Blog, Redes Sociais,

TikTok para empresas: sua empresa tem espaço na rede dos Gen Z?

Por Camilla Edlim em 29 de dezembro de 2021

Seja qual for o seu segmento, tempo de empresa ou qual estratégia usa hoje em dia, você já ouviu falar do TikTok, certo?

Essa rede social, chegou de mansinho e vem transformando as estratégias de marketing em diferentes setores. E muitas empresas já enxergaram um grande potencial em utilizar essa ferramenta para conquistar o público e gerar uma maior aproximação.

Porém, será que o TikTok é o ideal para sua empresa?

Vamos mostrar quais são as características deste conteúdo e ainda se ele pode ser usado no seu negócio. Vem comigo!

O que você precisa saber sobre o TikTok?

Primeiro, o TikTok é um aplicativo de vídeos curtos, que está fazendo sucesso no mundo todo. 

E os números estão aqui: em janeiro de 2021, o aplicativo foi o segundo mais instalado do mundo, com quase 62 milhões de downloads. Os números vêm do Sensor Tower, empresa que analisa dados e tendências de apps e jogos que diz que o Brasil liderou o ranking de downloads do TikTok no mês de dezembro de 2020: foram 11% do total de downloads daquele mês.  

Atualmente, o TikTok já está em 154 países, disponível em 39 idiomas e com 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo. 

A pandemia acelerou a popularidade do TikTok, que, com conteúdos divertidos e leves, apresentou-se como uma forma de distração em meio à crise.

Você já viu o perfil de quem consome os conteúdos e ficou em dúvida se a sua empresa se encaixa nesse aplicativo? Confira mais informações seguindo aqui:

Mas será que o seu público está no TikTok?

O aplicativo possui uma faixa etária bem específica: usuários de 16 a 24 anos, a nata da Geração Z, que já representa 30% da população. 

Por isso, antes de colocar a sua marca no TikTok, faça uma análise de compatibilidade: seu público está lá?  

Se a sua empresa tem uma Persona definida que não se assemelha ao público que citei, será que vale a pena investir nesse aplicativo para trazer os resultados que se espera?

Uma dica é: reveja suas estratégias e avalie o que faz sentido para o seu negócio.Ter sucesso, seja qual for o seu processo, requer saber diferenciar o que será benéfico para o seu negócio e quais esforços você pode aplicar em outras frentes.

Por exemplo, você já analisou se a sua Persona gosta de consumir os seus conteúdos em formatos de vídeos? (Esse teste pode ser feito até menos no Instagram ou no seu canal do Youtube).

Se a resposta for positiva, é possível testar formas de usar o TikTok. Se a resposta for não, porque não alavancar os seus conteúdos através de eBooks e artigos antes de fazer grandes investimentos nos vídeos curtos?

Dicas para usar o TikTok na sua empresa

Agora que você chegou até aqui, está ainda mais pensativo se o TikTok é para empresas ou se é interessante para o seu negócio? Seja a sua conclusão positiva, negativa ou ainda incerta, veja algumas dicas que podem inspirar você ou levá-lo a descobrir novas oportunidades: 

Tenha um bom planejamento

Apesar de os números serem interessantes, ainda assim é preciso analisar se vale mesmo a pena que empresas invistam no TikTok. Em primeiro lugar, é muito importante que toda ação de marketing digital seja bem definida, incluindo um bom planejamento e monitoramento.

Crie conteúdos diferentes das outras redes sociais

Se você quiser testar o TikTok, não esqueça das outras redes sociais. É interessante que você crie conteúdos diferentes para cada plataforma. Crie a sua conta no TikTok e faça uma análise das tendências que estão acontecendo lá.

Identifique se o conteúdo está alinhado com o seu público e analise algumas questões: este conteúdo é legal? Está bem feito na questão audiovisual? Eu conseguiria mostrar bem a minha empresa e deixar claro os valores da minha marca?

Encontre um diferencial

Você pode apostar no diferencial da sua marca ao investir no TikTok. Afinal, o que faz com que o seu negócio se diferencie de outros? Qual a vantagem do seu produto ou serviço? Como o atendimento da sua corporação se distingue da concorrência?

Encontre o seu diferencial e gere conteúdo de valor para seu público, buscando evidenciar como a sua empresa pode resolver seus problemas da melhor forma possível. Lembrando que os conteúdos publicados por lá tendem a ser mais descontraídos, mas, ainda assim, podem ser educativos.

Dica extra: saiba utilizar o TikTok ao seu benefício

Diante da era tecnológica em que vivemos, as mídias sociais têm sido as principais ferramentas para as empresas que desejam divulgar os seus produtos e ganhar visibilidade, como o Google Meu Negócio.

Diante disso, com o TikTok não é diferente! Vale muito a pena que você utilize essa plataforma para gravar vídeos onde você demonstra como usar os seus produtos e quais são eles. 

TikTok for Business

Para os fãs de campanhas pagas, saiba que o TikTok possui uma plataforma de contratação de publicidade, pois além do trabalho orgânico que é mais efetivo nessa rede, você também deve buscar aumentar o alcance com outros produtos e estratégias.

O TikTok possui uma plataforma muito completa para explorar o marketing chamada TikTok for Business, na qual você pode construir anúncios com a estética particular da rede. Por exemplo, campanhas baseadas em tendências (hashtags-challenges). 

Para criar publicidade, você não precisa ter um perfil ativo na rede social. No entanto, é aconselhável fazer um esforço para construir uma imagem e identidade neste ambiente digital particular.

Você deve lembrar que seu segmento de público pode não estar no TikTok hoje, mas é possível construir uma imagem aspiracional e investir nos clientes do futuro.

O que fica de lição?

O que podemos deixar de lição é que Marketing de Conteúdo é muito mais abrangente do que se pensa. Ou seja, temos o público certo para a ideia certa, basta você entender sobre a sua Persona e criar um planejamento de marketing digital focado no que quer alcançar.

Seja para investir no TikTok ou outra plataforma, fique atento às características do público-alvo.


Avalie todos os pontos e veja como essa rede pode beneficiar a sua empresa e trazer melhores resultados. O segredo de tudo é ter uma boa estratégia de marketing!

Banner "Atingimos 200K acessos orgânicos mensais, confira o case"
Camilla Edlim

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x