Blog, Estratégias,

Você sabe quais são os 4 Cs do Marketing? Entenda sua importância!

Por Jean Vidal em 31 de julho de 2023

Quando estudamos sobre os principais conceitos de Marketing, é comum esbarrarmos no conceito dos “4 Ps do Marketing”, proposto por McCarthy e popularizado por Kotler.

Porém, com a evolução das relações de consumo e do Marketing, uma nova listagem começou a se popularizar, buscando uma abordagem mais centrada no cliente: são os 4 Cs do Marketing.

Neste artigo vamos te explicar o que são esses 4 Cs, e esclarecer qual a diferença entre esse conceito e o anterior. Continue a leitura para saber mais!

O que é “4Cs do Marketing”?

O conceito dos 4 Cs do Marketing foi proposto na década de 1990, por Robert Lauterborn, um renomado professor e consultor de marketing, como uma resposta aos 4 Ps do Marketing estabelecidos 30 anos antes por Jerome McCarthy.

Lauterborn argumentou que os 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) são conceitos voltados para a perspectiva da empresa, não refletindo adequadamente a importância do cliente nas estratégias de marketing. 

E se essa lacuna era percebida já nos anos 90, imagine agora! De lá para cá o consumidor ganhou ainda mais protagonismo em sua jornada de compra, e já sabemos que sua experiência é um fator decisivo para que ele compre ou permaneça com o seu produto.

Lauterborn propõe, então, os 4 Cs, estimulando que os profissionais de marketing se preocupem mais com seus clientes, enfatizando a necessidade de entendê-los e atender às suas necessidades.

Conhecendo os 4Cs do Marketing

Os 4 Cs do Marketing são: 

Em um mundo cada vez mais orientado pela experiência do consumidor, as empresas precisam ir além do desenvolvimento de produtos e serviços para oferecer soluções personalizadas e relevantes. 

Levando isso em consideração, é fácil entender a importância de cada um desses elementos na estratégia de marketing da sua empresa. 

Mas, ainda assim, faço questão de aprofundar cada um deles:

1) Cliente

No marketing tradicional – e na listagem dos 4 Ps – o foco está no produto sendo vendido. Nessa nova perspectiva, trazemos o cliente como protagonista.

Conhecer quem é seu cliente, entender suas necessidades e desejos, e entender o impacto que sua solução oferece para transformar esse cliente é fundamental para conseguir construir estratégias de Marketing adequadas.

Afinal, entender quem são seus clientes permite que você defina quais são as Personas que devem servir de norteadores para suas estratégias de Marketing de Conteúdo, mídia paga e até mesmo redes sociais.

2) Custo

O segundo C é o custo. Em oposição ao preço, não estamos falando apenas da parte financeira, mas de tudo que abrange a experiência do cliente.

Ou seja, além do valor monetário, estamos considerando também o tempo e esforço necessários para comprar, usar e manter-se como cliente.

Para contrabalancear esses custos elevados com uma proposta de valor atrativa, é preciso levar em consideração se o processo de cadastro é extenso, se o treinamento é longo e complexo, ou se a implementação pode trazer grandes dores de cabeça.

Sendo assim, proporcionar uma experiência positiva fará com que seu cliente sinta que seu ROI foi positivo, e que seu produto está “fazendo valer” todo o custo envolvido com a compra e utilização.

3) Conveniência

Enquanto Kotler fala sobre praça, Lauterborn destaca a conveniência.

Precisamos entender, de uma vez por todas, que as pessoas buscam soluções práticas e eficientes para suas necessidades, estando dispostas a pagar por essa praticidade.

E, além da praticidade e facilidade, a conveniência está também relacionada à acessibilidade, facilidade de uso e disponibilidade de seus produtos ou serviços. 

Por isso, considere o que é uma experiência conveniente para seus clientes. 

Perceba como, para isso, é preciso entender quem é seu cliente e o que ele espera receber ao se tornar seu cliente.

Pessoas diferentes têm ideias diferentes do que lhes é conveniente. Mas, exemplos clássicos para se considerar são:

Ao proporcionar uma experiência conveniente, você se destaca no mercado e fortalece seu relacionamento com os clientes.

4) Comunicação

Por fim, temos a comunicação, em paralelo à “promoção”. 

A comunicação é o eixo que permitirá que você estabeleça um relacionamento com seus clientes e futuros clientes.

Quando pensamos em “estratégias de Marketing”, geralmente pensamos exclusivamente neste elemento de comunicação, não considerando que o Marketing também tem influência nos demais “Cs”.

Aqui é importante destacar o Inbound Marketing que, como metodologia pautada no relacionamento, ajudará que você desenvolva a comunicação com seu público de forma excepcional!

// Formação em Inbound Marketing : cadastre-se grátis

É apenas por meio da comunicação efetiva que as empresas conseguem transmitir seus valores, diferenciais e mensagens de forma clara e persuasiva. 

A diferença entre os 4 Cs e os 4 Ps do Marketing

Os 4 Cs criaram uma resposta aos 4 Ps, e podemos considerar que os dois conjuntos trazem conceitos similares, mas com abordagens diferentes.

Podemos observar que cada C encontra equivalência em um P, mas faz questão de trazer à luz uma adequação para colocar o cliente no centro de suas tomadas de decisão no Marketing. 

De um lado, os 4 Cs destacam a importância de:

Do outro lado, os 4 Ps enfatizam:

É essencial entender que os 4 Cs e os 4 Ps não são conceitos mutuamente excludentes, mas abordagens complementares que podem e devem ser integradas. 

Captura de tela comparativo 4 Cs do Marketing e 4 Ps do Marketing

Ao integrar esses conceitos, você poderá desenvolver estratégias mais direcionadas, que atendam às necessidades do público-alvo e possam comunicar adequadamente a proposta de valor proposta por seu produto.

Considerar esses elementos é fundamental para construir um planejamento de marketing adequado à realidade de seu produto e da sua empresa.

Agora, é sua vez de colocar em prática e considerar o que compõe cada um dos “Cs” da sua empresa! E se você leu esse conteúdo até aqui, tenho certeza que não encontrará dificuldades em fazer isso.

Mas, antes, por favor, deixe um comentário nesse conteúdo dizendo o que achou e até mesmo trazendo sugestões de melhorias!

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x