Blog, Gestão,

10 coisas para avaliar antes de contratar uma Agência de Inbound Marketing

Por Jean Vidal em 25 de julho de 2022

Talvez você esteja fazendo Inbound Marketing por um tempo e sinta que suas campanhas não estão trazendo os resultados esperados, ou talvez queira avançar com suas estratégias. 

De qualquer forma, você tem uma escolha importante a fazer: manter o Marketing Digital internamente ou contratar uma agência de Inbound Marketing especializada?

Não é novidade que o Inbound Marketing é a palavra de ordem dos últimos tempos para as empresas.

No entanto, para implementar com sucesso as estratégias, você deve se educar sobre a metodologia, ser consistente na produção de conteúdo relevante e permanecer ativo nas plataformas digitais para maximizar os resultados. É por isso que muitas empresas preferem contratar uma agência.

E decidir contratar uma agência de Inbound Marketing requer pesquisa e análise minuciosas. Você precisa ficar de olho para que ela seja compatível com suas metas e visões de negócios.

Está na dúvida entre contratar ou não uma agência? Para te ajudar, vou falar sobre 10 coisas para avaliar antes de contratar uma Agência de Marketing. Vamos lá!

1. Se sua empresa tem objetivos bem definidos

As metas existem para fornecer clareza, propósito, direção e visão, não apenas para o time comercial, mas para toda a operação da sua empresa. E com o Marketing não é diferente.

Antes de iniciar sua pesquisa para contratar uma agência é importante ter um planejamento, com metas e objetivos bem definidos. 

Saber onde sua empresa precisa chegar ajudará a encontrar uma parceria que esteja alinhada a estes objetivos e possa ajudar sua empresa a chegar lá. 

O que você espera realizar? Crescimento do tráfego? Leads mais qualificados? Conhecimento e autoridade da marca? Um crescimento de 10% na receita?

Pense em onde você espera estar em 12 meses – e em três anos. Defina objetivos e metas de curto, médio e longo prazo. Então você terá mais assertividade em iniciar uma conversa com as agências de Inbound Marketing.

2. Se sua empresa poderá dar suporte à agência

Sim, é isso mesmo.

Ao contratar uma agência de Inbound Marketing, o suporte deve ser um caminho de mão dupla: a agência dando suporte nas estratégias e ações de Marketing, e sua empresa dando feedbacks sobre os resultados, tirando dúvidas e aprovando entregas.

Então, pense se você ficará responsável por ser esse ponto de contato, se terá alguém – ou um pequeno time – responsável por isso.

Mesmo que a agência já tenha experiência com o seu segmento, o seu negócio é único e ninguém vai saber mais dele que você.

Então a participação da empresa é fundamental para manter toda a estratégia alinhada aos objetivos, fazendo toda a diferença para o sucesso do projeto.

Sem contar que para ter uma boa velocidade nas ações é fundamental que haja agilidade de ambas as partes.

3. Quem será responsável por cada uma das atividades

Muito similar ao item anterior, esse ponto é especialmente importante se você tem um time de marketing interno.

Alinhar o que será responsabilidade do seu marketing e o que ficará com a agência, bem como os responsáveis pelas aprovações é muito importante para atingir um bom resultado.

As relações agência-cliente mais bem-sucedidas nascem do entendimento de que são parcerias. E qualquer parceria duradoura requer transparência em ambas as extremidades.

Portanto, antes de contratar uma agência é necessário realizar ações internas de conscientização com seu time, para que eles entendam que não existe uma competição e sim um trabalho em conjunto.

4. Seu comprometimento com os resultados a médio-longo prazo

Se você não estiver habituado com o universo do Inbound Marketing, talvez não saiba ainda que o Inbound Marketing é uma metodologia que busca construir um relacionamento com o público.

Ou seja, os esforços de Inbound Marketing, mesmo que gerem resultados em curto prazo, serão mais expressivos no médio e longo prazo. 

Os resultados não vão acontecer da noite para o dia. Mas, se você está em busca de uma agência de Inbound Marketing, talvez já tenha entendido que seus clientes também não fazem compras da noite para o dia – e é justamente por isso que o Inbound é recomendado para sua empresa.

Levando isso em conta, é importante que você saiba desde o início o que procura, se é uma colaboração temporária ou uma parceria de longo prazo para que você tenha como determinar o que melhor atende às suas necessidades. 

Se você abordar a agência como um parceiro de longo prazo, em quem pode confiar e confiar realmente, vai favorecer uma relação de trabalho que gera os melhores resultados para ambas as partes envolvidas.

Uma outra questão que cabe aqui é: você está disposto a investir em mídia paga para acelerar a geração de resultados?

Embora o Inbound Marketing seja uma metodologia de construção, investimentos em Inbound Ads são uma forma de acelerar essa geração de resultados, enquanto as outras ações fortalecem os canais orgânicos. 

5. Seu time de vendas está pronto para trabalhar em parceria com a agência

O Marketing é um ativo estratégico para o desenvolvimento do negócio. E mais do que “divulgar” a empresa, é necessário entregar à equipe de vendas bons contatos, e informações relevantes para que a venda seja concluída.

Para isso, é fundamental que seja praticado o Vendarketing: a união dos times de Marketing e Vendas.

Mas criar o tipo de colaboração necessário para uma parceria próspera nem sempre é fácil — especialmente entre uma agência de Marketing externa e uma equipe de vendas interna.

A maior parte do trabalho que está sendo feito pela agência não está diretamente ligado ao dia a dia da equipe de vendas. E, muitas vezes, a agência de marketing tem contato apenas com um gerente de Marketing. 

Como resultado, a equipe de vendas questiona o que a agência de marketing está fazendo para ajudá-los – e a agência de marketing se pergunta por que a equipe de vendas não está aproveitando todo o trabalho que está fazendo.

O trabalho em conjunto permite que a agência entenda melhor as dores das Personas, diferenciais dos produtos e principais objeções, bem como ter seu feedback sobre a qualidade das oportunidades entregues.

Encontre maneiras de sua equipe de vendas se conectar com sua agência de Marketing, seja marcando reuniões mensais ou trimestrais, telefonemas semanais etc. 

Isso oferece uma oportunidade para sua agência de marketing garantir que o time de Vendas  esteja ciente do que está acontecendo, além de comunicar seus maiores obstáculos para que possam criar soluções para eles. 

6. Qual é a melhor agência / estratégia para o seu momento

Quero trazer um ponto de reflexão: talvez você pense que a melhor agência é aquela que atende exclusivamente o seu segmento.

Mas isso nem sempre é real. Muitas vezes vale mais a pena escolher uma agência que entenda qual é seu objetivo no momento e elabore um projeto de Inbound Marketing personalizado.

Até porque, o Inbound Marketing não é uma receita pronta e o projeto de Inbound Marketing precisa contemplar todas as particularidades do seu negócio.

7. Como é o funcionamento da agência que você está cotando

Diferentes agências trabalham de diferentes formas, e têm equipes de atendimento diferentes umas das outras. Portanto, é importante entender se os processos da agência são compatíveis com o que você está buscando.

Você pode ter em mente algumas questões para analisar e auxiliar na sua escolha, como por exemplo:

Esses quesitos podem ser facilmente entendidos durante as conversas de negociação e apresentação de propostas, então não deixe de investigar.

Essas qualidades garantem que sua abordagem ao Inbound Marketing seja apropriada e com maior probabilidade de produzir os resultados desejados.

8. Especializações e certificações 

Procure agências que sejam referência nas ferramentas que você usa ou pretende usar. 

Dessa forma, a curva de aprendizagem é menor e você aproveita a vasta experiência deles. Mas não deixe que isso seja um impedimento.

Uma agência experiente, que montou uma boa proposta, mas nunca usou o software de automação de Marketing que você usa, ainda assim pode entregar resultados surpreendentes – talvez só leve um pouco mais de tempo.

Avalie sempre o quanto a agência está comprometida com os resultados e com o aprendizado, além do quanto ela investe em treinamentos internos.

9. Cases de sucesso

Antes de contratar uma agência, procure conhecer seus cases de sucesso.

Entender quais as empresas que tiveram sucesso, quais resultados foram obtidos e conferir detalhes sobre as estratégias e ações executadas pode te dizer muito sobre o fit da agência com a sua empresa.

Se você não encontrar os cases de sucesso no site da agência, peça que seu agente comercial te mostre alguns deles e aproveite suas reuniões para tirar dúvidas. 

>> Conheça nossos cases de sucesso

10. Custo / benefício

As empresas são diferentes e, claro, o mesmo vale para seus orçamentos dedicados ao Marketing

Antes de julgar um serviço como caro ou barato, considere que, a construção de uma autoridade no digital envolve um nível significativo de dedicação, consistência, experiência e tempo de construção. Além, claro, do investimento em um time de ponta.

Se você acha que não pode contratar uma agência de Inbound, vale colocar na ponta do lápis o investimento necessário para contratar uma agência e comparar com o investimento necessário para contratar, treinar e reter um time de especialistas internamente.

Portanto, ao avaliar o custo, procure sempre contextualizá-lo com qual valor você obterá com a parceria.

Se você não tem tempo ou um time focado para colocar em prática suas ações de marketing, uma agência de Inbound Marketing com certeza é uma ótima opção para posicionar seu negócio como autoridade, gerar mais tráfego e, consequentemente, vender suas soluções através de um Funil bem definido.

Quer entender melhor como funciona uma parceria com a Conexorama? Fale com um de nossos especialistas!

Ficou alguma dúvida? Você já tem uma parceria de sucesso? Pensa em contratar uma agência? Comenta aqui!

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x