Blog, Redes Sociais,

5 dicas práticas para atrair recrutadores pelo LinkedIn

Por Jean Vidal em 26 de junho de 2023

Em um mundo cada vez mais conectado, o LinkedIn se tornou uma plataforma digital indispensável para profissionais de todas as áreas. 

Além de ser um ótimo espaço para ter contato com diferentes visões acerca de sua área, também é uma ferramenta muito utilizada por recrutadores, buscando candidatos para participar de processos seletivos e preencher vagas em suas equipes.

Por isso, se você quer destacar seu perfil e atrair a atenção desses headhunters, precisará se dedicar para que sua página chame a atenção das pessoas certas!

Confira neste artigo algumas dicas de como atrair recrutadores pelo LinkedIn! 

1. Construa uma boa impressão para atrair recrutadores no LinkedIn

Ao acessar seu perfil na plataforma, os recrutadores verão imediatamente 3 informações:

Não preciso nem dizer quão importante é ter uma foto de perfil que seja profissional (e, claro, verdadeira!), né?

Mas, para além da foto de perfil, busque utilizar uma imagem de capa que se relacione com suas habilidades ou objetivos profissionais; e invista tempo para construir seu resumo profissional.

Seu resumo profissional precisa ser claro, expor suas maiores habilidades e deixar claro suas experiências. Você também pode usá-lo para destacar conquistar relevantes, como premiações ou cases de sucesso, e detalhar quais seus próximos objetivos de carreira.

Mostre aos recrutadores o que você pode oferecer e como você pode agregar valor às empresas.

2. SEO também existe no LinkedIn!

Assim como você busca por páginas no Google a partir de palavras-chave, os recrutadores chegarão ao seu perfil ao buscar por palavras-chave específicas, relacionadas ao perfil de profissional que buscam encontrar.

Portanto, considere seus objetivos profissionais: que tipo de termos alguém buscaria se precisasse encontrar um perfil como o seu?

Otimize então seu resumo profissional, título e experiências para aumentar suas chances de aparecer nas buscas – e não se esqueça de compartilhar postagens que também sejam relevantes com essas principais palavras-chave.

3. Destaque suas conquistas e resultados

Nada chama mais a atenção dos recrutadores do que conquistas e resultados tangíveis. Ao descrever suas experiências profissionais, seja objetivo e foque nos resultados alcançados. 

Explique como você contribuiu para o sucesso das empresas em que trabalhou, dessa forma, você evidencia seu potencial e atrai a atenção dos recrutadores.

Isso, claro, deve estar descrito no detalhamento sobre suas experiências profissionais, mas lembre-se de explorar também os outros recursos da plataforma para tornar seu perfil ainda mais relevante.

Você pode utilizar os diferentes formatos de conteúdo para compartilhar textos mais detalhados sobre os projetos em que esteve envolvido e quais os resultados obtidos.

4. Fortaleça sua rede de contatos

O LinkedIn é uma plataforma de networking profissional, então não tenha medo de expandir sua rede de contatos fazendo conexões com profissionais da sua área, seguindo figuras relevantes para o segmento ou participando de grupos e debates.

Quanto mais você estiver ativo na rede, mais conteúdo estará produzindo e mais fácil será ser encontrado pelos recrutadores.

5. Mostre que você segue se desenvolvendo

Um dos fatores mais importantes para atrair recrutadores pelo LinkedIn é mostrar que você tem experiência e conhecimento na área que deseja atuar.

E parte disso pode ser feito pelas certificações listadas em seu perfil, afinal essas certificações são comprovações formais de conhecimento e habilidades específicas. 

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fundamental investir em maneiras de se destacar da multidão e as certificações demonstram seu comprometimento em se manter atualizado e aprimorar suas competências, o que pode fazer toda a diferença na hora de disputar uma vaga.

Portanto, ao listar certificações relevantes no seu perfil do LinkedIn, você está mostrando aos recrutadores que é um profissional comprometido e que se preocupa em manter-se atualizado. 

Em um mar de perfis no LinkedIn, é preciso se destacar. E as certificações são uma excelente maneira de se diferenciar e atrair a atenção dos recrutadores.

// Quer dar um “up” no seu currículo? Conheça as certificações Conexorama PRO

Como divulgar suas certificações no LinkedIn

Agora que você já entende a importância das certificações, é hora de mostrá-las ao mundo!

No seu perfil do LinkedIn, destaque as certificações relevantes na seção cursos ou na seção licenças e certificados.

Certifique-se de mencionar o nome da certificação, quem a emitiu e a data de conclusão. 

Lembre-se também de manter seu perfil atualizado, participar de grupos relevantes e compartilhar conteúdos relacionados à sua área de interesse. 

Isso ajudará a construir sua imagem como um profissional engajado e interessado no crescimento da comunidade.

Espero que tenha gostado das dicas e se anime a colocar em prática! Aproveita e conta aqui pra gente, seu perfil no LinkedIn é atraente para os recrutadores? 

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x