Blog, Ferramentas,

Como fazer uma alteração de domínio sem prejudicar seus posicionamentos no Google

Por Jean Vidal em 18 de julho de 2022

Para qualquer estratégia de Marketing Digital, aparecer na primeira página de resultados em um mecanismo de pesquisa é ganhar visibilidade, atrair clientes e, consequentemente, aumentar a receita.

Portanto a implementação de uma estratégia abrangente de SEO (otimização para mecanismos de pesquisa) é essencial para o sucesso das suas ações.

E, acredite se quiser, tudo começa pelo domínio. Afinal, todos os seus esforços de criação de conteúdo e SEO buscam conquistar mais autoridade para o seu domínio.

Daí você já pode imaginar o tamanho do impacto que uma troca de domínio mal planejada pode causar, certo? No entanto, existem vários motivos pelos quais você pode querer (ou precisar) alterar seu nome de domínio.

Uma fusão, aquisição, uma nova identidade de marca, uma internacionalização ou simplesmente mudar para algo mais curto.

Mas o que fazer para tentar transferir o máximo da sua autoridade de domínio para o novo endereço?

No artigo de hoje vou explicar quais etapas seguir para garantir uma transição de URL tranquila e manter o Google satisfeito. Vem comigo!

Para fazer antes de decidir alterar seu domínio:

Antes de “bater o martelo” e comprar seu novo domínio, é importante fazer algumas verificações para garantir que essa migração pode ocorrer com tranquilidade. Vamos a eles?

Verifique a disponibilidade do novo domínio

Se você já tem um novo domínio em mente, imagino que já tenha conferido se ele está disponível para compra.

De qualquer modo, aqui vale o lembrete: não adianta se preocupar em como fazer uma migração de domínio sem impactar o SEO se você ainda não sabe se poderá ter esse domínio.

Outra dica para esse momento é checar as variações: seudominio.com.br está livre, mas e o seudominio.com? E o seudominio.net?

Entender se essas variações estão disponíveis (e decidir entre comprá-las também ou não), ou verificar que tipo de site está vinculado a elas pode evitar surpresas futuras.

Verifique se seu novo domínio está limpo

Pule esta etapa se você acabou de comprar um nome de domínio totalmente novo. 

Essas informações se aplicam somente quando você comprou um domínio antigo de outra pessoa ou em um leilão de domínios.

Mudar para um domínio existente, que já tem um passado, é como comprar uma casa antiga, você precisa se certificar de que não tem nenhum dano na estrutura. 

Por isso é essencial verificar primeiro o seu histórico, afinal se você comprar um nome de domínio conhecido por promover spam ou conteúdo de baixa qualidade, sua pontuação de SEO será prejudicada – e, vale lembrar, isso pode até mesmo afetar a entrega dos seus emails.

Felizmente, você pode usar a WaybackMachine para verificar os antecedentes do seu domínio. Acesse o site archive.org e digite o nome de domínio que pretende comprar.

Captura de tela waybackmachine alteração de domínio

Esta ferramenta é gratuita e bem simples de utilizar. Ela fornece um histórico detalhado do nome de domínio e ainda notifica sobre qualquer spam.

Para uma pesquisa ainda mais realmente completa, você também pode pesquisar o domínio usando o Backlink Checker, uma ferramenta da ahrefs.

Captura de tela Backlink Checker alteração de domínio

A versão gratuita da ferramenta permite que você veja um pequeno conjunto de backlinks para esse domínio, o que é suficiente para ter uma ideia de seu histórico geral.

Revise os backlinks existentes e desempenho de pesquisa do domínio atual

Antes de fazer a mudança, é uma boa ideia fazer um inventário do seu status de SEO existente para que você possa fazer uma comparação antes e depois mais tarde.

Juntamente com o Google Analytics, o Google Search Console é uma das ferramentas mais importantes que um gerente de Marketing deve usar. 

Usando o Google Search Console (GSC), você obtém vários relatórios úteis sobre seu site atual, como:

Assim que você tiver uma boa ideia do desempenho do seu site atual, é a hora de começar a substituir seu nome de domínio antigo por um novo.

Lembre-se de guardar todas as informações levantadas para comparar quando o processo de troca estiver concluído.

Como fazer a migração de forma segura?

O primeiro passo é clonar os arquivos do seu site para o novo domínio. Como você faz isso depende muito da sua situação de hospedagem.

De forma geral, podemos considerar duas situações:

Uma vez que seus dados principais foram transferidos, chegou a hora de estruturar a migração do seu site, mas antes de começar efetivamente precisamos ter cuidado e realizar algumas ações para minimizar os impactos do processo. Olha só:

Ative o novo domínio sem indexá-lo

Você precisa implantar seu site em seu novo domínio, certo? Mas é importante configurar o site para que ele não seja indexado neste primeiro momento. 

Afinal, se o Google indexar suas páginas, elas automaticamente serão direcionadas para os resultados de busca, criando de certa forma uma “concorrência”, com o seu site atual, levando os visitantes para um site que ainda não está finalizado.

Aqui a intenção é apenas que o mecanismo de busca possa rastrear o site e saber que está ativado.

Nesta fase, é possível acessar o mesmo site tanto do nome de domínio antigo quanto do novo, uma boa oportunidade para comparar e certificar-se de que eles parecem idênticos, que o processo de clonagem foi bem-sucedido. 

Assim você não afetará seu domínio atual e ainda terá tempo para corrigir possíveis problemas de produção e inconsistências com meta tags.

Obviamente, não é uma boa ideia manter os dois domínios mostrando o mesmo site por muito tempo para que ele não passe a considerar que o novo domínio está copiando conteúdo de seu antigo domínio. 

A última coisa que você precisa nesse momento é uma penalização do Google, não é mesmo?

Redirecione acessos do domínio antigo para o novo

Falo aqui do redirecionamento 301, que sinaliza uma mudança permanente na URL da página.

Esse redirecionamento é essencial para direcionar o tráfego do domínio antigo para o novo. É uma etapa crítica que ajuda você a manter seus rankings do mecanismo de pesquisa em uma mudança de URL significativa.

Os redirecionamentos ajudam o Google a entender que o conteúdo do seu site foi movido para uma página diferente e a atualizar seu índice de acordo.

Ele também direcionará automaticamente os usuários para as URLs do novo domínio quando eles acessarem as URLs antigas, por isso é importante testar os redirecionamentos antes de fazer a migração para verificar possíveis erros.

Para te ajudar, uma dica é fazer uma lista de URLs em uma planilha e adicionar uma nova coluna para a nova URL, facilitando o mapeamento dos seus redirecionamentos 301.

Se o seu site antigo é em WordPress, você pode fazer isso facilmente com um plugin de redirect 301.

CTA Trilha wordpress

Crie uma página 404 personalizada

Vale a pena investir na criação de uma página de erro 404 personalizada para o seu domínio antigo.

Dessa forma, se não houver uma novo URL equivalente de algum endereço, seu visitante desavisado não cairá em uma mensagem de erro totalmente desagradável. 

Em sua página de erro 404 personalizada você poderá avisar seus visitantes sobre a mudança de domínio e criar uma experiência diferente. Por isso, invista em uma linguagem amigável e aproveite para criar uma ligação com os usuários.

Captura de tela erro 404 alteração de domínio

Informe ao Google sobre a alteração de domínio

A melhor maneira de informar ao Google sobre sua mudança de domínio é usar o recurso “mudança de endereço” no Google Search Console. Isso notifica o Google sobre sua alteração de domínio. 

Além de ajudar o Google a entender o que está acontecendo, o Google Search Console também permitirá verificar se seus redirecionamentos 301 estão funcionando corretamente.

Captura de tela google console alteração de domínio

Hora de fazer a indexação do novo site!

Agora chegou a hora de liberar o acesso do Google para indexar o novo site, e também de verificar se está tudo funcionando perfeitamente.

Essa etapa é fundamental para que suas páginas apareçam no buscador.

Para ter certeza que ocorreu tudo bem no processo, utilize o relatório de cobertura do índice no Google Search Console. Nele é possível saber se o buscador está indexando o site, quais páginas estão indexadas e se há algum erro.

Para garantir o rastreamento e a indexação de todas as páginas pelo Google, envie o sitemap do novo domínio. 

Melhores formas de testar sua alteração de domínio

Depois de alterar seu domínio e indexar seu novo site, é hora de testar e verificar se tudo está funcionando perfeitamente. 

A maneira mais fácil de fazer isso é digitar seu nome de domínio antigo no Google e ver se ele redireciona para seu novo site.

No entanto, aqui estão 3 maneiras adicionais de garantir que seu site esteja configurado corretamente:

Primeiro, notifique toda a sua equipe e parceiros – especialmente sua agência de Marketing – sobre a mudança de domínio para que eles possam informar sobre qualquer inconsistência. 

Isso permite que você utilize a ajuda de outras pessoas para detectar erros que você não viu.

Segundo, verifique se o Google Analytics está rastreando seu site corretamente. Faça login no Google Analytics e acesse a visão geral em tempo real. Em uma guia privada, carregue seu site.

Se o Google Analytics não rastrear sua visita, algo está errado e você precisará voltar para verificar se deixou para trás algum pequeno detalhe.

Após mais ou menos uma semana, verifique se o tráfego geral é aproximadamente o mesmo que era antes da alteração do domínio.

O GA também é bom em mostrar quantas vezes seus visitantes estão encontrando a mensagem de erro 404. Você pode pesquisar páginas com o título “Página não encontrada” em Conteúdo do site > Todas as páginas. 

Se você observar um aumento, você sabe que há algo errado com seus redirecionamentos (faltando ou não apontando para os locais certos).

Por último, o Google Search Console é uma das melhores ferramentas para verificar a saúde do seu site. Ele não apenas notifica você sobre quaisquer erros por email, mas você pode acessar o relatório de cobertura para se manter atualizado sobre a integridade do seu site.

Ações pós alteração de domínio

Depois de verificar tudo, a última etapa é atualizar todas as menções anteriores do seu domínio antigo. 

Isso significa, por exemplo, alterar seu endereço de email, o que é muito importante para a consistência do seu negócio. 

Após a alteração do email, não esqueça de atualizar suas ferramentas de envio de email marketing, ou quaisquer integrações do seu software de automação de marketing com o seu email. 

É provável que você também precise atualizar outros pontos de contato com seu público:

Por último, considere escrever um artigo, fazer postagens em suas redes sociais e até mesmo enviar um email explicando sobre a mudança de domínio.

Essa é uma excelente forma de se aproximar de seu público, evitando deixá-los confusos com a mudança. 

E aí, se sente mais seguro para fazer uma mudança de domínio sem grandes perdas em seus posicionamentos? Espero que esse artigo tenha trazido dicas valiosas para esse momento! Caso tenha alguma dúvida (ou até mesmo um elogio, quem sabe) é só deixar aqui nos comentários!

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x