Blog, Landing Pages,

Curso de Landing Page: o que você precisa saber antes de comprar um 

Por Jean Vidal em 16 de agosto de 2023

Todo profissional de Marketing está mais do que acostumado a enfrentar desafios diariamente. E, para vencer esses desafios, é fundamental ampliar cada vez mais nossa “caixinha de ferramentas”.

Estratégias de Marketing são, por sua própria natureza, multidisciplinares, e entender um pouco de cada coisa permite que você tenha um conhecimento mais profundo sobre o que pode ser construído e como você pode fazer isso.

Isso fica muito claro quando falamos sobre a criação de Landing Pages: mesmo que você esteja apenas planejando a Landing Page, você precisa saber um pouco sobre copywriting, design, estratégias de Google Ads, e por aí vai…

Com isso, é bem possível que você já tenha buscado por um curso que te ensine como criar boas Landing Pages – é possível que você já tenha visto muita gente oferecendo “fórmulas mágicas para Landing Pages que convertem”.

Neste artigo, vamos te mostrar alguns pontos importantes a serem considerados antes de investir em um curso para que você não caia em truques de gurus do marketing. Então continue comigo!

O que esperar de um curso de Landing Pages

Antes de considerar qual curso escolher, é importante que você entenda o que você busca aprender.

A maior parte dos cursos tende a se concentrar em mostrar a anatomia de uma página que gerou centenas ou milhares de Leads a um custo baixíssimo. 

Esse tipo de conteúdo é interessante, sim. Afinal, é uma forma de ampliar seu banco de referências e conhecer o que motivou as escolhas por trás do processo de criação daquela página.

Mas, lembre-se de dois fatores muito importantes (e constantes) no Marketing:

(1) A maior parte das ações e estratégias de Marketing não é replicável. Os gatilhos mentais e visuais que funcionam para um público podem não funcionar para o seu.

e

(2) Taxas de conversão podem ser maquiadas. E não estou falando aqui que estão mentindo para você. Mas precisamos lembrar que as taxas de conversão são altamente influenciadas pelas estratégias de divulgação. 

Por isso, talvez seja mais interessante que você busque por um curso mais completo, que vá além dos gatilhos e truques.

Para contribuir para sua formação profissional, busque por um curso que mostre a estratégia como um todo, incluindo a estratégia que vem antes e depois da criação de uma Landing Page, explicando, por exemplo:

E por aí vai…

Como escolher o melhor curso de Landing Page

A primeira coisa que você precisa saber é: não existe “o melhor curso”, existe aquele que é o melhor curso para você neste momento.

Por isso, considere o que eu disse no tópico anterior e pense no que você gostaria de aprender sobre Landing Pages antes de começar a avaliar suas opções.

Mas aproveito para compartilhar aqui as dicas que e que dou para todos os meus mentorados:

1. Duvide de quem está ditando regras

Já falei sobre isso antes, mas reforço aqui: o Marketing não tem regras.

E quando falamos de Landing Pages é comum muitas dessas “regras” surgirem:

E por aí vai…

Cada caso é um caso. E justamente por isso é fundamental entender quais recursos podemos usar para adequar a Landing Page à oferta. 

Por isso, procure cursos que incentivem a personalização das estratégias e a análise crítica. E, sim, para isso o curso precisa ter pelo menos um pouco de base teórica!

2. Procure cursos que mostrem a prática na ferramenta que você irá usar para criar Landing Pages

Aprender teoria é importante, sim. Mas se você ainda não dominou a ferramenta que utiliza para criar suas Landing Pages, ver na prática um outro profissional navegando por ela pode fazer toda a diferença!

Essa visão prática vai tornar a interface e os recursos mais familiares, além de permitir que você pratique replicando as ações na sua ferramenta.

Captura de tela criando LP

3. Não se contente com apenas uma visão

Se cada oferta precisa de uma abordagem personalizada para que possa ter o impacto desejado no público certo, é natural que cada profissional de marketing tenha uma visão diferente de acordo com o que teve contato, certo?

Eu, por exemplo, estando à frente de uma agência focada em projetos de Inbound para SaaS, tenho mais experiência com a criação de Landing Pages para o mercado B2B.

Sabendo disso, o conselho é: busque conhecer a visão de diferentes profissionais.

Isso vai ajudar a diversificar suas referências e ampliar sua bagagem mesmo que você não tenha tido tanta experiência na prática. 

4. Busque outras formas de aprendizado

Não pense que fazer apenas um curso vai te ensinar tudo que você tem a aprender.

Isso não seria verdade nem se você fizesse 10 cursos de Landing Pages.

Por isso, procure conversar com outros profissionais de marketing para debater estratégias, novidades e boas práticas. Além, claro, de manter uma rotina de aprendizado constante acompanhando referências, participando de grupos de mentoria, etc.

Busque referências, estude casos de sucesso e esteja disposto a aprimorar constantemente sua bagagem de conhecimento.

O que ensinamos sobre Landing Pages no RD Hacks

Se você é novo por aqui talvez não saiba que, além de CEO da Conexorama, sou instrutor e mentor do RD Hacks – o primeiro e mais completo curso de RD Station.

Nele, reservo um módulo inteiro para falar sobre Landing Pages, em que falamos sobre as diferentes ofertas que podem compor sua estratégia de aquisição de Leads, como adequar sua Landing Page para cada uma delas, elementos essenciais e por aí vai.

Trago também o aspecto mão na massa e construo uma Landing Page do início ao fim, para que você possa me acompanhar fazendo o mesmo no seu RD.

Dá só uma olhada em uma prévia do conteúdo da aula que inaugura esse módulo:

Além disso, também te ensinamos um hack incrível para potencializar sua estratégia: como direcionar seu Lead para diferentes páginas de agradecimento de acordo com as respostas que ele deu no formulário!

E, se você precisa de ajuda para entender um pouco mais de HTML e CSS, ficará feliz em saber que todo aluno RD Hacks tem acesso ao curso “HTML/CSS para Landing Pages incríveis”.

// Garanta sua vaga no RD Hacks!

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x