Blog, Design,

Como o design responsivo afeta a sua estratégia Inbound

Por Content em 27 de abril de 2022

Com o aumento acelerado de acessos à internet através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que já ultrapassam os acessos de desktops e notebooks, e com uma estimativa de alcançar quase três quartos da população até 2025, fica evidente o quanto esse panorama está afetando o Marketing Digital, e como é importante voltar às atenções para a navegabilidade móvel de qualidade.

Mesmo sabendo disso, muitas empresas ainda não se adaptaram à necessidade do desenvolvimento de sites seguindo o conceito mobile-friendly, com foco em uma boa navegabilidade móvel. E isso afeta negativamente a conversão de novas oportunidades de negócios, impactando nos resultados.

Se você já teve algum envolvimento com Marketing Digital, deve ter ouvido falar de design responsivo. Se nunca ouviu, não se preocupe. Nesse artigo abordaremos alguns conceitos básicos do que é o design responsivo, como também algumas de suas características principais, e daremos dicas de como melhorar o desempenho de seu site, primordiais para o sucesso do seu negócio. Preparados?

O que é design responsivo?

Com a variedade de dispositivos para navegação online disponíveis, seria inviável projetar um site para cada formato de tela existente no mercado. Para isso, foi desenvolvido um método capaz de adaptar um site para diferentes tipos de dispositivos, através da utilização de programação em HTML e CSS, com foco na boa navegabilidade, independente do formato de tela. Trata-se do design responsivo, uma maneira de projetar sites que se tornou essencial para o direcionamento do usuário em uma decisão de compra

Imagine a situação de uso em um dispositivo móvel para um site em que as imagens não abrem corretamente, se sobrepondo a outros elementos da página, onde as informações são desalinhadas, confusas, ou até mesmo ilegíveis – em casos de textos pequenos. 

É muito ruim, não é mesmo? Por isso, é importante que se dê atenção para a aplicação de um projeto com design responsivo, agregando valor ao seu site e garantindo que seu público tenha uma boa experiência, independente do dispositivo utilizado para acessá-lo.

As vantagens de adotar um Design Responsivo para o seu site

Com o crescimento da conexão móvel, qualquer usuário pode ter acesso ao site da sua empresa na palma da mão, em qualquer lugar do mundo. Com isso, torna-se fundamental oferecer uma boa experiência para esse visitante, independente de onde ele esteja.

Mas, além disso, precisamos levar em conta também o impacto que um site bem construído tem na reputação do seu site perante os mecanismos de pesquisa.

As métricas do Google Core Web Vitals, por exemplo, dizem respeito à estabilidade e velocidade do seu site. Fazendo com que a construção do site tenha um peso cada vez maior e nos mostrando que, se você busca bons posicionamentos nas buscas orgânicas, precisa prestar atenção à construção do seu site – e não só do seu conteúdo.

Uma das grandes vantagens do design responsivo, além de adaptar os elementos do seu site para diferentes dispositivos, é que também garantirá que esses elementos funcionem corretamente, com melhor desempenho, sem problemas de navegação, sendo bem sucedido com um maior número de acessos, de diferentes tipos de dispositivos.

Outro dado importante a se levar em consideração, é que, com a implementação de um design responsivo, será necessário desenvolver apenas uma versão de site, que será adaptável para qualquer tipo de dispositivo, com um gerenciamento simplificado, sem precisar criar uma página para cada formato. 

E, quando precisar fazer uma atualização, só será necessário fazê-la uma única vez, garantindo uma otimização do processo, eliminando o transtorno de atualizar várias versões do mesmo site.

Como esses conceitos afetam a experiência do usuário

Pelo que vimos até aqui, fica claro que o conceito de design responsivo afeta diretamente a experiência do usuário, onde, para que se tenha um site de alta performance, é importante considerar todos os fatores que envolvem a questão, como layout, usabilidade, e desempenho. 

A experiência do usuário, por sua vez, trata dos sentimentos e percepção dos visitantes sobre a navegabilidade e consumo de informações do seu site. E, para obter resultados positivos, é necessário que seu site invista em:

Sem esses fatores é bem provável que os visitantes desistam facilmente do seu site, aumentando sua taxa de rejeição.

Um bom site, com essas três características, transmite credibilidade, fazendo com que o usuário seja fisgado, e mantendo-o no universo da sua empresa.

O paradoxo das empresas B2B

Ok, a maior parte dos acessos registrados na internet como um todo vêm de dispositivos móveis. Mas se sua empresa atende outras empresas (B2B), pode ser que seus acessos sejam predominantemente vindos de desktops, ou mesmo que sejam bem equilibrados entre os dispositivos.

Isso acontece porque, ao oferecer uma solução para outras empresas, é provável que suas Personas estejam pesquisando e chegando ao seu site durante seu horário de trabalho e, portanto, de seus computadores.

Ainda assim, é fundamental pensar em um design responsivo, uma vez que essas pessoas podem voltar ao seu site usando um dispositivo diferente, e também pela importância dada pelos buscadores para a experiência do usuário mobile.

Portanto, se sua empresa não leva em consideração esses usuários, certamente prejudicará seus canais de aquisição.

Como a experiência do usuário afeta o Inbound Marketing

Independente de qual etapa da Jornada de Compra está o visitante: você pode ter um conteúdo impecável. Uma experiência de navegação ruim, pode fazer com que o usuário desista do site facilmente. 

Investir em design é essencial para o Inbound Marketing

Os smartphones são um dos principais dispositivos e, seja através de uma abordagem orgânica ou paga, uma boa navegabilidade em dispositivos móveis é fundamental. 

Se o seu site não estiver preparado para essa realidade, com layout otimizado e boa usabilidade, é grande a probabilidade de baixas taxas de conversão, com desperdício de investimento.

Então, para que tenha sucesso com uma estratégia Inbound, é primordial construir um site responsivo, otimizando seus investimentos, facilitando o gerenciamento do conteúdo, e proporcionando uma boa experiência para o usuário.

Depois de ter lido esse artigo, tenho certeza que você compreendeu a importância da aplicação do design responsivo para o seu site. Os resultados serão recompensadores!

E aí, o que achou? Foi útil para você? Ficou alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários! Também compartilhe o artigo em suas redes sociais para ajudar outras pessoas a otimizarem os seus sites!

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x