Blog, Marketing de Conteúdo, SEO,

6 tendências de SEO que vêm se fortalecendo nos últimos anos

Por Ana Paula Agostini em 20 de julho de 2022

Mudanças nos algoritmos dos buscadores – e, particularmente, do Google – acontecem com tanta frequência que são capazes de deixar qualquer profissional de SEO louco.

Você já deve ter entendido que, se SEO fosse um jogo de tabuleiro, seria aquele em que ninguém sabe onde foi parar o manual de instruções. 

Mas, apesar das mudanças constantes, os princípios de SEO continuam os mesmos. Então, quais tendências de SEO realmente merecem sua atenção? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Vamos lá?

​​1. Conteúdo que atenda o princípio EAT

Não, não estamos falando de comida.

A cada nova grande atualização, uma coisa é certa: o Google segue reiterando que a qualidade do conteúdo é fundamental para garantir um bom posicionamento.

E, quando falamos de qualidade, para o Google, estamos falando de 3 fatores:

Esses 3 fatores são importantes em qualquer tipo de conteúdo, mas ainda mais importantes para aquelas empresas que caem nos segmentos que o Google denomina como YMYL (“your money, your life”) – como:

Para garantir que você está produzindo conteúdo de qualidade, antes de mais nada, você precisa saber quem são suas Personas. Conhecendo-as, é possível entender melhor sobre seus hábitos, e que tipo de conteúdo irão considerar relevante. 

E, uma vez que você conhece suas Personas, não deixe de fazer um planejamento estratégico de seus conteúdos.

Por fim, lembre-se sempre dos princípios EAT enquanto você prepara o seu conteúdo. Busque formas de demonstrar sua expertise, autoridade e confiabilidade através do uso de métricas, ou mesmo links para fontes confiáveis.

2. Aprimoramento da inteligência artificial do Google

A inteligência artificial mudou a forma como interagimos com o mundo online. E isso não seria diferente em nossas experiências de busca online.

RankBrain, o algoritmo responsável por avaliar os fatores de ranqueamento e entregar os resultados mais relevantes para sua pesquisa, nada mais é do que uma Inteligência Artificial.

Mas como otimizar seu conteúdo para uma inteligência artificial?

Ainda não temos diretrizes oficiais, mas especialistas nos apontam na direção da experiência do usuário – e, se considerarmos as últimas grandes atualizações do algoritmo, essa parece ser a direção certa.

Entre as métricas que podem indicar como está sendo a experiência de seus visitantes no seu site, podemos citar:

Para melhorar as suas chances de promover uma boa experiência do usuário, aposte em ferramentas que te ajudem a melhorar a legibilidade do seu artigo.

3. Melhorias no Google Discover (pesquisa preditiva)

O “Google Discover”, lançado em 2017, é mais uma das ferramentas de AI do Google. 

As recomendações de conteúdo que aparecem ao abrir seu navegador identifica padrões de comportamento e aprende, podendo identificar que tipo de conteúdo tem mais chances de conquistar seu clique.

Captura de tela Google Discover tendências de SEO

Recomendações de alguém que está maratonando novas temporadas

Em 2022, o Google Discover já tem mais de 800 milhões de usuários e, para aparecer nessa “SERP” espontânea, você só precisa ser indexado pelo Google.

O ranqueamento dos conteúdos é baseado na mesma identificação de qualidade do conteúdo, e também nos interesses daquele usuário.

4. Destaque para sites mobile-friendly

Desde 2019 o Google passou a organizar suas SERPs seguindo o conceito de “mobile-first”. Ou seja, primeiro ele classifica a versão mobile do seu site, considerando essa como sua principal versão.

Por isso, acompanhar a efetividade do seu site mobile com o Google PageSpeed Insights é uma das etapas mais importantes para ter um bom desempenho nas páginas de busca.

E, se quiser ir além, confira o relatório de “Facilidade de uso em dispositivos móveis” do Google Search Console.

5. Snippets de destaque tendo ainda mais destaque

Os “Featured snippets”, ou “Snippets de destaque” começaram a surgir em 2017, e são a forma do Google apresentar conteúdos rapidamente na página de pesquisa, respondendo ali mesmo as principais dúvidas dos usuários.

Captura de tela snippet FAQ tendência de SEO

Exemplo de snippet de FAQ

Captura de tela snippet perguntas tendência de SEO

Exemplo de snippet de perguntas relacionadas do Google

Conquistar um snippet não é uma tarefa fácil, mas é uma ótima forma de aparecer na primeira página.

Eles costumam mostrar uma parcela de informação, organizada como perguntas e respostas, pequenas listas ou passo-a-passo. Além, claro, dos “Rich snippets”: imagens, reviews, preços, vídeos e mais.

Para criar conteúdo que tenha mais chance de conquistar esse espaço, foque em termos baseados em perguntas!

6. Otimização de SEO para imagens será ainda mais importante

Mais do que ajudar a contextualizar seus textos, a pesquisa visual do Google, com o Google Lens evoluiu muito e vem sendo usada cada vez mais.

Por isso, escolher as imagens certas e otimizar essas imagens seguindo critérios de SEO se torna ainda mais importante.

Se as imagens do seu site ainda não são otimizadas, comece agora. Especialmente se você vende produtos.

Use imagens de alta qualidade e relevantes ao tema. Escolha com critério o nome do arquivo para que tenha relação com o conteúdo. Além disso, dê atenção às tags alt, que é o que os crawlers usam para “ler” suas imagens.

Por fim, não se esqueça de adicionar as imagens ao seu sitemap, para facilitar o trabalho do Google.

[Bônus] Atualize sempre seus conhecimentos sobre SEO

Mesmo mantendo seus princípios, trabalhar com SEO implica em estar constantemente estudando e pesquisando mais sobre as últimas mudanças e formas de gerar mais resultados com seus conteúdos.

E, claro, além de ficar de olho nas tendências, conte sempre com suas análises e acompanhamento de métricas de SEO para entender como está seu desempenho e encontrar formas para melhorar sua estratégia.

Se você ainda está começando no mundo do SEO e precisa de uma mãozinha, não deixe de conferir nosso curso rápido “Noções gerais de SEO para conteúdos“.

Conhece alguma tendência de SEO que não listamos aqui ou ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo? Deixe aqui nos comentários!

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x