Blog, RD Station,

Como funciona o RD Station: tirando dúvidas sobre a ferramenta

Por Ana Paula Agostini em 6 de novembro de 2023

Não sei se já aconteceu com você, mas algumas vezes já me peguei pensando sobre quando um termo (ou marca) se tornou familiar para mim, mesmo sem que eu saiba exatamente o que é aquilo.

Já vi isso acontecer com muitos colegas de profissão em relação ao RD Station.

O que geralmente acontece é: um profissional de marketing entra em uma empresa que usa o RD Station para operacionalizar o marketing e, com isso, a ferramenta se torna parte do seu dia a dia, mesmo que você não entenda exatamente como ela funciona – ou sem que domine sua totalidade.

Foi daí que surgiu a ideia deste artigo: explicar de forma simplificada como funciona o RD Station, quais são os principais pilares sobre os quais a ferramenta opera, e te mostrar como aprofundar seu conhecimento conforme suas necessidades.

Dito isso, vamos desvendar juntos os segredos do RD Station?

O que é o RD Station?

Chamamos de “RD Station” o RD Station Marketing – uma ferramenta de automação de Marketing Digital que reúne dezenas de recursos que permitem que você opere sua estratégia de marketing digital de forma centralizada.

É importante esse disclaimer porque, hoje, temos:

A própria RD Station declara que sua ferramenta de marketing foi construída com base na metodologia “Máquina de Crescimento” e, por isso, possui funcionalidades para atrair, converter e relacionar-se com seu público. Além, claro, de possibilitar a análise de resultados de suas ações.

Como funciona o RD Station Marketing: planos

O RD Station Marketing é, hoje, dividido entre 4 planos:

Como funciona o rd station planos nov-2023
Valores e funcionalides dos planos do RD Station Marketing para 1000 Leads em Nov/2023

Se você está começando agora no Marketing Digital e sua empresa não possui um histórico de marketing, indico que você comece pelo plano Light, e vá fazendo upgrade de seu plano conforme passa a sentir necessidade de ferramentas mais avançadas.

Agora, se você já tem experiência em Marketing e quer explorar mais profundamente ferramentas como a criação de fluxos de automação avançados (para gestão e nutrição de Leads), o plano PRO é o ideal para você.

Como funciona o RD Station: o funil de vendas

O RD Station Marketing é a principal ferramenta de automação de Marketing mais usada no Brasil, mas não é uma unanimidade. E a maior dificuldade de quem está migrando para ele de outra ferramenta é compreender a lógica sobre a qual a ferramenta foi construída.

Enquanto algumas ferramentas de Marketing se baseiam em funis construídos para cada oferta, o RD Station segue a lógica de um funil único, e todas as ações realizadas dentro daquela conta de RD Station buscam impactar os números deste funil.

Este Funil de Vendas, representado na primeira tela após o login na ferramenta, é uma forma ao mesmo tempo resumida e completa de acompanhar os resultados de suas ações.

Como funciona o rd station dashboard
Exemplo do funil de vendas de uma conta de RD Station.

Resumida pois é uma forma simples de ver o desempenho de seus esforços de marketing como um todo, e completa pois você estará vendo o somatório de suas ações.

Todos os seus envios de email marketing, Landing Pages, fluxos de automação e campanhas de Ads convergem para gerar resultados para seu funil de vendas.

Mas, para que você possa fazer a avaliação do seu desempenho pelo seu Funil de Vendas, 3 etapas são fundamentais:

Definição do seu Lead Qualificado

Acreditamos que a melhor forma de entender quem é seu Lead Qualificado é determinar que Lead Qualificado é aquele Lead que tem perfil de Persona.

E, justamente por ser um critério que varia de empresa para empresa, ele não é um critério “nativo” do RD Station.

Então você precisará verificar se sua conta do RD Station tem algum fluxo de automação para marcação de Leads Qualificados.

Não vou entrar em detalhes sobre como fazer esse fluxo de automação aqui pois já escrevemos um artigo super completo sobre isso, mas não deixe de ler:

Leia: Como criar sua segmentação de Lead Qualificado

Definição das suas Oportunidades

Assim como o Lead Qualificado, você precisará determinar quais critérios fazem de um Lead uma Oportunidade. E aqui, entenda “oportunidade” como “oportunidade de venda”.

Por aqui, temos a prática de determinar que oportunidade é aquele Lead que converteu em uma das minhas ofertas diretas, como minha Landing Page de Orçamento, caracterizando assim o que chamamos de “levantada de mão”.

Marcação das suas Vendas

O marco final de sucesso do Marketing é a conversão em clientes. Mas, lembre-se: estamos falando do RD Station Marketing, o que significa que ele não é um software de vendas e, portanto, não recebe de forma automatizada as informações sobre quais Leads agora são clientes, ou qual o valor da venda que fecharam.

E essas informações são super importantes para o time de Marketing. Afinal, mesmo que você tenha um produto de venda recorrente e precise continuar oferecendo seu produto para um Lead que já comprou, a comunicação para ele deve ser diferenciada, certo?

A melhor forma de ter as informações de vendas dentro do RD Station é configurar uma integração entre seu CRM de Vendas e o RD Station – e se você usar o RD Station CRM essa integração fica ainda mais simples de ser configurada.

Recursos de treinamento e suporte para o RD Station

Sendo uma ferramenta que oferece incontáveis possibilidades, é natural que você encontre dificuldades ao utilizá-la, seja por desconhecimento ou mesmo por falhas no funcionamento da plataforma.

Para aprender como usar a ferramenta de forma completa e aproveitar tudo que ela tem a oferecer para sua empresa, existe uma variedade de formas de obter suporte e treinamento sobre a ferramenta, como:

  1. Central de ajuda RD Station: a central de ajuda compila diversos conteúdos com o passo a passo que podem te ajudar a executar ações dentro da plataforma. Entretanto, você não encontrará nela informações estratégicas sobre as ações – como que tipo de resultados esperar, insights sobre os benefícios ou cuidados necessários.
  2. Suporte técnico: dentro da central de ajuda, também é possível entrar em contato com o time de suporte abrindo um chamado via email, chat ou videochamada. O time de suporte é habilitado a acessar sua conta e pode te ajudar em um nível mais personalizado, mas ainda não pode trazer muitos insights sobre suas estratégias, visto que é um suporte técnico.
  3. RD Hacks: o RD Hacks é um treinamento certificador, criado com base em mais de 10 anos de experiência atendendo centenas de clientes que usam o RD Station como sua principal ferramenta de Marketing. Criado pela Conexorama, é um treinamento verdadeiramente completo, que mostra não só os aspectos técnicos da plataforma, como também explica em detalhes a estratégia por trás de cada ação e o que você pode esperar como resultados ao construir sua estratégia.

Em resumo, o RD Station é uma ferramenta poderosa que pode impulsionar suas estratégias de marketing digital – se você souber como explorá-la com eficiencia.

Com seus recursos abrangentes, que envolvem desde o envio de email marketing, gestão de Leads e criação de Landing Pages, o RD Station pode ajudá-lo a atrair mais visitantes qualificados, converter leads em clientes e aumentar suas vendas através do relacionamento com sua base de Leads.

Apesar do suporte disponibilizado pela própria ferramenta, se você quer dominar completamente o RD Station, eu recomendo que você descubra o RD Hacks, o maior treinamento disponível para a plataforma. Com o RD Hacks, você terá acesso a aulas online, suporte prático e materiais educacionais para desbloquear todo o potencial do RD Station. Então, não perca tempo e comece a aproveitar ao máximo essa ferramenta incrível!

Espero que este artigo tenha sido útil para você entender como funciona o RD Station e como ele pode beneficiar sua estratégia de marketing digital. Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Estou aqui para ajudar!

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x