Blog, Metodologia Conexorama (como fazemos),

Lead Scoring avançado: 5 formas que você ainda não explorou para usar seu Lead Scoring

Por Jean Vidal em 26 de julho de 2023

No mundo do Marketing Digital, entender como explorar ao máximo os resultados gerados nas etapas iniciais do Funil de Vendas pode significar uma diferença enorme no ROI extraído de suas ações.

Nesse contexto, conhecer suas Personas e identificar quem são seus Leads Qualificados é o primeiro passo. Mas não podemos esquecer também do Lead Scoring, que surge para permitir a identificação de Leads que possam estar mais próximos de um momento decisivo. 

Mas permitir a identificação de MQLs que possam ser abordados pelo time comercial é apenas uma das coisas que você pode fazer com o Lead Scoring! Nesse artigo, vou te apresentar o conceito de Lead Scoring 2.0, e mostrar como você pode aproveitar essa ferramenta para muito além de sua função “padrão”.

O que é o Lead Scoring?

O Lead Scoring é como chamamos o processo de atribuir notas aos Leads, criando uma escala de classificação sobre sua qualidade, com base em critérios definidos pelo time de Marketing.

Em essência, a empresa avalia e classifica os Leads usando as informações coletadas durante a interação, utilizando o Lead Scoring como base para determinar o tratamento adequado para cada Lead.

Peço licença aqui para destacar, como exemplo, a forma com a qual o Lead Scoring é interpretado dentro do RD Station: nele, o Lead Scoring é composto por dois fatores principais: perfil e interesse. 

O perfil é indicado por letras (A, B, C ou D), e é calculado com base nas respostas que o Lead fornece ao converter em formulários vinculados à sua conta.

O interesse, por sua vez, é uma escala numérica crescente, que atribui pontos com base na interação do Lead com os diversos pontos de contato: emails, fluxos de nutrição, conversões, visitas à páginas, etc.

Lead Scoring 2.0: personalização avançada para maximizar resultados

O Lead Scoring 2.0 é um termo que cunhamos aqui na Conexorama para representar uma evolução do conceito de pontuação de Leads, permitindo otimizações rotineiras e avançadas que conectam todos os canais de aquisição ao Lead Scoring de maneira simbiótica.

Ou seja: esses canais de aquisição se beneficiam do Lead Scoring e também acabam beneficiando-o mutuamente.

Eu explico: O Inbound Marketing é focado em atrair seu público, enquanto o Lead Scoring 2.0 atua como um processo intermediário.

Isso permite a personalização e o relacionamento segmentado com base na pontuação dos Leads.

Esses dois elementos não competem entre si, mas se complementam, permitindo um aprofundamento no processo de aquisição e relacionamento com os Leads.

Captura de tela Lead Scoring Avançado

O Lead Scoring 2.0 funciona como uma engrenagem, que permite que cada canal possa desfrutar de um mínimo de personalização.

Já a personalização é justamente a adaptação do formato de relacionamento adotado de acordo com o grupo do Lead.

Ficou confuso? Vamos ver como estruturar esse processo para ficar mais claro!

5 formas de explorar o Lead Scoring

Para construir nossa estratégia de Lead Scoring 2.0, precisamos primeiramente estabelecer as regras do jogo mais “simples”: o Lead Scoring comum.

Essa estrutura inicial (no caso do RD Station, por exemplo, com a pontuação de perfil + interesse), possibilita a criação de segmentações personalizadas e o direcionamento estratégico de cada canal de aquisição

Vamos ver alguns exemplos práticos de como podemos aplicar o Lead Scoring 2.0:

1. Usando Lead Scoring em Mídia Paga

Dentro do LS 2.0, a mídia paga atua diretamente em dois pilares: Personalização de Listas e anúncios segmentados. Muitas vezes, com foco no menor clique.

2. Uso do Lead Scoring nas Redes Sociais

A atuação em redes sociais, beneficiada pelo Lead Scoring 2.0, fortalece o crescimento da comunidade ao redor da marca.

Isso é feito criando canais sociais exclusivos para Leads de melhor qualidade ou de determinado perfil:

3. Segmentação para email com Lead Scoring

O canal de email marketing, enriquecido com o Lead Scoring 2.0, permite uma segunda linha de comunicação mais focada em ofertas diretas, trabalhando melhor os gatilhos mentais sem forçar Leads não prontos para a compra.

4. Automação de Marketing pautada pelo Lead Scoring

Nas Automações, as possibilidades são infinitas, mas podemos evidenciar dois pontos em específico, que se beneficiam da estruturação do Lead Scoring 2.0:

5. Integração do Lead Scoring com o CRM de Vendas

Chegando mais ao fundo do Funil de Vendas, é fundamental trabalhar também com as informações que obtemos do CRM de Vendas.

Dessa forma, podemos refinar ainda mais o Lead Scoring, como por exemplo:

E aí você já conhecia o Lead Scoring 2.0? Você acredita que seu LS está realmente engrenado? Comenta aqui o que achou deste artigo e se deixamos de fora alguma possibilidade de uso que você já testou por aí!

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x