Blog, RD Station, Redes Sociais,

[RD Hacks] 9 dicas para usar a ferramenta “Link da Bio” do RD Station

Por Ana Paula Agostini em 20 de novembro de 2023

Recentemente o Instagram mudou e passou a permitir que fossem adicionados até 5 links como “links da bio”. O que, convenhamos, já é de grande ajuda!

Mas arrisco dizer que você precisaria de mais espaço para todos os links que gostaria de incluir por ali. Da página principal à páginas de compra, passando por divulgação de eventos, conteúdos importantes para a jornada de compra e muito mais…

Para solucionar este problema surgiram algumas ferramentas, como o “Link in bio”, o LinkTree e, mais recentemente, a funcionalidade “Link da Bio” do RD Station.

Neste artigo vamos explicar mais sobre essa última, compartilhando algumas dicas práticas de como usar essa funcionalidade como um profissional e melhorar seus resultados!

O que é o “Link da Bio” do RD Station?

O Link da Bio do RD Station é uma funcionalidade que cria uma página web, um “mini site” para que você possa divulgar links vinculados à sua conta do Instagram.

Essa funcionalidade está disponível para todos os planos do RD Station Marketing, e seu principal objetivo é direcionar mais visibilidade para os conteúdos e páginas que você quer divulgar (como seu site, artigos no blog, landing pages, outras redes sociais e muito mais!)

No Link da Bio é possível usar 3 formas diferentes de linkar para outra página:

Gosto de dizer que este último elemento é seu principal diferencial, uma vez que permite que você associe links a cada uma das postagens que aparecem no seu feed, facilitando para que o visitante encontre exatamente qual “link na bio” você mencionou naquele post que ele acabou de ver – vou falar mais sobre isso, comparando essa ferramenta ao LinkTree, segura!

Vantagens de usar o Link da Bio do RD Station

Se você é um usuário assíduo de Instagram, ou um profissional curioso, já deve ter imaginado alguns dos benefícios de usar um “hub” de links na sua bio, certo? Bem, de qualquer forma, faço questão de deixar alguns deles explícitos aqui:

Direcionar tráfego para fora do Instagram

Mesmo que você tenha um bom engajamento de seus seguidores, levá-los para ler um conteúdo mais longo em seu site, ou mesmo levá-los para a página de suas ofertas pode ser incrivelmente desafiador.

Com o Link da Bio é mais fácil encorajar seu público a sair do aplicativo, uma vez que você torna essa experiência muito melhor.

Imagine que você fez um post falando um pouco sobre um assunto que é interessante para suas Personas, e você sabe que tem um artigo muito mais completo, que mostrará para seu público como você é uma autoridade no assunto.

Em vez de fazer essa pessoa ir para seu site e procurar sozinha pelo conteúdo, com três cliques ela pode chegar nele: em seu perfil > no link da bio > no post que ela acabou de ver. Pronto!

Fortalecimento da sua marca

O Link na Bio é mais um ponto de contato com a sua marca, o que significa que é mais um lugar onde você poderá reforçar elementos de sua identidade visual.

Seja pelas personalizações permitidas pela ferramenta ou pela exibição dos marketing posts que estão em seu Feed, é mais um espaço de pregnância de cores e elementos visuais que ajudam a consolidar o universo da marca.

Aumentar suas vendas ou geração de oportunidades

Essa vantagem anda lado a lado com o direcionamento de tráfego para fora do Instagram. Com o Link na Bio fica mais fácil garantir que seu público terá acesso rápido à todas as páginas que importam – como suas Landing Pages diretas.

Qual a diferença do Link da Bio para o LinkTree?

“Ok, mas eu uso o Link Tree, qual a diferença?”

O principal diferencial entre o Link da Bio do RD Station para o Link Tree está justamente na possibilidade de exibir os links como postagens do Instagram.

Veja, na prática, a diferença entre as duas ferramentas:

Exemplo - Link da Bio RD Station
Exemplo do Link da Bio da Conexorama, no RD Station

Em nosso Link da Bio, temos links diretos para nossas redes sociais, um botão para a oferta principal que estamos trabalhando no momento e, abaixo, postagens que estão sendo exibidas em nosso Feed e que têm como objetivo direcionar o Lead para outras páginas fora do Instagram.

Sendo imagens bastante diferentes entre si, é fácil encontrar o que se procura, certo?

Agora veja nosso LinkTree – que usávamos antes da ferramenta estar disponível no RD Station:

Exemplo - Link Tree
Exemplo do Link Tree da Conexorama

No LinkTree, todos os links são botões, não tendo qualquer diferenciação entre eles que não o texto. Como não há relação nenhuma entre os posts e os links, fica muito mais difícil saber qual link você está procurando, e encontrá-lo na listagem.

9 dicas de como potencializar seu Link da Bio

Agora que já falamos mais sobre o que é a ferramenta, suas principais funcionalidades e seu diferencial frente ao principal concorrente, é hora de partirmos para as dicas práticas, então vamos nessa:

1. Personalize seu Link da Bio para reforçar seu Branding

As possibilidades de personalização ainda não são muitas – e não temos notícias sobre uma ampliação dessas possibilidades, por equanto. Mas isso não significa que você não pode deixar o Link da Bio com a cara da sua empresa!

É possível personalizar:

2. Escolha o melhor modelo (ou teste com ambos!)

São 2 modelos de exibição disponíveis, e a própria ferramenta dá a indicação sobre qual o tipo ideal para usar, dependendo do tipo de conteúdos que você exibirá:

Link da Bio RD Station - Modelo padrão
Modelo padrão do Link da Bio, que permite inclusão de botões (CTA) abaixo de cada post exibido
Link da Bio RD Station - Modelo perfil do Instagram
Modelo “Perfil do Instagram” do Link da Bio, que exibe apenas as imagens, sem incluir o botão de CTA em cada uma delas

A única diferença entre eles é que o primeiro adiciona automaticamente um botão a cada uma das imagens, o que pode ser a oportunidade de usar um CTA diferente e aumentar as chances de conquistar o clique daquele visitante.

Entretanto, se você já constrói as imagens com bons CTAs, este elemento pode acabar carregando muito a visibilidade.

Apesar do RD Station Marketing detalhar as situações ideais de uso de cada um dos modelos, não é uma regra. Fica aqui a indicação para que você teste os dois modelos e entenda qual é mais eficiente em conquistar cliques!

3. Cadastre links para outras redes sociais

Pode parecer uma dica “boba”, mas muitas empresas perdem a oportunidade de divulgar em seu Link da Bio as outras redes sociais.

Dessa forma você usará a audiência de uma rede para fortalecer suas outras redes, cria uma relação mais próxima com seu público e ajuda na construção de sua autidade frente ao público!

Uma dica adicional aqui é considerar onde este link está sendo divulgado.

Explico: apesar de ser vinculado ao Instagram, o Link da Bio RD Station cria uma URL pública, que pode ser acessada (e linkada!) em qualquer lugar.

Se você usa ela em outros lugares além do Instagram, não esqueça de incluir o ícone e link do seu perfil no Instagram no Link da Bio.

Agora, se você está divulgando esse link apenas na bio do seu Instagram, não precisa incluir este link, concorda?

4. Escolha acertadamente os botões

Antes das linkagens que usam como “âncora” as imagens do Feed do seu Instagram, é possível exibir alguns botões – e é preciso tomar cuidado com eles.

O principal risco aqui é perder a mão e incluir links demais. Com isso, você acaba perdendo a grande vantagem do Link da Bio: a experiência.

Portanto, reserve os botões para as suas principais ofertas, e tente manter até 3 botões (ou até 5, se você realmente precisar).

5. Não exagere na quantidade de informações

Da mesma forma que você não vai querer uma lista enorme de botões, transformando seu Link da Bio em um LinkTree incrementado, tome cuidado para não exagerar na quantidade de informações como um todo.

É importante destacar que você pode escolher quais postagens quer ou não exibir em seu Link da Bio, portanto considere ocultar postagens que foram feitas há muito tempo e têm pouca chance de serem vistas.

Exemplo de configuração - Exibir ou não a postagem
Exemplo com uma oferta oculta, e outra sendo exibida

6. Mantenha sempre atualizado

Um cuidado extra que precisa ser tomado é com postagens sazonais. Um exemplo é a imagem que usei para mostrar a configuração de exibição acima.

Enquanto nosso Hackathon de RD Station estava com as inscrições abertas, estávamos exibindo a postagem no nosso Link da Bio. Uma vez que as inscrições foram encerradas, não faz sentido eu estar ocupando este espaço com uma informação desatualizada.

Postagens “atrasadas” podem jogar contra e mostrar uma falta de cuidado e atenção por parte da empresa, então construa o hábito de conferir periodicamente todas as publicações sendo exibidas para remover aquelas que já não fazem mais sentido.

7. Deixe sua principal oferta evidente

Essa eu nem preciso explicar né?

Sua oferta principal precisa ser encontrada facilmente. Uma boa dica é reservar um espaço garantido para ela em um dos botões do Link da Bio.

Entretanto, aposte no apelo visual e considere ter sempre uma publicação que direciona os visitantes para sua oferta direta entre as 6 primeiras publicações exibidas em seu Link da Bio – lembrando de ocultar a publicação anterior quando ela for renovada.

8. Cuidado com os agendamentos

Aqui, um ponto importante para quem gosta de agendar postagens:

Só é possível adicionar uma postagem em seu Link da Bio uma vez que ela já foi publicada em seu Instagram.

Portanto, se você precisa agendar publicações e adicionar links a elas, considere colocar algum lembrete para fazer a inclusão do link assim que a publicação sair.

Uma outra alternativa é adicionar o link como um botão de forma antecipada, e depois fazer a troca. Dessa forma, se o seu seguidor ler “link está na bio”, ele ainda será capaz de encontrar a oferta, mesmo que ainda não tenha dado tempo de habilitar o link naquela publicação específica.

9. Priorize conteúdos atrativos para suas Personas

Por fim, uma dica que deveria servir como diretriz para qualquer estratégia de conteúdo, mas que é importante de ser reforçada.

Nas redes sociais é comum, em busca de maior visibilidade, acabar perdendo o foco do conteúdo direcionado à Persona.

Lembre-se de que não basta falar com um grande público se esse público não tem qualquer chance de tornar-se cliente. Portanto, busque priorizar postagens que se relacionem intimamente com sua Persona – particularmente aquelas que serão exibidas no Link da Bio.

E, por fim, não deixe de integrar suas estratégias de redes sociais a outros canais de aquisição de visitantes e Leads!

Explorar todas as funcionalidades de uma ferramenta como o RD Station permite que você vá muito mais longe em sua estratégia.

Conheça o treinamento completo em RD Station que te ajudará a desenvolver uma visão 360º do Inbound!

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x