim, se você ainda não tem mais de 10k de seguidores e quer ter um storie com a função de arraste para cima, quando você cria um anúncio de stories no Instagram ads, é possível indicar um link para direcionar as pessoas quando elas fizerem o arraste para cima. 

Essa é uma dica que complementa a anterior e para utilizar essa estratégia você pode colocar um objetivo de “conversão” ou os que citei no item 2.

4. Fazer uma Enquete nos stories

Quer fazer uma pesquisa ou até mesmo deixar o seu stories muito mais atrativo e interativo? 

Você pode colocar uma pergunta para quem visualizar seus stories patrocinados, essa pergunta e as respostas podem ser editadas de acordo com a sua vontade.

A funcionalidade de enquete no Instagram funciona apenas para stories e você precisa utilizar um vídeo como criativo do anúncio. O resultado final é muito legal!

Exemplo de enquete nos stories para Instagram Ads

Para você entender mais sobre essa funcionalidade de enquete nos anúncios patrocinados, indico a leitura de um outro artigo que escrevi aqui com um passo a passo para você usar enquetes.

E se ainda está estudando sobre as possibilidades de fazer anúncios tanto no Facebook, quanto no Instagram, uma leitura complementar e que vai te levar a outro patamar de entendimento, é só você acessar este link sobre a ferramenta para Facebook ads e Instagram ads.

Agora é hora de colocar a mão na massa e botar em prática tudo isso! 

Garanto que você está cheio de ideias para fazer suas primeiras campanhas no Instagram e conquistar ainda mais resultados para os seus negócios.

Se surgir dúvidas durante o processo, deixe um comentário aqui abaixo e podemos bater um papo sobre suas campanhas. Fico te esperando!

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x