Blog, Redes Sociais,

Automação para redes sociais: bom ou ruim para sua estratégia?

Por Content em 22 de maio de 2019

As redes sociais estão no centro da atenção há alguns anos. Seja para ajudar nas sua estratégia de marketing, para saber qual o último meme do momento, ou até para se informar. Hoje, tudo gira em torno de estar conectado. E com uma sociedade conectada 24 horas por dia, temos que fazer todo o possível para otimizarmos nosso tempo. Mas não adianta estar apenas online. Temos que estar realmente presentes. E, para isso, algumas empresas têm usado a automação para redes sociais.

Quando se é uma agência ou se tem muitas redes sociais para administrar, é preciso estar preparado e prestar muita atenção no que é publicado, em qual rede e quando. Não é uma tarefa fácil, pois aquilo que você divulgar na mídia social é a impressão que sua empresa está passando para o público.

Para quem tem muitas contas para administrar, ficar fazendo login e logoff diversas vezes pode atrasar ainda mais o processo. Responder mensagens e comentários, fazer o planejamento da semana – do mês ou até do trimestre -, postar artigos, materiais, vídeos, webinar, fazer análise de concorrentes, de hashtags, de métricas. Convenhamos, é muita coisa!

Mas a automação é uma boa estratégia? Bem, é isso que você vai descobrir agora. Confere aí!

O que é automação para redes sociais?

Mas primeiro, o que é essa tal de automação para redes sociais? A automação teve início com estratégias de marketing, como automatização de e-mail marketing, postagens no blog, etc. Com certeza você já usou alguma dessas automação antes. Até temos artigos sobre automação de marketing.

Para ajudar a simplificar outros processos, foram criados alguns programas e/ou aplicativos de automação para redes sociais. Parece complexo né?! Mas na verdade é bem simples.

São ferramentas para que você possa deixar tudo programado. Todas as postagens, respostas prontas, cronogramas de tudo o que será divulgado naquela semana, mês, trimestre ou ano. Você quem escolhe, de acordo com sua estratégia.

Os softwares executam toda a tarefa de um mês todo, com apenas simples comandos – de quais redes postar, o que e quando postar. Além disso, com a automatização para redes sociais conseguimos programar para seguir pessoas, curtir publicações e realizar interações. Assim, o profissional ganha mais tempo e ainda consegue realizar simultaneamente a outras atividades.

Veja as vantagens de ter um programa para te ajudar nas rotinas do dia a dia.

Vantagens de fazer automação para redes sociais

Como já citamos, o profissional que precisa trabalhar com muitos clientes e/ou muitas redes sociais, pode utilizar a automação para redes sociais para ganhar tempo. Por exemplo, ao final de cada mês, pode-se programar tudo o que será divulgado nas redes sociais do mês seguinte. Isso inclui postagens em finais de semana e feriados, e assim, podendo atingir outros públicos que só estão online neste momento. Dessa maneira, se mantém a periodicidade de publicação, e o responsável pelo Social da empresa poderá utilizar o tempo que irá sobrar para fazer outras tarefas de sua rotina, como se dedicar mais as análises de métricas do que está performando melhor.

Outra vantagem é utilizar os chatbots – que são aquelas mensagens automáticas para responder seus clientes nas redes sociais. Você pode programar boas-vindas, ofertas, divulgar o telefone ou e-mail da sua empresa, etc.

A automação para redes sociais pode compor relatórios com todos os dados que interessam para você ou seu cliente. Essas apresentações podem vir em formato de gráficos, facilitando a interpretação com métricas mais visuais. Alguns softwares também possuem a análise de concorrentes, as publicações mais engajadas, os melhores horários e dados dos comportamentos das suas personas.

Com esses dados analisados juntamente, você pode melhorar os conteúdos publicados, assim como saber os melhores dias e horários. E, cada vez mais, entregar melhores resultados para seus clientes.

Mas nem tudo são flores. Há algumas desvantagens também.

Desvantagens da automação

Como vimos, a automação para redes sociais pode te ajudar com muitas funcionalidades atrativas para aqueles que tem uma agenda cheia. Mas é preciso tomar cuidado até que ponto a automação fará as coisas por você.

A principal desvantagem é a desumanização da sua empresa. Pois ao programar tudo, incluindo respostas automáticas, a marca perde aquele encanto tão procurado hoje em dia pelos clientes, de estar conversando com pessoas. Temos que estar atentos para transmitir ao público que a empresa é feita por pessoas reais e prontas para ajudar. Ninguém quer ser atendido por um robô.

Além disso, ao manter uma relação direta com o público, seja através de postagens ou mensagens, você consegue entender mais sobre seus problemas e angústias. Isso ajudará a ter insights para novas postagens, produtos ou serviços.

Outra desvantagens são as ferramentas que prometem aumentar seu número de seguidores e de likes. Pois num primeiro momento, isso até pode parecer bom, mas a ferramenta não garantirá que esses novos seguidores sejam sua persona. Então você terá uma rede com 10 mil seguidores, e apenas 3 interagem com sua marca. Além de ser ruim para as métricas, isso é ruim para você conseguir medir se seu conteúdo está correto ou não.\

O que podemos tirar da automatização para redes sociais é: tenha moderação e avalie bem sua estratégia. As ferramentas de automação ajudam o profissional a ganhar tempo em várias frentes, mas é preciso verificar se realmente vale a pena as vantagens e desvantagens. Conheça bem seu público e sua estratégia!


Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x