Blog, Marketing de Conteúdo,

Branded Content: capitalizando seus esforços em histórias marcantes

Por Jean Vidal em 1 de fevereiro de 2023

Um dos conceitos mais dinâmicos que existe no Marketing de Conteúdo é o Branded Content.

Mas afinal, ele é Marketing de Conteúdo? Propaganda nativa?

Nem um e nem outro. Resumidamente, o Branded Content, traz uma solução inovadora para os desafios de transmitir a mensagem da sua marca aos consumidores.

Quer saber como o Branded Content funciona e como você pode aplicá-lo na estratégia de marketing da sua empresa? Vem comigo!

Afinal, o que é Branded Content?

A tradução literal é “conteúdo de marca”. Ou seja, é quando uma marca cria um conteúdo e traz algo de valor, relevante para seu público, enquanto educa e/ou informa. Parece familiar?

Todo conteúdo de uma marca tem esse interesse, por isso a confusão de conceitos.

No Marketing de Conteúdo, existe um “caminho” ao longo da Jornada de Compra, por onde o cliente deve seguir até a conversão final: a compra do produto.

Esse caminho é pavimentado por conteúdos que atraem e constroem uma relação com o público-alvo. Mas, no Branded Content, a venda não tem tanto destaque.

Você não está mostrando como seu produto é melhor que os outros o tempo todo, nem criando uma necessidade inerente ou uma dor que seu produto resolve.

Branded Content tem a ver com contar uma história, criar uma ligação emocional e uma lembrança espontânea da sua marca, por meio de algo marcante e diferente.

Seus produtos estarão nessa história, mas como pano de fundo e não como atores principais.

Vamos ver algumas características comuns do Branded Content:

Quais são as diferenças entre Branded Content e Marketing de Conteúdo?

Quando se trata de Branded Content versus Marketing de Conteúdo, não existe competição. Ambos são pilares importantes na construção de uma estratégia de marketing sólida e nenhum deles deve ser negligenciado.

Resumidamente:

Quais são as diferenças entre Branded Content e Publicidade Nativa?

O marketing de conteúdo não é a única coisa com a qual o Brandend Content costuma ser confundido.

Se você já explorou diferentes estratégias de comunicação externa antes, pode ter ouvido sobre ele acompanhado do termo “publicidade nativa”.

A publicidade nativa é uma forma de marketing que imita a função e a estrutura da plataforma que hospeda o conteúdo.

Por exemplo, se você for uma empresa de chocolate colocando um anúncio nativo em um canal de culinária do YouTube, crie um vídeo mostrando a alguém como usar seu produto para fazer a cobertura de um bolo.

Tanto a publicidade nativa quanto o conteúdo de marca buscam criar uma experiência imersiva para os clientes.

A diferença aqui é que, enquanto a publicidade nativa adota um formato para “encaixar” e demonstrar as possibilidades da sua marca, o Branded Content é focado em criar conexões de forma sutil.

Sua estratégia de Branded Content envolverá olhar para a história de sua empresa e pensar em como você pode transmitir essa narrativa para seu público de uma forma que os envolva emocionalmente.

Por que eu preciso de Branded Content?

O conteúdo de marca obtém mais reconhecimento de seu público e cria reconhecimento de marca.

Como esses conteúdos não são explicitamente projetados para vender produtos, os clientes acreditam que são mais pessoais e feitos sob medida para suas necessidades.

Alguns dos maiores benefícios de uma estratégia de conteúdo de marca incluem:

1. Melhor alcance do público

Os clientes impacientes de hoje são mais propensos a ignorar um anúncio em banner ou um conteúdo promocional óbvio do que compartilhá-lo com seus amigos. As pessoas simplesmente não se envolvem com conteúdo com o qual não se relacionam em um nível emocional.

O conteúdo de marca cria uma história empolgante para os clientes aproveitarem e oferece a eles em seu canal preferido.

O resultado é uma melhor chance de marketing boca a boca e defesa da marca.

2. Maior lealdade

O conteúdo de marca não oferece apenas uma chance de se conectar com novos clientes; também ajuda você a fortalecer seu relacionamento com os consumidores existentes.

Graças às mensagens emotivas e significativas que vão para o conteúdo da marca, as empresas têm a chance de realmente mostrar a seus clientes o que são, melhorando a afinidade e preparando o terreno para a lealdade.

3. Mais autenticidade e confiança

Hoje, o conteúdo tornou-se uma parte crítica do nosso dia-a-dia. Nós o usamos para tudo, desde entretenimento até atualizações de notícias.

No entanto, como consumidores, não queremos apenas ver qualquer conteúdo publicado na web.

Queremos uma chance de aprender mais sobre marcas autênticas e confiáveis. Ao mostrar a seus clientes que você está disposto a colocá-los em primeiro lugar, em vez de se concentrar exclusivamente em seus lucros, você pode começar a desenvolver um forte senso de confiança.

Como fazer Branded Content?

Existem diferentes tipos de conteúdo de marca e diferentes níveis de sucesso que você pode alcançar.

Mas temos pontos-chave para considerar quando for aplicar essa abordagem em sua estratégia de conteúdo:

Saiba quem é seu público

Para comercializar uma campanha de conteúdo de marca com sucesso, você precisa ter uma compreensão profunda de quem são seus públicos.

Afinal, é difícil se conectar emocionalmente com um cliente quando você não sabe quem é esse cliente.

Revise suas Personas antes de investir em Branded Content para garantir que você vai se conectar com o público certo.

Defina sua voz e tom

Saiba usar o tom ideal na hora de se comunicar. Evitar linguagem comercial e corporativa, que são típicas em marketing tradicional, já é um excelente passo para manter seus clientes interessados em seu Branded Content.

Tenha um tom natural, não insulte a inteligência de seus clientes com propostas óbvias.

A mensagem que você cria para o conteúdo de marca precisa ter um tom e uma voz únicos que representem com precisão os valores de sua marca.

Compartilhe as crenças da sua marca

Seu conteúdo de marca visa contar uma história, mas simplesmente contá-la não é suficiente.

Você precisa mostrar ao seu público o quão bom você é, compartilhando genuinamente as crenças de sua marca no conteúdo que você cria.

Por exemplo, embora você possa dizer: “estamos comprometidos com a administração ambiental”, como você está comprometido com a administração ambiental?

Você pode criar um conteúdo que mostre ao público como você está comprometido em praticar consistentemente esse valor, como um tour de como suas instalações usam práticas ecológicas para fabricar seus produtos.

Uma história atraente entretém seu público, educa-o, deixa-o curioso sobre sua marca e fica na cabeça dele.

Apresente personagens reais

As pessoas gostam de comprar de marcas nas quais acreditam – marcas com as quais podem se identificar.

Se eles virem pessoas em suas histórias com as quais podem se relacionar, é mais provável que se conectem com sua marca, o que os torna mais propensos a se tornarem clientes.

É importante reconhecer isso e usar histórias reais de pessoas reais em seu conteúdo de marca, para que assim seu público possa realmente se ver.

É, no entanto, essencial ser genuíno, pois o público pode perceber tentativas inautênticas de fazer uma conexão e não hesitará em denunciá-las, provocando o efeito oposto desejado.

Crie histórias que destacam os benefícios da sua marca

Como profissional, é sua responsabilidade mostrar às pessoas o que seu produto ou serviço tem de bom.

Embora seu conteúdo de marca não se concentre em anunciar seus produtos como conteúdo de marketing regular, é importante destacar seus benefícios sob uma nova luz para mostrar ao seu público o que você faz.

Vamos examinar alguns exemplos de marcas que fizeram um excelente trabalho criando conteúdo de marca que você pode usar como inspiração.

Bons exemplos de Branded Content

Aqui é o crème de la crème. Veremos alguns exemplos onde a marca apenas faz parte do panorama e dá espaço para histórias engajadoras ao invés de apenas promoção.

1) LEGO: um longa-metragem também pode ser Branded Content

Você sabe que seu conteúdo de marca é bem-sucedido quando as pessoas nem percebem que estão vendo um anúncio.

O Lego Movie é talvez o exemplo de conteúdo de melhor marca que existe. Na superfície, parece nada mais do que um anúncio de longa-metragem para brinquedos Lego.

No entanto, se você realmente assistiu ao filme, ele é muito mais profundo do que um anúncio típico. É tocante, emocionante, comovente e associa a marca Lego a lições importantes sobre a vida.

Depois de ver o filme, pais e filhos em todos os lugares conseguiram conectar Lego a valores mais profundos de calor, família e amizade.

O resultado foi tão bom, que a equipe até seguiu essa estratégia de publicidade inovadora com outros lançamentos, incluindo o Lego Batman Movie, o Lego Ninjago Movie e, claro, o segundo Lego Movie também:

2) Campanha ‘Real Beauty’ da Dove

A campanha Real Beauty da Dove é um exemplo poderoso de conteúdo de marca que aborda o empoderamento feminino, um dos principais valores da marca.

No vídeo, um artista forense desenha um grupo de mulheres individualmente. Para isso, cada mulher dá descrições de si mesma e a artista esboça de acordo com a forma como ela se descreve.

Então, uma estranha descreve como ela vê a mulher e a artista desenha outra ilustração com base nessa descrição.

As mulheres ficam chocadas ao ver os dois esboços, totalmente diferentes um do outro. Dessa forma, o vídeo destaca que as mulheres nem sempre se veem com bons olhos, ou mesmo da mesma forma que um estranho pode vê-las.

Dove criou esta campanha para ensinar as mulheres a se amarem, e sua mensagem ressoou com seu público.

3) New York Times e Netflix: Orange is the New Black

Às vezes, a melhor maneira de destacar seu conteúdo de marca é explorar um tipo diferente de mídia. Como jornais e revistas impressas não são tão populares quanto antes, o New York Times decidiu que precisava fazer algo diferente para aumentar sua renda.

Ao fazer parceria com a empresa digital “Netflix” e a equipe por trás do drama de sucesso do serviço de streaming “Orange is the New Black”, o New York Times apresentou um novo artigo empolgante.

A matéria foi patrocinada pela Netflix e ajudou a chamar a atenção tanto do jornal online quanto do serviço de streaming.

A peça incluía imagens interativas, forte jornalismo e também um ótimo vídeo – com certeza chamaria a atenção de um grande público.

Assim, o The New York Times conseguiu atingir o público certo: pessoas que teriam interesse em ler seu conteúdo, porque já assistem a um programa sobre o assunto.

Observe que esse artigo não faria, por si só, com que o jornal ganhasse mais assinantes para o seu conteúdo online.

Porém, a maneira como ele foi elaborado e divulgado reposiciona a marca do The New York Times como um jornal que está alinhado com o que acontece no mundo da política, sociedade, entretenimento e tecnologia.

O Branded Content pode ser uma adição poderosa a qualquer solução de marketing e branding.

À medida que os clientes continuam a fazer tudo o que podem para evitar o marketing “tradicional”, o conteúdo de marca e outras formas de marketing “inbound” inevitavelmente se tornarão mais populares.

As pessoas desligam quando percebem anúncios padrões, acostumadas a receberem anúncios que não são relevantes.

No entanto, uma estratégia de conteúdo de marca pode contornar esse problema.

Ele oferece informações úteis e emocionantes ou dá ao público algo divertido de assistir.

Agora que você viu o que é Branded Content e como essa estratégia ajuda a potencializar a marca, lembre-se de ter criatividade e planejamento para produzir conteúdos de qualidade e que chamem a atenção do público.

Seu conteúdo não precisa estar restrito ao seu setor ou apenas a um formato.

Ao invés disso, você deve focar nos interesses e paixões do seu público, invista na inovação e brinque com as inúmeras possibilidades de formatos de conteúdo.

Ao reforçar as associações positivas que as pessoas têm entre sua marca e seus hobbies, interesses ou valores favoritos, o Branded Content faz mais do que apenas vender um produto ou serviço – ele vende experiência, relacionamento e lealdade.

Conhece outras experiências interessantes de Branded Content? Compartilhe com a gente nos comentários!

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x