Blog, Email Marketing, RD Station,

[RD Hacks] Como enviar email pelo RD Station e construir um relacionamento com seus Leads

Por Ana Paula Agostini em 13 de novembro de 2023

Você provavelmente já sabe que o RD Station Marketing é uma plataforma de automação de marketing desenvolvida para auxiliar empresas de todos os tamanhos a alcançarem resultados mais efetivos em suas estratégias de marketing digital.

Com uma ampla gama de recursos e ferramentas, o RD Station permite que os profissionais de marketing gerenciem e otimizem suas ações de Marketing de forma eficiente.

E, para empresas que investem em uma estratégia de relacionamento com seus clientes, uma das funcionalidades mais utilizadas do RD Station é, sem dúvida nenhuma, o envio de email.

Seja através de envios pontuais (email marketing), ou através de fluxos de automação, é inegável que a o envio de emails é importantíssimo para qualquer usuário da plataforma.

Pensando nisso, escrevemos esse guia com algumas dicas, cuidados e hacks para otimizar suas campanhas de email. Vem comigo?

Email Marketing x Automação de Marketing: quais as diferenças?

Existe, dentro do RD Station Marketing, duas formas de envio de email para seus Leads.

A primeira é o envio de email marketing, que se caracteriza por envios pontuais, com data e hora agendada. O email marketing costuma estar, portanto, associado à uma rotina de relacionamento com os Leads.

As “campanhas de email marketing”, como costumam ser chamadas, podem ter tipos variados, como:

Mas sua característica mais marcante é justamente a escolha de um dia e hora para ser enviado e pronto. A campanha é enviada e, mesmo que seus resultados possam ir mudando conforme o passar dos dias (quando mais e mais Leads abrem e clicam nos links), ela se encerra ali.

Os envios de email através de automação de marketing, por sua vez, costumam ser uma ação continua, em resposta a um gatilho.

Por exemplo: cada Lead que converte em meu material rico, recebe um email de confirmação.

Essa ação não tem dia e hora para acontecer, porque ela precisa ser uma resposta à ação do meu Lead.

É importante compreender essas diferenças para poder escolher com eficiencia qual a melhor ferramenta para desempenhar determinada ação, bem como para analisar os resultados do canal de email – já que toda comunicação que chega ao Lead por email impacta este canal, seja email marketing ou automação.

Por que usar o RD Station para enviar email marketing?

Existem dezenas de ferramentas disponíveis hoje para envio de email marketing, desde algumas que oferecem envios gratuitos, até ferramentas mais robustas, que permitem trackear indicadores que o RD Station deixa passar (como respostas aos emails enviados).

Entretanto, ao utilizar o RD Station Marketing para enviar os seus emails, você se benefia principalmente das características de integração do software.

Isso significa que você pode facilmente atribuir uma pontuação ao seu Lead Scoring de acordo com a interação do Lead com seu email; ou mesmo segmentar os Leads de acordo com a interação com o envio – e aproveitar essa informação para compor outras estratégias.

Sua estratégia de Marketing precisa desse nível de integração, de todos os canais trabalhando em conjunto, para ter um melhor aproveitamento dos seus investimentos e, assim, conseguir extrair o máximo ROI. Por isso somos tão defensores de uma plataforma como o RD Station, que é capaz de integrar dezenas de aspectos da sua operação.

Como enviar email pelo RD Station: o passo a passo prático

Neste passo a passo quero focar no envio de email marketing, que considero um pilar fundamental para começar a construir sua ação no canal email. Uma vez com sua rotina de envios estableecida, você poderá aprender mais sobre o comportamento dos seus Leads e então evoluir para a construção de uma estratégia consistente de nutrição de Leads com fluxos de automação.

O passo a passo para enviar um email pelo RD Station é bastante simples, o “truque” está em saber como aproveitar essa ferramenta de forma estratégica e conhecer seus “hacks” – e vou falar mais sobre alguns deles a seguir.

Neste primeiro momento, vamos ver o passo a passo básico:

  1. Acesse a plataforma RD Station e vá para os Emails (em Relacionar > Email);
  2. Quando chegar nessa tela, se você seguir os hacks que vou indicar abaixo, você deve duplicar seu modelo personalizado, encontrando-o no menu “Modelos/Fluxos” e duplicando-o;
  3. Após duplicar o modelo que você usará, é hora de definir o nome do seu email (que, idealmente, deve seguir uma taxonomia de dados pré-estabelecida);
  4. Então, você seguirá para a edição do email, alterando o conteúdo de acordo com o objetivo daquele envio específico;
  5. Uma vez finalizada a edição, você seguirá para a tela de configurações, que é talvez a mais importante. Nela, você selecionará os destinatários deste email, usando as segmentações de Leads para fazer um envio personalizado;
  6. Ainda na tela de configurações, revise o assunto e o resumo do conteúdo, conferindo os links e as variáveis (personalizações) utilizadas no email;
  7. A última etapa do editor é, na tela seguinte, onde você configura a data e horário do envio.

Bastante simples, certo?

Vamos então aos hacks e cuidados que recomendamos para todos os profissionais que trabalham com este canal de aquisição.

Hacks que todo profissional deveria conhecer

O canal de email marketing é um canal importantíssimo na construção de relacionamento com os Leads, o que significa que ele tem uma grande influência na Jornada de Compra destes Leads.

Portanto, para além da construção da estratégia de email marketing, e da montagem do email em si, existem alguns hacks e cuidados básicos aos quais todo profissional deve ficar atento.

1) Antes de agendar qualquer email, envie um email teste para um colega

Não importa quantas vezes você possa ter revisado o email que acabou de montar, envie um email teste para alguém.

Olhos “descansados” serão capazes não só de identificar erros, como também pontos de possíveis melhorias que podem ter passado desapercebidos.

Você também pode estabelecer níveis de revisão diferentes de acordo com a importância do envio para sua estratégia. Como, por exemplo:

Nessa revisão, é importante lembrar-se de conferir:

2) Crie seus próprios modelos de email e seja consistente

Parte de desenvolver um relacionamento com seus Leads passa pela construção de uma imagem sólida, que seus Leads sejam capazes de visualizar e reconhecer imediatamente como sua.

Quer um exemplo?

Este é o nosso modelo de newsletter de artigos:

Modelo de email marketing - Newsletter novos artigos Conexorama
Modelo da newsletter de artigos semanal – Conexorama

Ela possui blocos bem definidos, com cada oferta em uma “caixinha”.

Recentemente, começamos a divulgar um evento que estamos promovendo, o SaaS Summit. E este é um trecho do email enviado:

Modelo de email marketing - Divulgação SaaS Summit Conexorama
Modelo de email usado para divulgação do SaaS Summit

Quando estávamos discutindo melhorias para este email com nossa turma do 1º Hackathon em RD Station, a primeira coisa pontuada foi: “talvez vocês devessem fazer caixinhas, para parecer mais com as outras comunicações que vocês enviam”.

Jamais imaginaria que a identidade das “caixinhas”, fosse algo tão pregnante da nossa comunicação com os Leads, mas ela é. E se tornou uma marca das nossas comunicações justamente por conta da consistência: toda segunda-feira enviamos um email com as últimas publicações do blog seguindo esse mesmo modelo.

Então, fica aqui nossa dica: crie seus próprios modelos padrão e seja consistente em seus envios!

3) Envios segmentados não são apenas para mensagens personalizadas

Falamos muito sobre o uso da segmentação para personalizar a comunicação e entregar a mensagem certa à pessoa certa. E, claro, esse é um super trunfo da segmentação e uma prática que deve sim estar presente na sua estratégia de comunicação via emails.

Contudo, a segmentação não precisa ser usada apenas para isso.

Um dos meus usos favoritos de segmentação é justamente enviar o mesmo email, para perfis diferentes, e analisar o comportamento de cada perfil àquele envio.

Veja só um exemplo:

Comparativo de métricas do mesmo envio, para duas segmentações | Conexorama
Comparativo de métricas do mesmo envio, para duas segmentações | Conexorama

Esta imagem mostra as métricas do envio do mesmo email – mesma oferta, mesmo copy, mesmo assunto – para duas segmentações diferentes.

O objetivo era entender como os alunos da nossa Formação em Inbound Marketing reagiriam a uma nova oferta de material rico gratuita em comparação com o restante da base de Leads.

Claro que, com listas de tamanhos diferentes (uma sendo 3x maior que a outra), é difícil fazer uma comparação exata em relação às métricas, mas ainda podemos obter insights relevantes ao analisar esses dados.

Análise e otimização de suas campanhas de email marketing

Bem, já que comecei a falar sobre análise de resultados, achei que por bem incluir aqui um tópico sobre isso. Entretanto, a análise de resultados de seus envios de email marketing é ao mesmo tempo simples e complexa.

É possível “bater o olho” nas métricas e ter uma noção de como anda a interação dos Leads com seus envios, mas é preciso uma análise crítica, que leva em conta o tipo de oferta, tamanho da base de Leads e objetivo do envio para determinar quão efetivo foi um email marketing.

Para entender mais detalhadamente as métricas, leia: Abertura, clique, bounce… você conhece todas as métricas de email marketing?

Espero que com este artigo eu tenha conseguido te mostrar como enviar emails pelo RD Station pode ser simples, mas contribuir enormemente para sua estratégia de relacionamento.

Explorando de forma avançada os recursos disponíveis (personalização, modelos, segmentação, análise, etc), você pode otimizar suas campanhas de email e obter resultados melhores. E, para conhecer mais hacks sobre como explorar essa potente ferramenta à seu favor, não deixe de conhecer o RD Hacks, uma biblioteca de recursos que irão te mostrar tudo o que você pode fazer para transformar seu RD Station numa máquina de geração de resultados constante!

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x