Blog, Marketing de Conteúdo,

O que é meio de funil e como produzir conteúdo para essa etapa

Por Jean Vidal em 14 de agosto de 2023

Se você está aqui, certamente já conhece o conceito de Funil de Conteúdo, em que produzimos conteúdos que serão responsáveis por atrair e guiar seu público até o momento de decisão de compra, certo?

Para isso, precisamos produzir conteúdo que seja relevante para nossas Personas durante todas as etapas de sua Jornada de Compra e, consequentemente, que estejam distribuídos por toda a extensão do funil de conteúdo.

Produzir conteúdo de topo de funil é fácil, afinal são conteúdos relacionados de forma mais ampla ao seu negócio, que ajudam a “dar o tom” do universo no qual sua empresa está inserida. 

Produzir conteúdo de fundo de funil também é fácil, uma vez que são aqueles conteúdos que “vendem o peixe”, falando diretamente da sua empresa e soluções.

Mas e o meio de funil?

Entender onde essa etapa começa e onde ela termina é determinante para construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficaz. Por isso, neste artigo, vamos desmistificar o meio de funil e te preparar para começar a aproveitar melhor seus visitantes e Leads que estão no meio do caminho. Vamos lá!

O que é o meio de funil de conteúdo?

O primeiro passo para entender a etapa de meio de funil é compreender que funil de conteúdo não é a mesma coisa que Funil de Vendas!

Mantemos o termo “funil” pois, assim como no Funil de Vendas, a cada etapa percebemos uma queda na quantidade de indivíduos e o progressivo aumento na probabilidade de evoluírem para clientes.

Podemos relacionar as etapas de topo (ToFu), meio (MoFu) e fundo (BoFu) como conceitos que auxiliam a transição da audiência entre cada etapa da Jornada de Compra:

Podemos traduzir esse entendimento na imagem abaixo:

Imagem meio de funil

O meio de funil é o momento em que você “cutuca” a dor de suas Personas, fazendo-as perceberem o impacto que esse problema têm em suas vidas e começar a trazer informações sobre como esse problema pode ser solucionado e quais os ganhos e transformações elas podem esperar com essa mudança.

O meio de funil é, portanto, um balanço sutil entre educar o público e promover sua solução, reforçando sua autoridade e preparando o terreno para a tomada de decisão.

Conteúdos estratégicos de meio são aqueles que fornecem as informações necessárias para embasar uma tomada de decisão bem fundamentada, além de contribuir para a construção de confiança do público em você e em sua solução.

Podemos entender, então, que o MoFu é fundamental para a jornada de compra daqueles indivíduos que chegaram até sua empresa muito antes do momento de compra.

Como produzir conteúdo para o meio de funil

Agora que entendemos a importância de criar conteúdo de qualidade para o meio de funil, vamos conferir algumas dicas para planejar e produzir esse conteúdo.

Conheça suas Personas em detalhes

É impossível criar conteúdo MoFu sem compreender exatamente quem são suas Personas e qual transformação sua solução propõe para cada uma dessas Personas.

Então, se você ainda não tem um entendimento claro sobre a proposta de valor do seu produto e sobre como ela impacta suas Personas, está mais do que na hora de investir um tempo em uma definição ou revisão das suas Personas.

Se eu puder te indicar um processo particularmente importante aqui é: converse com seus clientes. Ou com alguém da sua empresa que tenha contato direto com seus clientes.

Quanto mais informações você tiver sobre as necessidades e desafios do seu público, mais eficaz será a sua comunicação.

Evidencie a dor das Personas

Dependendo de qual for sua solução, pode ser que essa dor seja algo conhecido pelas Personas. Mas, em alguns casos, o produto pode resolver um problema ainda desconhecido.

Quer um exemplo?

Pode ser que ninguém tenha considerado que não ter acesso a um catálogo variado de séries e filmes em casa fosse necessariamente um problema. E hoje estamos vivendo a era do Streaming.

Esse não era um problema necessariamente conhecido, e isso exigiu ainda mais esforço para colocá-lo em evidência e falar “olha, você pode não estar reclamando disso, mas estamos propondo essa mudança”.

Independente do grau de incômodo que a dor da persona gera, você precisará colocar esse problema no centro das atenções e despertar a consciência sobre ele.

Isso envolve mostrar como essas dores afetam suas vidas e, ao mesmo tempo, mostrar quais impactos a solução desse problema traria.

Use o Storytelling a seu favor

Cada vez mais buscamos a identificação com marcas e seus valores e, em paralelo, valorizamos laços próximos e verdadeiros.

Sabendo disso, podemos aproveitar outra característica inata para trazer essas conexões à tona: a habilidade de contar histórias.

O Storytelling é uma excelente ferramenta para aproximar esse público da sua empresa, muitas vezes contribuindo para que ele perceba com mais clareza seu problema e como sua vida poderia ser diferente ao adotar uma solução. 

Lendo essas dicas, tenho certeza de que você já começou a ter ideias sobre quais temas podem ser usados para evidenciar as dores e transformações que envolvem suas Personas, certo?

Faço questão de aproveitar esse momento, para falar que não existe uma limitação em relação à etapa do funil de conteúdo e canal de comunicação.

Conteúdos de todas as etapas do funil podem (e devem!) ser adaptados para os diversos canais que compõem sua estratégia. 

Entretanto, é inegável que algumas etapas podem se beneficiar mais ou menos de alguns formatos específicos. Por isso, não se esqueça de fazer testes para entender como cada formato funciona para cada etapa do funil.

Faça seu conteúdo ser encontrado

Produzir conteúdo de qualidade para o meio de funil não é suficiente se ele não for visto! E, apesar de ser peça fundamental em estratégias que visam o amadurecimento do público que ainda não chegou no momento de compra, conseguir que seus artigos de MoFu sejam encontrados nos buscadores significa mais visitantes qualificados para você!

É aqui que entra a importância de otimizar seu conteúdo, a fim de aumentar sua visibilidade e garantir que ele apareça nas pesquisas relevantes.

A aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é essencial para melhorar o posicionamento do seu conteúdo nos resultados de busca. 

Essas estratégias vão desde o planejamento de conteúdo e escolha das palavras-chave, até a criação de conteúdos otimizados de acordo com as melhores práticas de SEO e passando, inclusive, por ajustes e otimizações na estrutura do próprio site.

Combinar conteúdo de qualidade com uma estratégia eficaz de SEO é a chave para alcançar o sucesso no meio de funil e impulsionar seus resultados.

Portanto, não deixe de investir tempo e esforço na otimização do seu conteúdo para obter os melhores resultados possíveis.

Isso não apenas fortalecerá sua autoridade, mas também maximizará o potencial de conversão e ajudará seu público a tomar decisões informadas.

CTA Trilha SEO meio de funil

Agora é hora de colocar em prática essas estratégias e aproveitar ao máximo o poder do meio de funil em sua estratégia de marketing! Mas, antes disso, não se esqueça de deixar um comentário nos contando o que achou deste conteúdo!

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x