Blog, Redes Sociais,

Facebook Blueprint: o que você vai aprender com o método eLearning

Por Content em 24 de abril de 2020
Conheça tudo sobre a ferramenta indispensável para quem deseja expandir seu negócio no âmbito digital e criar estratégias em uma das redes mais utilizadas.

Para quem ainda não conhece, o Facebook criou um programa global de treinamentos e certificação digital chamado Facebook Blueprint. Ele é uma plataforma de cursos que ensina as boas práticas e como criar anúncios para Facebook e o Instagram, que é dividido em três nichos:

A ferramenta Facebook Blueprint é indispensável para quem deseja expandir seu negócio no âmbito digital. E se você não sabe por onde começar, os treinamentos vão do básico ao avançado e com certeza você estará muito mais preparado para desenvolver campanhas de acordo com seus interesses dentro dessas redes.

Neste artigo, além de entender como funciona a ferramenta, você conhecerá as três categorias do Blueprint. Acompanhe!

Primeiros passos no eLearning do Facebook Blueprint

Para começar, basta ter uma conta do Facebook (acredito eu, que a maioria da pessoas já tenham, mesmo que inativa).

Se você já estiver logado no Facebook, basta acessar a URL: https://www.facebook.com/blueprint para entrar na ferramenta.

Essa é a tela inicial do Facebook Blueprint e para acessar os cursos basta clicar em “Iniciar Cursos”:

Aprenda com Facebook Blueprint

Ao acessar a página dos cursos, temos um incrível catálogo com uma infinidade de categorias, o ideal é você entender seus objetivos e o seu nível de conhecimento para se identificar com o curso que precisa fazer no momento.

Cursos Facebook Blueprint


O bacana da ferramenta é que existem cursos de diferentes níveis como iniciante, intermediário e avançado.

É fundamental você definir qual nível quer começar e qual a meta que você almeja alcançar, seja sobre como criar uma primeira fan page no Facebook ou como aumentar suas vendas online com anúncios.

Para pesquisar os cursos do Facebook eLearning por tópicos, basta acessar no topo o ícone chamado “Plano”.

Plano Facebook Blueprint

Depois clique em “Procurar”.

Adicionar Plano Facebook Blueprint

Acessando a página dos tópicos, você conseguirá ter uma visão macro de todas categorias que existem e escolher a que você deseja aprender primeiro.

Clicando na primeira categoria, “Comece a usar o Facebook”, abre uma página com os principais cursos de introdução ao Facebook.

Você pode filtrar dentro da categoria cursos por duração, dificuldade ou relevância, conforme o print abaixo:

Filtrar Planos Facebook Blueprint

Depois de escolher o curso, é hora de aprender!

Cursos separados por tópicos importantes

O Facebook eLearning possui inúmeros cursos rápidos, no entanto, se você já tem alguns conhecimentos básicos, selecionamos uma sequência de tópicos bem interessantes para você entender o fluxo para criar suas primeiras campanhas.

1 – Direcione o público certo: Aprenda a forma correta de segmentar seus públicos e fazer com que os seus anúncios sejam apresentados para quem realmente esteja interessado no seu serviço/produto.

2- Gerar cadastros: Uma das estratégias mais indicadas dentro do Marketing Digital é o Inbound Marketing, se você está em busca de gerar Leads para o seu negócio, este tópico é essencial! Não posso deixar de dar uma dica complementar para essa estratégia, que é a utilização de Google Ads de forma integrada com o Facebook Ads.

3 – Escolha formatos de anúncio: Bom, dentre tantas estratégias aprendidas, esse tópico vem para te ensinar qual o melhor formato para você atingir seus objetivos em seus anúncios.

4 – Gerencie anúncios: Imagine que você já criou alguns anúncios, agora então é importante aprender como fazer toda a gestão deles, como fazer ajustes e edições para melhorar o desempenho dos mesmos, este tópico vai facilitar para você entender como fazer essa organização.

5 – Meça o desempenho do anúncio: Talvez tão importante quanto aprender a fazer os anúncios, este tópico vai lhe mostrar como analisar o desempenho dos anúncios. Entender se suas campanhas estão indo ao encontro dos seus objetivos, atingindo números em que você considera como uma meta a ser atingida ou até mesmo se estão trazendo engajamento e você precisa aprender como avaliar. Se ainda estiver com algumas dúvidas, recomendo fortemente que leia nosso artigo sobre Facebook Analytics e entenda quais são as principais métricas para avaliar em seus anúncios.

Aproveite para explorar todos os cursos da ferramenta, eles são dinâmicos e objetivos. Além disso, todos garantem um certificado online para inserir no seu perfil de LinkedIn! (fica a dica! :p)

Certificado Blueprint

Biblioteca de Conteúdos e Caminho de Aprendizado

No eLearning, existe a biblioteca de conteúdos onde você pode visualizar o histórico de todos os cursos que você já realizou dentro da ferramenta.

Para acessar a biblioteca clique na imagem do seu “Perfil” no topo superior à direita e para acessar seu histórico de cursos realizados clique em “Histórico” abaixo da frase “Favoritos”, conforme abaixo:

eLearning Facebook Blueprint

Uma das funcionalidades mais interessantes que existem é o acompanhamento da sua evolução no Facebook eLearning com o Caminho de Aprendizado. Você consegue visualizá-lo também dentro do histórico, tem um filtro no qual você pode verificar as “situações” em que você está em cada curso.

Histórico de Aprendizado

O eLearning do Facebook Blueprint permite que você siga o Caminho de Aprendizado conforme sua necessidade sem ter um pré-requisito para os cursos. Se você já tem uma noção maior de algum tópico em específico basta pular e partir para um curso mais complexo.

Como receber Certificação e selos oficiais do Facebook Blueprint?

O programa de Certificação Blueprint avalia seus conhecimentos sobre os produtos e serviços do Facebook. Se você quer chegar nesse ponto, primeiramente você deve focar nos cursos eLearning e obter um aprendizado de nível avançado para seguir com o aprendizado na Certificação.

A Certificação Blueprint existe para você colocar todo o conhecimento adquirido no eLearning à prova.

Algumas provas estão disponibilizadas apenas na versão em inglês, portanto é necessário você ter um bom nivelamento no idioma, mas não se preocupe, já está disponível para algumas certificações as provas em português, espanhol, chinês tradicional, entre outros idiomas.

Para conquistar as certificações, a nota mínima que você precisa tirar é 700 pontos em uma escala de 300 a 1000.

Todos os exames podem ser realizados online, de forma supervisionada e devem ser agendados dentro do período de atendimento, o agendamento está sujeito a disponibilidade de um profissional para fazer essa supervisão.

As certificações possuem uma validade de 12 a 24 meses, dependendo da modalidade em que se encontram. Contudo, existem algumas opções para preservar suas certificações, sendo alguns tipos obrigatório refazer a prova e garantir a pontuação mínima exigida.

A certificação não é apenas uma imagem de um selo digital, ele contém informações sobre sua certificação e como você a conquistou. Você pode compartilhar o selo em suas redes sociais, site, blog ou incluí-la em sua assinatura de e-mail.

Aprimore seus conhecimentos e faça a Certificação Blueprint, ela é a única, oficial e exclusiva certificação reconhecida pelo Facebook!

Blueprint Live: uma realidade no Brasil

O Facebook criou um projeto global e itinerante, de oficinas presenciais, chamado Blueprint Live.

O intuito da oficina é ensinar como implementar os princípios de publicidade do Facebook e do Instagram em seus planos de marketing. Aqui no Brasil, a oficina já aconteceu em São Paulo.

A oficina do Blueprint conta com a presença de incríveis profissionais de diversas agências e uma imersão de um dia de evento.

É possível experimentar uma situação completa de planejamento e execução de publicidade para as empresas que estão no Facebook além disso, é apresentada soluções de marketing.

Na oficina, eles explicam diversas estratégias focada em redes sociais e fazem reflexões sobre o poder de conectar pessoas e empresas em um mesmo ambiente no qual estamos extremamente presentes.

Quer ficar de olho e descobrir quais são as próximas cidades do evento?  Deixo aqui o link para você acompanhar!

Explore as funcionalidades do Facebook Blueprint e colha insights para seu negócio!

Penso que hoje precisamos explorar muito mais o que a internet tem a nos proporcionar. Existe uma infinidade de cursos, ferramentas e plataformas gratuitas no qual podemos usufruir e otimizar nosso dia a dia conduzindo-nos para bons resultados.

Faça uma breve reflexão do quanto você dispõe do seu tempo usufruindo de forma errada a internet, sendo que existem milhares de oportunidades de aprendizado como é o caso do Facebook Blueprint.

Espero que a partir de hoje, você consiga inserir em sua rotina pequenos aprendizados que podem estar agregando muito conhecimento e expertise para sua carreira e negócio. E se tiver alguma dica sobre cursos e capacitações, deixe sua contribuição nos comentários. Sucesso e até breve!

Banner "Atingimos 200K acessos orgânicos mensais, confira o case"
Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x