Blog, Marketing de Conteúdo,

O que é e como criar conteúdos épicos?

Por Content em 13 de abril de 2018
Descubra o são conteúdos épicos e também algumas dicas de como produzir seus próprios artigos com qualidade para engajar o seu público.

Se você trabalha com marketing digital, certamente busca escrever conteúdos que realmente geram impacto, inspiram pessoas e – por que não? – mudam vidas. Esses são os famosos conteúdos épicos, que têm o poder de gerar engajamento de um grande número de pessoas e trazer autoridade à sua marca.

Apesar da motivação ser grande, muitas vezes esses planos ficam pra trás devido a quantidade de demandas que você precisa atender durante a sua jornada de trabalho. E, quando você se dá conta, está fazendo aquele feijão-com-arroz que muito pouco impacta a vida das pessoas que leem o seu material.

No marketing digital, muito se ouve a respeito de conteúdos épicos. Mas, acredite ou não, não existe uma definição exata do que é um conteúdo épico.

E é por isso que no artigo de hoje, nós vamos explicar um pouco mais sobre o que define e também algumas dicas de como produzir seus próprios conteúdos épicos. Está preparado para começar a escrever conteúdo de qualidade e que realmente gera engajamento? Confira!

O que são conteúdos épicos?

Quando se trata de conteúdos épicos, não estamos falando apenas sobre a extensão do seu texto. Outros aspectos influenciam muito: a criatividade, a originalidade e, principalmente, a forma com que você apresenta esse conteúdo.

O conceito está diretamente relacionado a relevância do conteúdo. A ideia é produzir um conteúdo bem elaborado, que ofereça soluções para a necessidade da sua audiência. No entanto, apesar de não possuir regras pré-estabelecidas, pesquisas mostram que conteúdos épicos costumam possuir pelo menos 2 mil palavras.

Outro aspecto que diferencia de outros tipos de artigo, que explicaremos melhor abaixo, é a extensa pesquisa que um conteúdo épico requer. A abordagem é extremamente profunda e com argumentos consistentes. Ou seja, ainda que você conheça o assunto, você precisa deixar o mais completo possível e, para isso, será necessário se estudar o tema.

Entre os formatos mais comuns, estão:

No fim, é basicamente sobre escrever sobre um assunto de forma que as pessoas queiram ler e compartilhar. Parece simples, não? Mas, na prática, você percebe que não é bem assim.

Como criar conteúdos épicos?

Descubra um problema e solucione-o!

As pessoas normalmente procuram sobre um determinado assunto na internet porque elas têm dúvidas ou precisam resolver um problema. E você não vai querer decepcioná-las, vai?

Google It John Oliver GIF by Last Week Tonight with John Oliver - Find & Share on GIPHY

Sendo assim, descubra quais são as principais dúvidas da sua audiência e se disponha a escrever sobre elas da forma mais completa possível.

Até porque, convenhamos, não tem nada mais irritante do que se deparar com conteúdos incompletos, que não solucionam por completo o seu problema. A ideia é que, ao entrar no seu artigo, o leitor não precise fazer nenhum outro tipo de pesquisa em nenhuma outra página da internet.

Ou seja: resolva os problemas dos seus leitores e eles vão agradecê-lo por isso!

Faça guias completos!

Você se lembra de quando começou a produzir conteúdos? Foi preciso aprender sobre diversos assuntos, dos mais técnicos aos mais abrangentes.

Aprender a publicar no wordpress, escolher palavras-chave, usar técnicas de SEO, planejar conteúdos relevantes para o seu público, entre outros. Tenho certeza de que você usou muitas horas dos seus dias fazendo pesquisas intermináveis e encontrando conteúdos alguns conteúdos bons e muitos ruins.

Agora pense comigo: não teria sido muito mais fácil se todos esses aprendizados estivessem compilados em um único guia?

É exatamente isso que um conteúdo épico pode – e deve! – fazer. Aqui na Conexorama, por exemplo, o CEO da agência, Jean Vidal, está criando o RD Station: Guia Definitivo do uso do software de automação de marketing e vendas. Neste material, ele passa por todas as features da ferramenta, ensinando e dando dicas de cada uma delas. É um material bastante extenso e que pode ser atualizado com o passar do tempo. Por isso, todas as semanas ele é complementado.

O fato é que, se você ensinar o caminho completo que as pessoas devem seguir quando elas estão tentando se aprofundar em uma determinada área de conhecimento, você criará um excelente conteúdo épico e ajudará, de verdade, o seu público.

Conte uma história aos leitores

Você sabia que o storytelling é uma das ferramentas mais importantes para quem produz conteúdo? É verdade! Capaz de engajar a sua audiência, uma história bem escrita faz com que os leitores se identifiquem e mantenham a atenção na mensagem que você quer passar.

Além disso, um bom storytelling incentiva as pessoas a difundir o conteúdo. Quem nunca compartilhou uma propaganda pelo simples fato de ter uma narrativa impactante sobre determinado assunto? Esse costuma ser o ponto em comum de todos os conteúdos virais que circulam pela internet.

Por isso, na hora de produzir o seu conteúdo épico, capriche na estrutura da narrativa que você contará!

Faça as pessoas esquecerem seus compromissos

Sabe quando você tem a consciência de que é hora de dormir ou de sair de casa para algum compromisso, mas você está tão concentrado em um texto que, quando percebe, já perdeu a hora?

Cada palavra que você escrever no seu conteúdo épico deve ter esse objetivo! Os leitores precisam se sentir motivados a ler seu conteúdo, seja pela boa narrativa, pelas informações contidas. Ou melhor, pelo conjunto de todos esses fatores.

O que você precisa é buscar no seu público aquela sensação de “Nossa! Que bom que eu encontrei esse material!”.

É um desafio e tanto, não é?

Bom, essas são algumas das principais dicas para produzir conteúdos épicos. A medida que publicá-los, você se tornará conhecido no seu nicho e, consequentemente, se tornará autoridade no assunto.

Invista em conteúdos de qualidade e prepare-se para que as pessoas comecem a procurar a sua marca!

E você, já produziu conteúdos épicos? Compartilhe conosco sua experiência!


Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x