Blog, Marketing de Conteúdo,

Como escolher palavras chave campeãs para seus conteúdos

Por Content em 23 de outubro de 2023

Quando se trata de criar conteúdo para a web, frequentemente teremos como um dos objetivos atrair visitantes através dos mecanismos de buscas. E, para isso, um dos aspectos mais importantes é saber como escolher palavras chave.

O segredo para a escolha das palavras-chave campeãs reside em compreender como as pessoas navegam na internet, o que estão procurando e como podemos oferecer o exato conteúdo que desejam encontrar.

A boa notícia é que, quando você escolhe as palavras-chave adequadas para seu artigo e cria um conteúdo de valor em torno delas, os resultados vêm – e continuam vindo por anos!

Saber como escolher palavras chave é o passo fundamental para conquistar um bom posicionamento nos motores de busca, por isso neste artigo, vamos desvendar o mistério por trás da escolha de palavras-chave eficazes!

Acompanhe-nos nesta jornada de aprendizado e descubra como dominar a arte de escrever para a web com excelência!

O que são palavras-chave?

Se você já é um profissional experiente, provavelmente já está cansado de saber o que são palavras-chave. Mas preciso contextualizar aqueles que ainda não chegaram a esse nível de experiência – e, por que não dizer, preciso contextualizar o Google também!.

As palavras-chave (também conhecidas como “keywords”) são um elemento fundamental para que os mecanismos de busca consigam relacionar seu conteúdo à busca de um usuário.

Elas podem ser termos ou frases que as pessoas digitam nas caixas de pesquisa quando estão procurando por algo online. Termos como “receitas de bolo de chocolate” ou “como cuidar de plantas suculentas”, as palavras-chave são o elo vital entre o que buscamos e o que encontramos.

De forma simplificada, podemos dizer que quando digitamos uma consulta de pesquisa, os mecanismos de busca vasculham a internet em busca de páginas que contenham essas palavras-chave específicas.

Por isso, saber como escolher palavras chave é crucial para que o conteúdo – no qual você trabalhou tanto – seja encontrado.

Por que as palavras-chave são importantes?

Já deu para perceber que as palavras chaves são essenciais na construção de um texto para que ele possa ser encontrado mais facilmente.

Por mais que os buscadores possam escanear todo o seu texto, quando você faz ações de otimização (SEO) para uma palavra-chave específica, você está trabalhando efetivamente para que esse conteúdo traga mais resultados para sua estratégia.

Podemos citar 3 grandes motivos que destacam a importância de escolher uma palavra-chave foco para cada um de seus conteúdos:

Agora que você sabe por que é tão importante, a próxima pergunta é: como escolher palavras chave ideais para compor sua estratégia.

Bem, é aqui que o artigo realmente começa e a pesquisa entra em ação.

Como escolher palavras chave ideais para se conectar com o seu público?

O primeiro passo para escolher palavras-chave é entender o que seu público está procurando, quais são as tendências atuais e quais palavras-chave são relevantes para o seu conteúdo.

Anote essas dicas:

1. Conheça suas Personas profundamente

Antes de escolher palavras-chave, você precisa entender quem são suas Personas.

Quais são os seus interesses? Que desafios enfrentam no dia a dia? Que tipo de perguntas fazem sobre esses desafios?

Ao conhecer profundamente o seu público-alvo, você poderá escolher palavras-chave que ressoam com eles e que eles realmente tem maiores chances de buscar.

De nada adianta selecionar palavras chave com alto volume de buscas se não são termos que se relacionam intimamente com seu público.

Leia também: Como aumentar Visitantes Qualificados no Curto Prazo

2. Seja específico e relevante

Quando falamos de aquisição de tráfego orgânico é comum que palavras-chave com maior volume chamem nossa atenção. Afinal, mais volume = mais tráfego.

E, com isso, costumamos dar preferência a palavras amplas e gerais.

Entretanto, é na especificidade que está a chave para palavras-chave que mais convertem vendas, mesmo que o volume de buscas seja mais baixo.

Pense comigo:

Se você vende serviços de estratégia e gerenciamento de redes sociais para empresas, por exemplo, quem você acha mais provávei de contratar seus serviços:

A pessoa que pesquisa por “como criar um instagram”, ou a pessoa que pesquisa por “como vender mais pelo instagram”?

Exemplos pesquisa de palavras chaves
Como pode ver, a segunda tem um volume bem menor de pesquisas mensais, mas é fácil perceber que é mais específica e direcionada – e, portanto, tem mais chance de atrair o público certo para você.

3. Ferramentas para encontrar palavras-chave

Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Planejador de Palavras-Chave do Google Ads ou o Semrush.

Essas ferramentas permitem descobrir termos relevantes para o seu conteúdo, oferecem métricas como a dificuldade de ranqueamento, volume médio de buscas e intenção de busca, e também oferecem variações da palavra-chave para cada um dos termos pesquisados.

Leia também: 6 ferramentas de SEO para aumentar seu tráfego e melhorar seu posicionamento orgânico

4. Considere sinônimos e variações

Não limite sua pesquisa a uma única palavra-chave!

Considere sinônimos e variações que seu público possa usar – muitas vezes isso pode significar inclusive explorar palavras-chave com algum termo escrito de forma incorreta, ou faltando algum acento.

Quer um exemplo?

A grafia correta é “palavras-chave”, com hífen. E, se você pesquisar por esse mesmo texto verá que o termo está grafado diversas vezes sem o hífen – uma escolha estratégica pela palavra-chave alvo deste conteúdo.

5. Observe as tendências atuais

Fique de olho nas tendências atuais e nas notícias do seu setor. As palavras-chave que estão em alta podem atrair um grande público. Ferramentas como o Google Trends podem ajudá-lo a identificar tópicos em ascensão.

Leia também: Como usar o Google Trends na sua estratégia de Marketing de Conteúdo

6. Avalie a concorrência

Uma ótima forma de buscar por palavras-chave para incluir em sua estratégia é observar os conteúdos de sua concorrência.

Você pode usar o Semrush para analisar quais conteúdos são responsáveis por atrair a maior parte do tráfego orgânico de sua concorrência e decidir bater de frente, mirando nas mesmas palavras-chave.

Ou, caso ainda esteja no início do fortalecimento das suas estratégias de SEO, outra opção é olhar para as palavras-chave que seus concorrentes não estão se saindo bem e fazer um conteúdo incrível!

A escolha de palavras chave é só uma parte do planejamento de conteúdo

Escolher palavras-chave ideais é uma parte essencial do Marketing de Conteúdo – mas não é seu único elemento!

Estruturar uma estratégia de conteúdo consistente, que busca não apenas atrair visitantes orgânicos mas também servir de apoio para estratégias de relacionamento com seus Leads é o que realmente vai diferenciar sua estratégia da de seus concorrentes, além de aumentar exponencialmente seu ROI de Marketing!

Para entender como construir um planejamento de conteúdo consistente e capaz de impulsionar os resultados de todos os seus canais de conversão, não deixe de conferir nosso curso exclusivo: Planejamento de Conteúdo para Blogs Corporativos

Com ele, você estará um passo à frente na arte de criar conteúdo que realmente ressoa com o seu público. Junte-se a nós nesta jornada de aprendizado contínuo! 😊📚

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x