Blog, Redes Sociais,

Como criar uma conta comercial no Instagram para sua empresa? (6 dicas para começar!)

Por Content em 15 de abril de 2020


Conta comercial no Instagram para sua empresa, você sabe qual a real importância em ter?

A resposta é simples e envolve um público gigantesco, afinal de contas, no ano de 2018, o Instagram alcançou o número de 1 bilhão de usuários ativos e se consolidou como uma das redes sociais mais importantes da atualidade.

Por essas e outras, ter uma conta comercial no Instagram faz parte parte da estratégia comercial e de marketing de muitas empresas.

Além do crescimento da rede, o Instagram oferece às marcas uma série de ferramentas que possibilitam uma maior análise, interação e aproximação com seus usuários.

Por isso, não deixe sua marca ficar de fora dessa!

Neste artigo vamos ensinar a você um passo a passo bem detalhado de como criar uma conta comercial no Instagram.

Além disso, aprenda a utilizar as métricas do Instagram para desenvolver suas estratégias e ainda confira algumas dicas para aproveitar ao máximo tudo o que essa rede social pode oferecer para sua empresa.

Bora lá?!

Por que ter uma conta comercial no Instagram?

Além de estar integrado a outras redes sociais, como o Facebook, e oferecer uma série de recursos de mídia, o Instagram se tornou um excelente canal de vendas online.

Mas para que sua empresa possa aproveitar todos os benefícios e mostrar aos usuários uma postura mais profissional, é essencial que você tenha uma conta comercial no Instagram.

Afinal de contas, facilidade, segurança e credibilidade são fatores essenciais para qualquer negócio!

Primeiramente, uma das grandes vantagens de criar uma conta comercial no Instagram é poder acompanhar as métricas de desempenho do seu perfil.

Dessa forma, você pode otimizar a sua estratégia com números concretos, a fim de atingir seus objetivos.

Além do mais, ter uma conta comercial permite que você insira botões como os contatos da  empresa, ajudando sua audiência a te encontrar, veja só:

Conta Comercial da Conexorama no Instagram

E as vantagens não terminam por aí!

Com uma conta comercial, você também pode promover seus posts dentro do Instagram, escolhendo o público-alvo que você deseja atingir, o valor e a duração do anúncio.

Mas antes de sair publicando, é importante que você saiba onde quer chegar, traçando um Plano de Marketing Digital.

Bom, agora que você conhece as vantagens de ter uma conta comercial para o seu negócio, confira o que é preciso para que você possa criar a conta de sua empresa:

Como criar uma conta comercial no Instagram

Se você possui um perfil no Instagram, acesse as configurações e inicie a personalização de sua conta. Lá você encontrará a opção “Mudar para conta comercial”.

Mudar para conta comercial

Se está criando uma conta do zero, siga o mesmo caminho, mas clique na opção “Cadastrar-se para uma conta comercial”.

Em seguida, você precisa escolher a melhor opção que define a sua conta:

Opção de conta comercial no Instagram

Ao escolher uma das duas opções, você receberá instruções para preencher algumas informações na ferramenta e então será direcionado para “Entrar com o Facebook” e então irá vincular sua nova conta com o Facebook.

Para que você possa criar uma conta comercial no Instagram não é mais preciso que você integre sua conta automaticamente com sua fanpage no Facebook.

Você pode criar o seu perfil comercial no Instagram e só depois vinculá-lo a sua fanpage.

Ah, e caso você administre mais de uma fanpage, todas elas aparecerão para que você selecione aquela que você gostaria de associar ao seu perfil comercial. Feita a escolha, é só clicar em “Concluir”.

Em seguida (integrando ou não sua conta ao Facebook) você deverá escolher a categoria que sua conta comercial representa.

Categoria de conta comercial no Instagram

Feito isso, você já pode utilizar a sua conta comercial! Simples, não?!

Dica: Não deixe de integrar sua conta comercial do Instagram a sua fanpage. Esse é um processo importante, pois o Instagram utilizará as informações do Facebook, inclusive para a criação de anúncios.

Métricas de Vaidade

Antes de mostrar as métricas que você pode visualizar com uma conta comercial no Instagram, gostaria de ter dar um conselho: tome cuidado com as métricas de vaidade!

Quando descobri o que eram elas, percebi que muitas vezes deixei me levar por números enganosos.

E se você está se perguntando o que são essas métricas de vaidade, deixa que eu te explico:

As métricas de vaidade se referem aqueles números que refletem muito mais a quantidade de um conteúdo do que a sua qualidade em si. 

Elas são aqueles numerozinhos que nos enganam, nos iludem e, até mesmo, inflam nosso ego.

Quantas vezes você parou em uma conta com um número enorme de seguidores e ficou boquiaberto? Bom, lá vai: às vezes, eles não significam nada.

O que importa para nós, que trabalhamos com redes sociais, é o grau de engajamento que os usuários têm com nossa conta. São as tomadas de ações.

Lembre-se que de nada adianta uma conta com, por exemplo, 40.000 seguidores, se pouquíssimos deles interagem com esse perfil. Isso é ilusório. Satisfatório para quem vê, mas sem resultados não significam nada para o seu negócio.

Portanto, procure seguidores ativos, usuários que interajam com seus conteúdos, que se identifiquem com os seus posts, que defendam a sua marca. Não apenas seguidores fantasmas.

Ah, e mais do que isso! Crie conteúdos de qualidade para conquistar os seus seguidores – o valor do seu negócio não está na sua popularidade, e, sim, na relevância do que você cria.

Dessa forma, será mais valoroso uma quantidade pequena de seguidores, desde que essa quantidade consuma o seu produto.

Afinal, você não é necessariamente um influenciador se, no fim de tudo, com tantos números, você não consegue influenciar ninguém.

 


Métricas do Instagram

Agora que você já sabe que deve tomar cuidado para não se deixar levar pelas métricas de vaidade, vou te explicar o que são as métricas do Instagram.

Quando você cria um perfil comercial, o app permite o acesso ao Instagram Insights, uma funcionalidade que permite ao usuário acesso a métricas importantes como:

Alcance de publicações

O número de alcance representa quantos usuários as suas publicações atingiram na última semana.

Ele retrata o número de contas únicas que visualizaram pelo menos um de seus posts.

Impressões

Aqui, você terá o número geral de quantas vezes os usuários visualizaram algum dos seus conteúdos na última semana.

Não se esqueça que um único usuário pode ter visualizado seu conteúdo mais de uma vez, portanto, se uma conta visualizou um post seu duas vezes, contará como duas impressões.

Métrica de Alcance no Instagram

Visualizações do perfil

Esta métrica é autoexplicativa: ela representa o número de vezes que o seu perfil foi visualizado/visitado na última semana.

Cliques no site

Sabe aquele link que fica disposto abaixo da bio? Essa métrica contabiliza o número de cliques que ele recebeu na última semana.

Cliques no link do Instagram
Observe que o Instagram permite que você veja a relação dos números atuais com os números alcançados na semana anterior.

Além dessas métricas, o Instagram também permite que você saiba um pouco mais sobre quem é o seu público. As métricas referente a público são:

Métricas sobre om público no Instagram

Além disso, ter uma conta comercial no Instagram também permite que você visualize métricas específicas das publicações do seu feed, são elas:

Métricas específicas da publicação

Outra vantagem de criar uma conta comercial, é que você também tem acesso a métricas que envolvem as publicações em seus stories – que é uma ferramenta e tanto para engajar o seu público.

As métricas desenvolvidas para Stories são:

Métrica sobre Stories no Instagram

Legal!

Agora que você já conhece as métricas do Instagram, vou te dar alguns insights para utilizá-las em suas estratégias, segue o fio:

Como utilizar as métricas do Instagram para desenvolver as minhas estratégias

Essas métricas são muito importantes para que você conheça mais o seu público e foque em conteúdo relevante para a sua audiência.

Elas permitem que você tenha uma visualização mais concreta do que eles gostariam de ver no perfil da sua conta comercial.

Por exemplo, saber quantas pessoas compartilharam determinado post ou o salvaram, dá uma noção do tipo de postagem que seus seguidores gostariam de ver. Afinal, eles ficaram tão satisfeitos com aquele tipo de conteúdo a ponto de compartilhá-lo com alguém ou de salvá-lo para ver mais vezes posteriormente.

Você pode utilizar essas métricas para refletir que tipo de elemento em comum as suas postagens com maior número de engajamento tem. Será que foi o assunto do post? Algo específico da imagem? A legenda?

Não se esqueça também que é de suma importância focar no que entretém o seu público, pois quanto mais engajamento você conseguir, mais chances de receber visibilidade você tem (o que, consequentemente, gerará ainda mais interações e engajamento).

Ah! E postar com frequência é importante. Isso ajuda a o seu perfil a obter mais visitas e visualizações em seus posts.

Diante disso, você pode utilizar as suas métricas referente a alcance para refletir se os números que você está atingindo estão de acordo com sua meta.

Afinal, eles também são uma forma de avaliar o crescimento da sua conta.

Além do mais, coletar informações semanalmente pode ser uma boa forma de montar sua estratégia.

Em x semana você teve mais alcance do que na semana anterior? Quais foram as ações tomadas para atingir a esses usuários?

Você também pode utilizar a métrica que revela o tempo médio em que seus seguidores ficam no aplicativo em determinado dia para pensar em horários estratégicos para suas publicações.

Pense em que momento do dia eles terão mais chances de receber visibilidade.

Tempo médio no Instagram
Bom, e se com a sua conta comercial no Instagram você tem como objetivo levar os seus seguidores até o site da sua empresa, certo? Então, você pode comparar o número de visitantes semanais com o número de cliques que seu link recebeu.

É suficiente? Será que sua bio está explicando direito sobre o que se trata o seu trabalho?

Nesse sentido, você pode testar CTA (calls to action) mais atrativas em suas publicações e Stories, caso o número de cliques não esteja de acordo com a sua meta.

Ah! E não se esqueça de sempre checar a métrica de faixa etária do seu público quando for segmentar seus anúncios, assim, você consegue adotar a linguagem correta para a sua audiência.

Agora que você já tem uma ideia de como utilizar as métricas do Instagram comercial para montar seu relatório e desenvolver as suas estratégias, confira algumas dicas para aproveitar a sua conta e aumentar o seu grau de engajamento. Vamos lá?

Dicas para aproveitar ao máximo a sua conta comercial no Instagram

1. Invista em relacionamento

Você já sabe que as redes sociais são o canal ideal para estabelecer um relacionamento com seus usuários. E no Instagram não seria diferente.

Aproveite todas as possibilidades de comunicação com seus usuários e não deixe ninguém sem resposta.

Além disso, estabeleça outras formas de contato, como por exemplo a marcação em fotos caso um de seus usuários apareça em uma de suas fotos no feed.

Marcar usuário no Instagram

Essa interação é de extrema importância, pois o Instagram detecta esse relacionamento com seus usuários e faz com que sua conta tenha mais relevância para essas pessoas.

2. Utilize hashtags estratégicas

A utilização de hashtags é um passo bem básico para quem tem uma conta no Instagram.

Seja nas publicações do feed ou mesmo nos stories, trabalhar hashtags estratégicas podem ajudar a ampliar a visibilidade de sua conta e atrair mais usuários interessados na temática abordada.

Para escolher as hashtags de sua postagem sugerimos que você:

Hashtags estratégias

3. Aproveite todas as possibilidades dos stories

Os stories revolucionaram a maneira como os usuários utilizam o Instagram. Tanto é que a maioria das atualizações da rede social vieram exatamente deste canal.

Com inúmeras possibilidades de promover a interação com os usuários, as marcas devem abusar da criatividade e explorar algumas dessas possibilidades:

Stories do Instagram da Conexorama

4. Não se esqueça de usar a geolocalização

Você sabia que incluir o local da foto ou vídeo postado no Feed ou o sticker de localização nos Stories aumenta a visibilidade de seu conteúdo?

Pois é! Uma ação simples pode ajudar a sua a conta a receber novos seguidores e aumentar a entrega de suas postagens.

Além disso, você também pode adicionar a localização do seu negócio no seu perfil comercial, aumentando as chances de sua audiência te encontrar, veja como:

Editar perfil no Instagram

opções de contato no Instagram

Endereço comercial no Instagram

Confirmar alterações

Simples, não é?!

5. Utilize o IGTV

Conhecido como a TV do Instagram, o IGTV permite a exibição de vídeos maiores na rede social.

Em contas verificadas os vídeos podem ter até 60 minutos de duração, enquanto nas não verificadas até 10 minutos.

A ferramenta é mais uma possibilidade de interação e também de divulgação de conteúdos ricos envolvendo sua área de atuação ou seu negócio.

Além disso, você pode publicar uma prévia do vídeo do IGTV no seu feed, aumentando ainda mais sua audiência.

6. Anúncios no Instagram

Investir em Instagram ADS é uma forma excelente de potencializar o alcance de sua conta.

Os anúncios do Instagram funcionam de forma bastante parecida com o Facebook ADS e podem gerar:

Para ajudar você a criar anúncios na sua conta comercial no Instagram, produzimos um artigo bem explicativo. Dá uma conferida aqui:

? Instagram Ads: como investir em 8 passos simples.

Agora que você já sabe como criar a sua conta comercial no Instagram e tem acesso a dicas para aumentar sua audiência e engajamento, deixo aqui uma dica bônus: Inspire-se!

Isso mesmo! Sabe aquela conta comercial ou de influenciador que você acha bacana?

Comece a perceber as ações que esses perfis promovem e de que forma eles trabalham a conta na rede sociais. Isso pode ajudar você a adaptar algumas ações para a conta de sua empresa!

E aproveito e deixo aqui um convite: Siga o perfil da Conexorama no Instagram! 

Na nossa conta comercial estamos sempre testando e aplicando algumas novidades!

E se ficou alguma dúvida sobre como criar uma conta comercial no Instagram para sua empresa, deixe seu comentário que vou adorar responder!

Espero que sua estratégia seja um sucesso! Até mais.

*Artigo produzido em co-autoria com Shymenne Siqueira

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
22 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Larissa
Larissa
3 anos atrás

Eu quero abri uma lojinha virtual, já tenho insta devo fazee um novo ou continuo com mesmo ???

Esther Sales
Esther Sales
3 anos atrás
Reply to  Larissa

Olá Larissa, tudo bem? Indico que você não utilize sua conta pessoal e crie um Instagram próprio para a sua loja, para reforçar a identidade dela e mostrar aos seus clientes uma postura mais profissional (se o Instagram que você disse ter já for direcionado ao seu comércio, sem problemas, pode continuar com ele!). E não esqueça de mudar a sua conta para um Instagram comercial! Espero ter ajudado, qualquer dúvida, conte comigo 😉

Hélio Rodrigues Santos
Hélio Rodrigues Santos
3 anos atrás

Eu já tenho uma conta pessoal e uma comercial no Instagram, quero criar uma terceira, comercial, por favor, como faço?

A única alternativa que encotrei foi transformar a minha conta pessoal em conta comercial, porém está não é uma opção que desejo, quero criar uma conta nova com o mesmo endereço de e-mail. É possível?

Obrigado.

Hélio

Esther Sales
Esther Sales
3 anos atrás

Olá Hélio, como vai?
Sim, é possível criar uma terceira conta utilizando o mesmo endereço de e-mail.
Para isso:

  • Vá até seu perfil no Instagram e acima das suas informações você encontrará o seu user, ao lado dele encontra-se uma pequena seta direcionada para baixo, clique nela.
  • Clique em “+ Adicionar conta” e “Criar nova conta”, insira o nome de usuário que deseja e clique em “Avançar”.
  • Aparecerá em sua tela “Escolha como entrar” e as contas já conectadas em seu dispositivo, selecione a conta que deseja ter seu e-mail vinculado (as duas contas continuarão separadas, compartilhando apenas o login e informações de contato).
  • Clique em “Avançar” e realize suas configurações.

E pronto, está feita! Depois de criá-la, você pode seguir os passos indicados no artigo para torná-la uma conta comercial.
Espero que tenha lhe ajudado, qualquer dúvida pode contar comigo.

ney medeiros
ney medeiros
3 anos atrás

mudei meu perfil de loja do instagram para pessoal e agora o instagram nao permite mais que eu volte me perfil para comercial. da sempre uma mensagem de que atingi o limite de contas criadas. Ja faz tempo que venho tentando e nao consigo mais converter minha conta para comercial

Esther Sales
Esther Sales
3 anos atrás
Reply to  ney medeiros

Olá Ney, tudo bem?
Encontrei um usuário que estava passando pelo mesmo problema que você!
Portanto, neste link você encontra as orientações dadas pela equipe do Instagram a ele, sobre como solucionar este caso: https://bit.ly/3qfcZiC
Espero ter lhe ajudado!

Lilian Rocha
Lilian Rocha
3 anos atrás

Oi, Esther
Adorei o artigo, de todos que já li sobre o assunto foi o mais completo.Abordou todos os tópicos da conta comercial.
Para quem vai usar o Instagram para negócios é fundamental ter a conta comercial e conhecer as ferramentas que ela oferece.
Parabéns pelo conteúdo.

Sucesso sempre!!!

Last edited 3 anos atrás by Lilian Rocha
Esther Sales
Esther Sales
3 anos atrás
Reply to  Lilian Rocha

Oi, Lilian!
Muito obrigada, fico feliz que você tenha gostado do artigo.
De fato, criar uma conta comercial é fundamental para os negócios que desejam explorar essa rede social e obter os melhores resultados.
Mais uma vez, obrigada pelo seu comentário e gentileza.
Sucesso para você também! 🙂

Luciana
Luciana
3 anos atrás

Achei este artigo muito interessante

Esther Sales
Esther Sales
3 anos atrás
Reply to  Luciana

Oi Luciana! Obrigada, fico feliz que tenhas gostado.

Pedro da Silva Coutinho
Pedro da Silva Coutinho
3 anos atrás

Achei muito bem explicado o conteúdo para criação da conta comercial no Instagran, com muitas opções para uso na conta.

Esther Sales
Esther Sales
3 anos atrás

Que bom que você gostou, Pedro! Espero que tenha lhe ajudado 😀

Patrícia Regina da Silva
Patrícia Regina da Silva
3 anos atrás

Texto muito didático e esclarecedor sobre o assunto.
Será muito útil na criação da minha conta comercial.

Abraços

Aleksander
Aleksander
3 anos atrás

O post é perfeito! Muito prático e completo. Parabéns Esther!

Anísio Procópio Lage
Anísio Procópio Lage
3 anos atrás

ótimo texto, olha tenho conta no instagram há anos e nâo sabia as ferramentas para os usuários usarem eram tantas, obrigado, foi muito muito bem explicado

Lidiane Pigatti
Lidiane Pigatti
2 anos atrás

Ótimo artigo! De fácil entendimento e com ótimas dicas de aplicação do conteúdo abordado.
Muito obrigada aos envolvidos por disponibilizarem esse conteúdo.

GABRIELA MARIA BERTOLLOTTO
GABRIELA MARIA BERTOLLOTTO
2 anos atrás

primeiramente parabéns pelo conteúdo, fiquei somente com duas dúvidas. Eu já tenho um insta pessoal e quero transformar em comercial, os meus seguidores são mantidos?
Outra pergunta: se eu, no processo de migração do pessoal para profissional vincular o facebook, os amigos do face passam a ser seguidores do insta?
Muito obrigada

Ana Paula Agostini
Admin
2 anos atrás

Oi Gabriela, tudo bem?
Obrigada pelo seu comentário!

Respondendo suas dúvidas:
Ao converter um instagram pessoal em comercial, os seguidores são mantidos sim.
Entretanto, vincular o Facebook não faz com que os seguidores de uma rede se tornem seguidores no Instagram. Mas você sempe pode fazer postagens no Facebook convidando seus seguidores a seguirem também no Instagram (mas para isso será interssante que o conteúdo seja diferente nas duas redes (; )

GABRIELA MARIA BERTOLLOTTO
GABRIELA MARIA BERTOLLOTTO
2 anos atrás

Então ao mudar o insta pra comercial o facebook automaticamente será comercial também? Os amigos vão virar curtidores.

Ana Paula Agostini
Admin
2 anos atrás

Você só conseguirá vincular a página comercial do instagram a uma página comercial do Facebook.
Ao converter, no Facebook, seu perfil pessoal em perfil profissional, os amigos viram seguidores dentro do Facebook, mas não seguirão automaticamente o perfil do Instagram.

Leticia
Leticia
2 anos atrás

Olá Ana, tudo be,? Espero que sim
Vc acha que é melhor crescer um perfil pessoal primeiro e depois que tiver já algumas pessoas transforma-lo para profissional?
Claro que irei buscar amigos relacionados ao meu nicho.
Agradeço desde já

Ana Paula Agostini
Admin
2 anos atrás
Reply to  Leticia

Oi Letícia, tudo bem e contigo?
Se você vai trazer nesse perfil já os seus conteúdos “profissionais”, por que nào fazê-lo já como uma conta comercial? Assim você já terá acesso às ferramentas da conta profissional e poderá acompanhar os seus resultados.
Se você pretende crescer uma conta pessoal com conteúdo diferente do que vai abordar em sua conta profissional, isso pode prejudicar o seu engajamento, afinal, as pessoas seguiram para um tipo de conteúdo específico e podem não ter interesse no novo conteúdo.

Poucos seguidores, mas que são interessados no que você tem a dizer e engajados com sua marca, costumam trazer mais resultados do que muitos seguidores que estão ali “só por estar”.
Indico que leia também sobre “métricas de vaidade” (https://www.conexorama.com/metricas-de-vaidade/) (:

plugins premium WordPress
22
0
Would love your thoughts, please comment.x