Blog, Marketing de Conteúdo,

Blog Corporativo: quais métricas considerar na produção de conteúdo?

Por Jean Vidal em 8 de fevereiro de 2023

As postagens de blog corporativo continuam sendo uma das formas mais populares e eficazes de atingir seu público-alvo.

Fazer Marketing de Conteúdo através do blog da sua empresa ajuda a estabelecer seu negócio como um líder de pensamento do setor e pode desempenhar um papel importante na geração de Leads, conversão e fidelidade dos clientes.

Neste artigo quero te mostrar o que sua estratégia de Inbound tem a ganhar com um blog corporativo forte e como avaliar sua eficiência. Vamos lá?

Benefícios de manter um Blog Corporativo

Pode não parecer, mas o blog corporativo é uma ferramenta de construção de relacionamento. Por meio dele é possível que seu público conheça melhor a sua empresa, além de aprender mais sobre temas de seu universo, construindo confiança no seu produto antes mesmo de sentirem a necessidade de comprar algo.

Desenvolver esse relacionamento e confiança não são tarefas fáceis. Precisarão de uma rotina de publicação de novos conteúdos – que envolve planejamento, redação e divulgação.

Além, claro, de um equilíbrio entre conteúdo educativo e promocional.

No geral, um blog corporativo pode atender a uma variedade de objetivos de marketing, incluindo criar conexões com os leitores, incentivar o engajamento, transmitir autoridade e confiança e abordar cada estágio da Jornada de Compra.

Para te mostrar a abrangência desse canal, vamos ver alguns benefícios mais específicos a seguir:

1. Melhora o conhecimento da marca

A principal razão pela qual o blog corporativo é tão importante é que ele melhora o conhecimento da marca.

Além da homepage da sua empresa, ou de suas páginas de produto, o blog é uma ferramenta fantástica para manter seu público informado sobre o seu segmento e por dentro do seu negócio.

Pense no seu blog como seu canal de comunicação direta com seu público. É um espaço para falar em profundidade sobre seus produtos, compartilhar conteúdo relevante e comentar sobre as tendências relevantes do setor de uma forma que deixe a personalidade da sua marca brilhar.

2. Constrói relacionamentos

Um blog corporativo deve ter como missão fornecer ao seu público todas as informações que precisam para percorrer a Jornada de Compra – ou boa parte delas.

Também é importante lembrar que, apesar de ser recomendado ter um espaço de comentários, cabe a você iniciar a conversa.

Mas, uma vez que você abre a conversa e consegue fazer com que seu público engaje em comentários, prolongando a discussão, não só você terá uma percepção da visão do seu público sobre o assunto, como também terá “pontos positivos” de SEO.

Isso acontece porque todo conteúdo das páginas é considerado na hora dos buscadores avaliarem a relevância da sua página. Inclusive os comentários!

Então estimule os comentários e não se esqueça de respondê-los!

3. Aumenta sua visibilidade em buscadores

O blog corporativo aumenta sua visibilidade digital.

Simplificando, quanto mais conteúdo de blog você criar, mais oportunidades terá de aparecer nos mecanismos de pesquisa e direcionar tráfego orgânico para seu site.

Os blogs fornecem a plataforma perfeita para fortalecer sua estratégia de SEO.

Sua empresa pode aumentar suas chances de gerar tráfego e converter Leads criando artigos novos e bem escritos que incorporam palavras-chave relevantes para seu negócio.

Além disso, você pode utilizar links internos para outras postagens de blog e páginas em seu site.

4. Aumenta sua base de Leads

O email marketing ainda é um canal com grande potencial de engajamento e conversão. Mas nem sempre é fácil fazer com que as pessoas se inscrevam para receber seus emails.

O blog da sua empresa pode te ajudar nesse desafio de duas formas:

A primeira é simplesmente entregando conteúdo de qualidade e sendo descoberto por novas pessoas que, para serem avisadas de novos conteúdos, decidem se inscrever em sua newsletter.

A segunda é criar caminhos e dar mais visibilidade a seus Materiais Ricos, conquistando esses Leads ao oferecer conteúdo complementar ao que já leram em seu blog.

Para incentivá-los a se inscrever diretamente na newsletter, ou através de Materiais Ricos, inclua links internos ou formulários em seus artigos.

5. Educa e envolve os leitores

Os blogs permitem explicações e ensinamentos aprofundados sobre o que suas soluções realmente podem oferecer.

Por exemplo, você pode escrever estudos de caso de clientes, explorar benefícios específicos ou fornecer guias de “como fazer” fáceis de ler sobre seus serviços mais técnicos.

Quanto mais sua empresa produzir conteúdos como esse, mais ela será vista como uma autoridade no setor.

6. Gera conteúdo para outros canais

Sim, escrever e alimentar um blog corporativo dá trabalho. Então por que não extrair o maior ROI possível desses conteúdos reaproveitando-os em outros canais?

Afinal, uma estratégia de Inbound Marketing pede por uma abordagem multicanal integrada.

Então aproveite os conteúdos publicados em seu blog para alimentar seus envios de email, bem como suas redes sociais.

Você estará simultaneamente fortalecendo sua presença em outros canais e atraindo novos visitantes.

Você deve ter notado a partir desses seis pontos principais que o blog corporativo pode ajudar em todas as etapas da Jornada de Compra, incluindo aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e até mesmo decisão de compra.

Por isso é importante elaborar conteúdos que contemplem todas as etapas e ficar de olho nos resultados do seu blog para uma estratégia efetiva.

Vamos entender então como avaliar o sucesso de seus conteúdos?

Quais métricas considerar na produção de conteúdo

Da mesma forma que para chegar a seu destino é necessário traçar uma rota, para ter um blog corporativo de sucesso é importante também. E, para guiar esse caminho, precisamos usar métricas e análises.

Vale apontar aqui que cada mercado e segmento tem indicadores diferentes, então não vamos falar que um resultado X é bom ou ruim.

Vamos ver quais precisamos considerar quando falamos de produção de conteúdo:

Páginas mais acessadas

Como o próprio nome diz, essa métrica serve para saber quais foram as páginas mais acessadas em um blog. Este dado é bem importante para identificar quais assuntos tiveram maior aderência da audiência em um determinado período.

No Google Analytics 4, procure pelo relatório “Páginas e telas: Título da página e classe da tela”, nos relatórios de engajamento:

Captura de tela páginas acessas blog corporativo

Usuários

As páginas mais visitadas são aquelas que tiveram mais visitas, mas muitas dessas visitas podem ser feitas pela mesma pessoa!

Por isso é importante verificar também o número de usuários (os famosos “visitantes únicos”) que acessaram suas principais páginas no período.

Esse dado pode ser obtido no mesmo relatório do GA4:

Captura de tela visitantes unicos blog corporativo

Tempo médio de engajamento

O antigo “tempo de permanência” agora no GA4 leva o nome “tempo médio de engajamento”, mas continua diretamente ligado à experiência do visitante na página.

Para garantir um bom tempo de engajamento, invista em conteúdos densos e atrativos, que prendam a atenção do seu leitor até o final!

Taxa de Engajamento

A taxa de rejeição ficou no passado!

Em vez de nos concentrarmos nos visitantes que deixam nosso site, o GA4 inverte a lógica para que possamos estar mais atentos aos visitantes que estão engajando com nossas páginas.

São consideradas sessões engajadas aquelas em que o visitante realizou alguma ação que serve de gatilho para um evento dentro do Google Analytics – seja uma conversão, visitar a sua página de produto ou clicar em um link específico.

Visualizações por usuário

A antiga “Páginas vistas por visita” permite um entendimento também sobre o engajamento desse visitante: seu site está prendendo a atenção desse visitante o suficiente para que ele decida ir para outra página?

Captura de tela usuarios blog corporativo

A lição que podemos tirar disso?

O blog corporativo deve ser um projeto para cada empresa. Se a sua empresa já está apostando e acredita no potencial do Marketing de Conteúdo, tudo o que tem a fazer é sempre monitorar o desempenho e apostar em um gerenciamento disciplinado da produção e publicação de artigos. Quem sabe até contando com um parceiro especialista para garantir acessos ao blog e, claro, convertê-los em audiência!

Dúvidas? Pode mandar para cá! Até a próxima 🙂

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Aldair Morsch
José Aldair Morsch
6 anos atrás

Oi Penélope, seu artigo foi bem didático, simples e objetivo. Acompanho as publicações de sua empresa e percebo que sabem o que estão fazendo e escrevendo. Parabéns.
Uma sugestão de correção de frase que coloco aqui apenas para contribuir com a qualidade do seu material está nos — canais de tráfego— onde está escrito: Agora nós falar de um ponto muito ….
Abraço e bom trabalho para sua equipe!

Penélope Vitória
Penélope Vitória
6 anos atrás

Oi, Dr. Morsch.

Fico feliz que tenha gostado. Nos esforçamos para criar conteúdos bem educativos e objetivos para os leitores do nosso blog 🙂

Agradeço pelo comentário e, em especial, pela observação no texto. Sempre que tiver sugestões e questionamentos, manda pra cá.

Outro abraço e muito sucesso!

Dener
Dener
11 meses atrás

Conteúdo bem completo e interessante. Parabéns!

Natália Gaspar
Natália Gaspar
11 meses atrás
Reply to  Dener

Obrigada Dener!

plugins premium WordPress
4
0
Would love your thoughts, please comment.x