Análises e métricas, Blog, Estratégias,

O que é uma URL parametrizada e quando usar?

Por Jean Vidal em 11 de setembro de 2023

Toda página na internet tem uma URL (também conhecido como “endereço” ou “link”). URL é a sigla para “Localizadores Uniformes de Recursos” e são endereços únicos, usados para acessar determinada página ou documento.

Essas páginas, além de entregarem a informação que o visitante procura, também coletam algumas informações e alimentam os softwares de análise que profissionais de marketing usam para entender mais sobre o comportamento do usuário em relação aos seus sites.

Os cookies que coletam esses dados, entretanto, não conseguem ser tão precisos se não dermos um empurrãozinho através do uso de URLs parametrizadas!

Neste artigo, exploraremos o conceito de URL parametrizada, discutiremos seus benefícios e examinaremos situações em que é recomendado utilizá-la. Vamos lá!

O que é uma URL parametrizada?

Uma URL parametrizada é uma URL que contém informações adicionadas deliberadamente ao seu endereço. Esses parâmetros adicionais são adicionados após o link permanente, sendo separados dele por um ponto de interrogação e são utilizados para transmitir informações específicas entre o navegador e o servidor web.

Dentre os parâmetros que podem ser incorporados em suas URLs, os parâmetros UTM são os mais conhecidos, e mais importantes!

UTM é a sigla para “Urchin Tracking Module”, sendo um conjunto padrão de parâmetros utilizado para rastrear a origem, meio, campanha, termo de pesquisa e conteúdo de um link.

Cada componente dos parâmetros UTM tem uma função específica:

Veja um exemplo:

Captura de tela exemplo URL parametrizada

Nesta URL temos 4 parâmetros adicionados, que permitem identificar exatamente de onde vieram os acessos àquele link principal.

Por que usar URL parametrizada?

As principais vantagens de utilizar URLs parametrizadas se dá pelo fator análise de dados. Se você pretende desenvolver ou fortalecer uma abordagem de Marketing Data Drive, compreender esse conceito e como utilizá-lo é fundamental.

Essa parametrização é bastante simples, e permite um grande ganho de rastreabilidade das suas campanhas de marketing e origens de tráfego.

Os parâmetros UTM, especificamente, permitem:

Para garantir que as origens dos Leads sejam classificadas corretamente, o uso dos parâmetros de UTM nas URLs é altamente recomendado.

Uma conversão de uma campanha de email sem parâmetros UTM, por exemplo, será atribuída ao canal de referência, uma vez que a fonte não pode ser mapeada.

Mas a boa notícia é que as campanhas de email enviadas pelo RD Station Marketing já incluem automaticamente os parâmetros, dá uma olhada:

Captura de tela Email URL parametrizada

Exemplo de URL parametrizada pelo envio de email no RD Station

Com as URLs padronizadas você assegura que todas as suas conversões são classificadas corretamente, permitindo que você colete dados confiáveis que servirão como base para suas tomadas de decisão!

Quer avançar nas suas suas estratégias de Marketing e realmente extrair todo potencial do seu RD Station? Conheça o RD Hacks!

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x