Blog, Leads,

Como divulgar um eBook e atrair mais Leads

Por Content em 14 de setembro de 2016
Se você oferece conteúdo na internet, sabe da importância de se destacar dos demais. Entenda como divulgar um eBook e atrair mais Leads!

Informação é tudo, isso não se pode negar. Com informação, escrevemos um texto, esclarecemos dúvidas, ensinamos, aconselhamos e mais uma série de ações que podemos tomar. No marketing digital, não é diferente.

A informação está por todos os cantos, e as pessoas que estão na internet buscam se informar e estar por dentro de assuntos do seu interesse, sejam eles profissionais ou pessoais.

Se você oferece conteúdo na internet, sabe da importância de se destacar dos demais. Além dos artigos publicados no blog, você pode também gerar materiais ricos, como um eBook. Dessa maneira, você passa e oferecer algo “a mais” para o seu público.

No artigo de hoje, vamos apresentar dicas de como e onde divulgar um eBook e, assim, conseguir atrair mais leads. Confira!

Troca de informações para download do eBook

Quando você escreve um eBook, produz um material completo e relevante com informações que vão auxiliar o seu público de alguma maneira. Mas, não adianta só escrever, é preciso divulgá-lo para conseguir chegar ao resultado esperado.

Como uma troca de informações, no momento em que o seu leitor for baixar o seu material, você pode solicitar alguns dados dele. Este é o momento perfeito para criar um formulário e pedir o preenchimento de alguns dados em troca do material.

Assim que o formulário é preenchido, você recebe um novo lead que passa a fazer da sua base de e-mails. Explicamos para você, nesse artigo, como criar um formulário ou uma Landing Page!

Onde divulgar um eBook

Agora que você já produziu o seu eBook e sabe da importância do preenchimento de um formulário em troca do seu material, é preciso fazer a divulgação para que as pessoas possam encontrá-lo.

Site

Produziu o seu eBook, criou a Landing Page e, agora, vai divulgar o material. O primeiro lugar para a divulgação é o seu site. É interessante ter uma página para concentrar todos os seus materiais ricos. Assim, quando as pessoas acessarem o seu site, poderão escolher qual material se interessam em baixar. Confira a página de Materiais Educativos da agência.

CTA em artigos e na lateral do Blog

Sabe aqueles artigos do seu Blog que tratam do mesmo assunto do seu novo eBook? Então, é lá mesmo que você vai inserir um banner CTA e direcionar os leitores para o material.

Você também pode inserir um banner CTA na lateral do seu Blog, para aumentar os canais de entrada da sua Landing Page.

Se você não está familiarizado com o termo, ensinamos a criar um banner CTA, nesse artigo. Fique tranquilo!

Redes Sociais

Chegou o momento de divulgar e fazer o lançamento do seu novo eBook nas Redes Sociais. Primeiramente, monte um cronograma de divulgação de todas as redes que o seu negócio está presente. Agora, vamos lá!

Facebook

No Facebook, você irá fazer o lançamento do eBook na sua fanpage. Para chamar a atenção dos fãs, você pode inserir uma pequena frase explicativa ou até mesmo alguma imagem do material. Assim, as pessoas ficarão mais interessadas em ler o conteúdo completo. Confira como fazemos para os nossos clientes:

imagem-3-0-ebook

Twitter

Como, nessa Rede Social, o espaço do texto é reduzido, ou seja, temos menos caracteres para escrever sobre o assunto, indicamos inserir o nome do eBook e o link encurtado. Para dar impacto, utilize os termos “Lançamento” ou “Novo eBook”. Lembre-se de sempre utilizar o perfil da empresa para fazer a publicação. Confira como fazemos para os nossos clientes:

imagem-3-ebook

LinkedIn

Aqui na Agência, seguimos mais ou menos o mesmo padrão de divulgação do Twitter no LinkedIn. Como no LinkedIn não temos uma diversidade de itens que podemos inserir, como fazemos no Facebook, também indicamos inserir o nome do eBook e o link encurtado. E claro, utilizar a palavra “Lançamento” ou “Novo eBook” para dar destaque à publicação. Não esqueça de utilizar a Company Page, a página do seu negócio no LinkedIn.

Nessa Rede Social profissional, é possível fazer parte de Grupos de Discussão. Para quem ainda não conhece, existem inúmeros grupos e, com certeza, muitos deles têm algo incomum com o seu negócio e, até mesmo, são lugares propícios para encontrar seu público-alvo. O melhor é que, nesses grupos, também é possível fazer a divulgação do seu novo eBook e atrair um público que ainda não conhece o seu negócio. Confira como fazemos para os nossos clientes:

imagem-4-ebook

E-mail marketing

Se você conquistou uma base de leads, não vamos deixá-la guardada, não é mesmo? E para isso, enviar um e-mail marketing é mais do que obrigatório para deixar a sua base por dentro dos lançamentos e novidades da sua empresa.

Se quer chamar a atenção, comece pelo assunto. Afinal, esse será o primeiro contato visual do seu lead com o e-mail. Altere alguns pontos do layout do seu e-mail marketing tradicional, afinal a proposta é outra, ou seja, oferecer um material completo e diferenciado para o seu leitor. Quer melhorar as suas campanhas de e-mail? Leia nosso artigo!

Canais pagos

Todas as formas de divulgação que citamos até agora são feitas de forma orgânica. Se você quer conseguir uma promoção rápida, invista nos canais pagos.

FaceAds

No Facebook, utilize o FaceAds para promover a publicação do seu eBook. Essa publicação impulsionada chegará a mais pessoas, que muitas vezes ainda não conhecem a sua empresa ou solução. Uma maneira de impulsionar é através do Carrossel de imagens do Facebook (ou multimagens, como chamamos aqui na agência). Lembrando que quanto mais segmentada e direcionada for a sua impulsionada, melhor será o resultado da campanha. Você conseguirá aumentar sua audiência por um baixo custo.

Para saber mais, leia nosso artigo: Face Ads: Passo a passo para criar o seu primeiro anúncio no Facebook.

Google AdWords

Outro canal é o Google AdWords. Ao criar uma campanha no Google AdWords para gerar leads, o foco não será o CPC (Custo por Clique), e sim o CPL (Custo por Lead).

Não pense que você só poderá realizar essa ação se tiver dinheiro sobrando. No início, não coloque uma verba muito grande. Comece com R$ 10,00 por dia e deixe a campanha rodando por uns 15 dias. Depois faça a avaliação dos dados e veja como será melhor continuar o investimento. Esse assunto será aprofundado em outro artigo do nosso blog.

Para saber mais, leia nosso artigo: Guia ilustrado para criar sua primeira campanha no Google AdWords.

Agora que você já sabe onde divulgar os seus próximos eBooks, faça um material interessante, que as pessoas gostem e queiram compartilhá-lo. Assim, o seu material será viral e mais pessoas conhecerão a sua marca e, consequentemente, se tornarão leads do seu negócio.

E você, como faz a divulgação dos seus eBooks? Seguiu alguma das nossas dicas? Compartilhe a sua experiência nos comentários. E claro, se acredita que esse artigo pode ajudar mais pessoas, compartilhe nas redes sociais!

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x