Automação de Marketing, Blog, Ferramentas,

Você não precisa ser programador para automatizar seu Marketing! Conheça a automação no code

Por Ana Paula Agostini em 9 de outubro de 2023

Quando falamos sobre automação de marketing e vendas, é comum vir à mente diretamente as ferramentas que criam fluxos de automação e permitem encadear ações a partir de características ou ações dos Leads.

E você está correto em lembrar-se dessa possibilidade, mas esse pensamento é um pouco restrito. Automatizar seu marketing vai muito além disso!

A Automação No-Code no marketing se refere ao uso de softwares e plataformas que simplificam os procesos, permitindo uma maior eficácia em suas ações de marketing, sem a necessidade de intervenção de programação.

E é provável que você já tenha tido contato com automação no-code sem sequer perceber!

Continue comigo para saber mais.

O que é “Automação No Code” no Marketing?

Ferramentas de automação no-code são aquelas que permitem criar processos automatizados no markeing sem a necessidade de codificação ou programação.

Os fluxos de automação que criamos em plataformas de automação de marketing (como RD Station, leadlovers, Hubspot, entre outros) são um exemplo de automação no-code!

Outro grupo de ferramentas são aquelas conhecidas como “integradores”, como é o exemplo do Zapier, Pluga ou Albato, que permitem integrar dezenas de ferramentas e automatizar ainda mais o seu marketing.

Benefícios da automação de marketing no code

Há vários benefícios importantes associados às soluções de automação de marketing sem código. Esses benefícios podem incluir:

Exemplos que de automação no-code que você pode não ter considerado

Lembra que mencionei que você provavelmente já se envolveu com automação no-code mesmo sem saber?

Mesmo algumas das tarefas aparentemente mais simples de uma rotina de marketing digital envolvem algum nível de automação no-code. Olha só alguns exemplo:

O que é automação low code?

Além das ferramentas que permitem automação no code, é importante mencionar também outro nível, que são as automações low code.

O Low Code é caracterizado por plataformas de desenvolvimento que, apesar de exigirem a escrita de código, disponibilizam também interfaces gráficas que facilitam a edição.

Dessa forma, ele abre as portas para profissionais que têm algum conhecimento de programação para que possam entregar soluções de qualidade para seus clientes.

Podemos dizer que um exemplo de low code são as Landing Pages do RD Station, que possuem um editor visual bastante flexível, que permite criações sem que você precise escrever uma linha sequer de código – e ainda assim permitem a edição avançada, onde você pode usar recursos de programação para elevar sua Landing Page ao próximo nível!

// Aprenda como construir Landing Pages incríveis!

A automação no code veio para ficar

A automação de marketing no code representa uma grande mudança na forma como as organizações abordam tanto o design como a operação de suas ações de Marketing.

Ao aproveitar os recursos de automação disponibilizados pelas plataformas, os profissionais de marketing podem otimizar seus fluxos de trabalho, abrindo espaço para obter insights mais profundos sobre o comportamento do cliente e melhorar a eficácia de suas estratégias de marketing.

Tudo isso sem depender do desenvolvimento de novas aplicações ou envolvimento do time de TI!

Depois deste artigo, você conseguiu identificar quais elementos da sua operação são baseados em automação no code? E que tal começar a pensar em como você pode ir ainda mais longe na automatização de processos?

Deixe um comentário aqui dizendo o que achou deste artigo e aproveite para nos contar se você acha que um dia o marketing será 100% automatizado, ou se a visão humana é um elemento fundamental para uma estratégia bem sucedida.

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x